" Louvação" primeiro álbum de Gilberto Gil é relançado para comemorar 50 anos

março 30, 2017

Primeiro álbum de Gilberto Gil, " Louvação", lançado em 1967 está sendo relançado em edição comemorativa aos seus 50 anos. O disco chega ao mercado neste mês de abril e conta com 12 músicas autorais, além de parcerias com nomes como Caetano Veloso, Geraldo Vandré,  e Torquato Neto. 

Confira o Check list do disco:

1. Louvação (Gilberto Gil e Torquato Neto)

2. Beira mar (Gilberto Gil e Caetano Veloso)
3. Lunik 9 (Gilberto Gil)
4. Ensaio geral (Gilberto Gil)
5. Maria (Gilberto Gil)
6. A rua (Gilberto Gil e Torquato Neto)
7. Roda (Gilberto Gil e João Augusto)
8. Rancho da rosa encarnada (Gilberto Gil, Torquato Neto e Geraldo Vandré)
9. Viramundo (Gilberto Gil e Capinan)
10. Mancada (Gilberto Gil)
11. Água de Meninos (Gilberto Gil e José Carlos Capinan)
12. Procissão (Gilberto Gil e Edy Star)

Amannda Oliveira

PMI divulga Ranking de Presença Feminina no Parlamento 2017 nesta quinta-feira

março 30, 2017

O Projeto Mulheres Inspiradoras divulga nesta quinta-feira (30/03/2017) o Ranking de presença feminina no Parlamento 2017, estudo que quantifica a participação da mulher no legislativo de 1990 a 2017.
Para a ativista da causa feminina há 20 anos e diretora-executiva do PMI Marlene Campos Machado, "apesar de ser notório que a participação feminina no parlamento brasileiro ainda é pequena, chama-nos atenção o fato de mais de 90% das mulheres que se candidataram não terem sido eleitas e em algumas regiões, em algumas regiões mais de 40% delas tiveram apenas 10 votos nominais" [...] buscamos analisar e quantificar isso regionalmente.
Dividido em duas partes: Mundo e Nacional, o estudo coloca como o Brasil está em relação a demais outros países, o quanto o país evoluiu nesse quesito, a influência das cotas ou cláusulas de gênero como estão as regiões e estados do país no quesito candidatas, eleitas e não eleitas com zero ou poucos votos.

Marlene é empresária e também coordena todos os partidos políticos na campanha Nacional por Mais Mulheres na Política que resultou na PEC 98/2015, aprovada em primeira instância no Senado Federal.

PMI- Projeto Mulheres Inspiradoras

É um Projeto apartidário e sem fins lucrativos que desenvolve eventos, palestras e divulga informações e produz análises sobre temas relativos ao empreendedorismo, participação feminina nos espaços de poder, motivação e superação.

Marlene Campos Machado

Agrestina realiza lançamento do guia da Rota 104

março 30, 2017
Na próxima segunda-feira (3), a Prefeitura de Agrestina por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Associação das Secretarias Municipais de Turismo de Pernambuco – Astur/PE realizam o lançamento oficial do guia da Rota 104. A solenidade acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Agrestina às 19h. O evento também será realizado em outros municípios. No dia 30 de março, o lançamento será realizado durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco – Contur/PE. No dia 6 de abril é a vez da cidade de São Benedito do Sul. Já no dia 25 de abril o evento acontece na cidade de São José da Coroa Grande onde ocorre, também, o 1º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco de 2017 da Astur/PE.

O Rota 104 é um projeto de turismo com roteiro de cultura e lazer que recebeu a chancela do Governo de Pernambuco através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – Seturel, da Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur e da Associação de Secretários de Turismo de Pernambuco – Astur / PE. 

O Governo do Estado disponibiliza aos turistas que visitam Pernambuco diferentes rotas que tem como objetivo promover as peculiaridades de cada município, oferecendo aos visitantes opções de cultura e lazer. A mais nova delas é a Rota 104 que contempla os municípios de Agrestina, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, São Benedito do Sul e Quipapá.

Em Agrestina é possível conhecer de perto a fabricação dos chocalhos na vila de Santa Teresa e conferir a riqueza do artesanato local feito em madeira e em ferro. No roteiro, não pode faltar degustação das deliciosas castanhas assadas pelas comunidades quilombolas e do famoso alfenim, moldado com ícones do agreste de Pernambuco. Além disso, o visitante pode conhecer o tradicional ritmo da Mazurca. Pra quem gosta de aventura e velocidade uma boa pedida é Cupira, cidade que sedia eventos como motocross e enduro das águas.

A Rota 104 reserva também paisagens belíssimas, cachoeiras e muita história em Lagoa dos Gatos. A cidade que possui uma lagoa bem no centro é destino certo de pesquisadores que estudam as particularidades de espécies raras de pássaros. Em Panelas o visitante é convidado a tomar um delicioso banho de bica. Na terra do festival de jericos, é possível acompanhar todo o processo de criação da rapadura e da cachaça artesanal, direto no engenho.

Para quem quer conviver com a natureza e praticar o ecoturismo, uma ótima opção é o município de São Benedito do Sul. Lá, a fauna e a flora da Mata Atlântica são preservadas, um convite a realização de trilhas. O município é o maior potencial hídrico de Pernambuco, sendo conhecido como a terra das águas e das cachoeiras. Por último, em Quipapá, também rica em nascentes e cachoeiras, o visitante é convidado a realizar um turismo rural sustentável com foco principalmente na história da exploração da cana de açúcar no estado de Pernambuco.

ASCOM

Serra Talhada promove Seminário de Educação Inclusiva sobre Síndrome de Down

março 30, 2017
A Prefeitura de Serra Talhada realiza na próxima sexta-feira, 31 de março, o “1º Seminário de Educação Inclusiva: Diga Não ao Preconceito, Ser Diferente é Normal”, promovido pelo Centro de Atendimento Especializado da Educação, da Secretaria Municipal de Educação. O foco do seminário é discutir a inclusão escolar das crianças com Síndrome de Down, em virtude do Dia Internacional da Síndrome de Down, 21 de março.
“Nós vamos discutir junto com as famílias a inclusão escolar, principalmente das crianças portadoras de síndrome de Down. Um momento onde essas famílias poderão compartilhar suas experiências de inclusão, discutir os desafios e compartilhar aprendizados”, explica Núbia Sampaio, coordenadora do Centro de Atendimento Especializado da Educação.
O seminário vai acontecer no CEU das Artes, na Caxixola, a partir das 08h, e será aberto ao público. Haverá palestra sobre a inclusão das crianças com Síndrome de Down, apresentações, exibição do filme “Filho Eterno”, recreação e produção de um documentário com as famílias participantes.
ASCOM

Conservatório Pernambucano de Música realiza concerto em homenagem ao Bicentenário da Revolução de 1817

março 30, 2017
Em homenagem ao Bicentenário da Revolução Pernambucana de 1817, o Conservatório Pernambucano de Música (CPM), em parceria com o Consulado Geral da França no Recife, realizará uma noite marcada pelos ideais franceses de “igualdade, fraternidade e liberdade” que inspiraram os pernambucanos no sonho de independência de 1817. O concerto, que acontece nesta quinta-feira (30.03), às 20h, no Teatro de Santa Isabel, trará um repertório de música vocal francesa e pernambucana.

O evento terá a participação do Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Orquestra de Câmara de Pernambuco sob a regência do maestro José Renato Accioly. Os músicos apresentarão o resultado de uma capacitação com cantores líricos do Recife, fruto de uma cooperação entre o CPM e o Governo francês, sob orientação do professor de canto Jasmin Martorell.

No repertório, extratos de duas famosas óperas francesas - Carmem e Os Contos d’Hoffmann -, além da Grande Missa Nordestina, composta pelo compositor caruaruense Clóvis Pereira, que, na ocasião, será homenageado pelos seus 85 anos. A entrada no evento é gratuita, porém o público terá que retirar o ingresso uma hora antes do evento, na bilheteria do Teatro, localizado na Praça da República, s/n, no bairro de Santo Antônio.

ASCOM

População de Gravatá recebe serviços gratuitos do Projeto Colmeia nesta sexta-feira

março 30, 2017

A feira de saúde e cidadania do Sesc reúne serviços no Caic Gravatá, das 9h às 16h

Aferição de pressão arterial, teste rápido de colesterol, avaliação física funcional, agendamento de exames, aplicação de flúor, atividades recreativas, orientações nutricionais e corte de cabelo estão entre os serviços que serão oferecidos, gratuitamente, à população de Gravatá, nesta sexta-feira (31). A ação no Agreste pernambucano faz parte do Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania do Sesc, que realizará atendimentos das 9h às 16h, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) de Gravatá.

O Projeto Colmeia vai oferecer serviços nas áreas de: educação, saúde, nutrição, esportes e recreação. Quem for ao Caic será beneficiado, ainda, com atividades de incentivo à leitura – através da unidade móvel da BiblioSesc; agendamento para exame citológico e mamografia – através da unidade móvel de Saúde da Mulher; recomendações nutricionais e oficina de aproveitamento integral dos alimentos.

Parceira do projeto, a Prefeitura de Gravatá vai ter uma equipe para prestar orientações aos moradores sobre saúde da mulher, arboviroses e febre amarela, atendimento jurídico, instruções sobre ação de alimentos, reconhecimento de paternidade, retificação, ação de divórcio e de reconhecimento de união estável. Além disso, haverá teste rápido de HIV, cadastro e atualização do cartão do SUS, palestras sobre a importância da vegetação para a saúde da população e sobre o lixo na saúde ambiental da comunidade e atividades de resgate às brincadeiras populares.

O Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite (Naphe) participará com testes de hepatite B e C e a Faculdade Estácio disponibilizará aos presentes orientações jurídicas. Já a empresa Hinode oferecerá limpeza de pele. A Celpe participará com a realização de cadastros de baixa renda, parcelamento de contas, troca de titularidade, solicitação de segunda via da fatura e agendamento para ligações novas. A Secretaria de Saúde do Estado fará o teste do bafômetro e fornecerá orientações sobre Hanseníase, além do teste de pele para diagnóstico da doença.

O corte de cabelo masculino e feminino e de barba ficará por conta dos profissionais do Senac. A unidade móvel do Detran vai fornecer histórico nada consta de multas, informações de pontuação na CNH, emissão de taxas, consulta de gravame e de débitos, além de atualização de endereço cadastral. O Hemope disponibilizará informações sobre o processo de doação de sangue e de medula óssea, bem como do seu funcionamento e atuação.

Serviço:
Projeto Colmeia – Feira de Saúde e Cidadania
Dia: 31/3 (sexta-feira)
Horário: 9h às 16h
Local: Caic Gravatá – Rua Alto do Querino, bairro Novo, 258 – 330

ASCOM

Arcoverde terá Escolinha de Futebol

março 30, 2017
Foto: Olavo Bandeira

Arcoverde terá uma Escolinha de Futebol. A excelente notícia foi dada pelo Presidente do Flamengo, Olavo Bandeira através das redes sociais. Segundo ele, o Flamengo de Arcoverde fez uma parceria com o Porto de Caruaru para trazer um núcleo do Porto para a cidade. A escolinha de futebol do Flamengo de Arcoverde irá funcionar no campo do Pueirao no Bairro da Boa Vista e atenderá atletas de 08 à 17 anos de idade.

Um projeto lindo que vai revelar craques, socializar crianças e jovens e livrar do mundo das drogas através da disciplina e oportunidades geradas.

Parabéns!

Amannda Oliveira

Crianças vítimas de violência terão garantias especiais no curso dos processos

março 30, 2017
Jefferson Rudy/Agência Senado
Crianças e adolescentes vítimas de violência poderão contar com novas garantias nos inquéritos e no curso dos processos. O Senado aprovou, nesta quarta-feira (29), proposta que normatiza mecanismos para prevenir a violência contra menores, assim como estabelece medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos. O Projeto de Lei da Câmara (PLC) 21/2017, da deputada Maria do Rosário (PT-RS), segue para sanção presidencial.
O texto altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990), prevendo dois procedimentos possíveis para ouvir as crianças ou adolescentes vítimas ou testemunhas de violência.
O primeiro procedimento é a escuta especializada, que deve ser realizada perante órgão da rede de proteção e limitado estritamente ao necessário para o cumprimento de sua atribuição.
O segundo é o depoimento especial, quando a criança é ouvida perante a autoridade judicial ou policial. Esse depoimento será intermediado por profissionais especializados que esclarecerão à criança os seus direitos e como será conduzida a entrevista, que será gravada em vídeo e áudio, com preservação da intimidade e da privacidade da vítima ou testemunha. A oitiva tramitará em segredo de justiça.

Violência sexual

No caso de criança com menos de sete anos ou no caso de violência sexual em qualquer idade, o depoimento especial seguirá o rito cautelar de antecipação de prova e um novo depoimento somente poderá ocorrer se considerado imprescindível pela autoridade competente e com a concordância da vítima ou da testemunha.
O projeto garante também que a vítima ou testemunha será resguardada de qualquer contato, ainda que visual, com o suposto autor ou acusado ou com outras pessoas que representem ameaça, coação ou constrangimento. Além disso, o depoimento deve ocorrer em local “apropriado e acolhedor”, com infraestrutura e espaços físicos que garantam a privacidade da criança ou adolescente.
Permitir pessoa estranha ao processo, sem autorização judicial e sem o consentimento do depoente ou de seu representante legal, será considerado crime de violação de sigilo processual, punido com reclusão de 1 a 4 anos e multa.

Garantia da dignidade

A senadora Marta Suplicy (PMDB-SP), relatora da matéria na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), ressaltou que, no Brasil, a violência contra crianças e contra adolescente, ainda, é tolerada e considerada “normal”. Segundo ela, a formalização legal dos institutos da escuta especializada e do depoimento especial permitirá a garantia da dignidade e a não continuidade da violação da dignidade do menor que se encontra em situação de gigantesca fragilidade emocional.
— Não se pode deixar de mencionar, ainda, a importante preocupação do projeto em evitar a revitimização. Portanto, o PLC mostra-se altamente meritório, razão pela qual merece prosperar em favor da proteção aos menores que são vítimas, direta ou indiretamente, de violência — disse.

Atendimento integral

Pelo texto aprovado, qualquer pessoa que tiver conhecimento ou presencie ação ou omissão que constitua violência contra criança ou adolescente tem o dever de comunicar o fato imediatamente ao serviço de recebimento e monitoramento de denúncias, ao Conselho Tutelar ou à autoridade policial. Está previsto ainda que os sistemas de justiça, segurança pública, assistência social, educação e saúde deverão adotar ações articuladas para o atendimento integral às vítimas de violência.
Marta Suplicy destacou que os agressores de crianças e adolescentes podem ser desde outras crianças até babás, pais, professores, familiares e conhecidos. Em 2015, cita a senadora, foram registrados 17.588 denúncias de violência sexual contra crianças e adolescentes no país, o equivalente a duas denúncias por hora.

O poder público poderá criar programas e serviços relacionados ao atendimento integral às vítimas e testemunhas, assim como delegacias e varas especializadas.

Sofrimento diminuído

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), relatora na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), ressaltou que o projeto normatizará importantes mecanismos que previnem a violência contra criança e adolescente e estabelecem medidas de proteção e procedimentos para tomada de depoimentos dessa população. De acordo com a senadora, um dos objetivos do PLC é diminuir o número de vezes em que as crianças precisam depor.
— Estamos oferecendo condições para que o sofrimento seja diminuído e que a justiça tenha a possibilidade de melhor avaliar os casos e cumprir seu papel. Como militante incansável na defesa dos direitos da criança e do adolescente, sinto-me honrada em relatar a presente matéria aqui — disse.

Violência institucional

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) ressaltou que a proposta irá evitar, sobretudo, a violência institucional. Segundo ela, instituições sem formação adequada para tratar as vítimas fazem com que crianças e adolescentes sejam submetidos a uma nova condição de violência.
Já o senador Antonio Carlos Valadares (PSB-SE) destacou que a violência contra crianças e adolescentes provoca traumas por toda a vida. Ele destacou que a proposta visa conscientizar a nação de que a criança é o futuro do nosso país.
Agência Senado

Câmara rejeita PEC que autorizava universidade pública a cobrar por curso lato sensu

março 30, 2017

O Plenário da Câmara dos Deputados rejeitou na noite de ontem (29), a proposta de emenda à Constituição (PEC) 395/14, que autoriza universidades públicas e institutos federais a cobrar por cursos de extensão e pós-graduação lato sensu (especializações). Foram 304 votos favoráveis e 139 contrários, mas eram necessários 308 votos “sim” para aprovar a proposta, que agora será arquivada.
O texto tinha sido aprovado em primeiro turno em fevereiro de 2016, com 318 votos favoráveis e 129 contrários. A proposta autorizava a cobrança pelos cursos a critério de cada universidade. Pelo texto, programas de residência e formação de profissionais da área de ensino não poderiam ser cobrados.
Algumas universidades públicas já cobram por cursos de especialização, mas a cobrança foi questionada na Justiça com base no princípio constitucional da educação pública gratuita. A PEC tinha o objetivo de encerrar a disputa judicial para autorizar as universidades a cobrar pelos cursos de extensão e especialização.
Ensino gratuito
O líder do Psol, deputado Glauber Braga (RJ), criticou a proposta por considerá-la o primeiro passo para o fim do ensino público gratuito. Ele lembrou que a secretária-executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães de Castro, defendeu nesta semana a cobrança de mensalidades nas universidades e nos institutos federais.

“Uma PEC para flexibilizar o princípio de que educação pública tem de ser gratuita na mesma semana da fala da secretária-executiva do MEC, que dá a entender que a graduação pode passar por cobrança. Onde a gente vai parar?", questionou. Para Glauber Braga, a proposta abriria um precedente para o fim da gratuidade também na graduação e na educação básica.
A líder do PCdoB, deputada Alice Portugal (BA), também avaliou que a ressalva aos cursos de pós-graduação poderia significar uma ruptura do sistema de ensino superior gratuito. "Estaríamos abrindo a janela da gratuidade. É temerário”, alertou.
Para o deputado Vicentinho Júnior (PR-TO), os alunos que precisam do ensino gratuito sairiam prejudicados caso a proposta fosse aprovada. “A PEC não faz bem à saúde da educação pública brasileira. A República não pode se esvaziar dos seus poderes, terceirizando para quem pode pagar por um curso”, afirmou.

Investimentos
Autor da proposta, o deputado Alex Canziani (PTB-PR) afirmou que o dinheiro arrecadado com os cursos seria investido nas instituições. “As universidades públicas, ao longo de todos esses anos, têm se utilizado desses recursos para melhorar a graduação. Esses recursos significam melhores laboratórios, ar-condicionado na sala de aula, melhores estruturas para as universidades”, declarou.

Canziani explicou que, depois de várias ações judiciais questionando o pagamento, algumas universidades decidiram cancelar os seus cursos de especialização. “E quem perdeu com isso foram os alunos e a sociedade”, disse.
O deputado Pedro Paulo (PMDB-RJ) lembrou que muitas universidades públicas estão em situação orçamentária crítica. “Esses cursos de pós-graduação criam um mecanismo de arrecadação”, disse.
O líder do PT, deputado Carlos Zarattini (SP), defendeu a proposta, mas disse que as declarações da secretária-executiva do MEC defendendo a cobrança de mensalidades na graduação levaram o partido a liberar a bancada. “Essa declaração turva as águas e consideramos que não é o melhor momento para votar esta proposta devido a esta confusão”, disse.
Agência Câmara de Notícias

Ministério Público de Pernambuco recomenda ao Centro de Vigilância Ambiental do Recife que ofereça condições adequadas para animais abrigados

março 29, 2017
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou ao Centro de Vigilância Ambiental (CVA) o cumprimento imediato de uma série de medidas para oferecer condições adequadas de alojamento, alimentação, saúde, higiene e bem-estar aos animais recolhidos pela Prefeitura do Recife. O CVA deve comunicar à 13ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania, com atuação na Proteção ao Meio Ambiente da Capital, se acata ou não a recomendação até o dia 13 de junho.

De acordo com o promotor de Justiça Ricardo Coelho, foi realizada vistoria no CVA em 12 de janeiro, ocasião em que foram constatados diversos problemas de manutenção e higienização do local, como pisos desgastados, pontos de infiltração nas dependências, gaiolas sem conservação adequada, falta de canalização para drenagem das águas servidas, limpeza precária de alguns dos canis existentes, que além de sujeira, têm seus espaços divididos inadequadamente.
Também foi constatada a existência de salas que acomodam funcionários no mesmo prédio onde são localizados os canis que abrigam os animais, em desconformidade com os procedimentos das normas e boas práticas de higiene exigidas pela Vigilância e Fiscalização Sanitária.
Ao CVA foi recomendado que realize a pintura das gaiolas que alojam os gatos e das grades e portões dos canis e gatis que acomodam os animais destinados à adoção; construa uma rede de drenagem das águas servidas, simultaneamente com a melhoria da higienização dos canis e gatis, possibilitando, assim, que as águas tenham o destino adequado; reforme, com a colocação de telas, o gatil que aloja os felinos destinados à adoção, evitando que os mesmos fiquem confinados em gaiolas; bem como reforma e divisão dos canis já existentes, para que haja uma melhor acomodação e distribuição dos animais que ali se alojam.
Para a melhoria das condições do CVA, o MPPE também recomenda reparar os azulejos dos banheiros, da copa e da cozinha, além de intensificar a manutenção e higienização desses locais; reforçar a limpeza e manutenção geral dos espaços comuns do CVA; construir, com urgência, baias para os equinos, haja vista a insuficiência e inadequação do alojamento existente; e, por fim, desativar as salas localizadas nas áreas dos canis e que estão servindo de apoio aos funcionários, uma vez que se trata de ambiente insalubre para acomodar pessoas.
O promotor de Justiça reforça que, ao destinar o espaço físico do CVA para o confinamento de animais capturados, o município de Recife tornou-se possuidor responsável, razão pela qual tem o dever de mantê-los em adequadas condições.
A recomendação foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira (29).

MPPE

Terceirização é o descarte de direitos e desprezo pelo povo

março 29, 2017

A despeito da opinião do Ministério Público do Trabalho — que pediu veto integral ao projeto de terceirização aprovado pela Câmara dos Deputados sustentando que a proposta fragiliza os direitos dos trabalhadores —, e da opinião dos trabalhadores e trabalhadoras do nosso país; a expectativa é que o presidente Michel Temer sancione nos próximos dias o PL 4.302/1998 que libera a terceirização para todas as atividades de empresas privadas e do setor público. Não há surpresa nessa decisão de um governo ilegítimo e antipovo.

A pressão vinda de grupos como a FIESP - um dos patrocinadores do Golpe -, parece ter surtido efeito da pior forma possível. Debaixo do proselitismo neoliberal, o governo do ilegítimo Temer e seus aliados vai conseguindo impor uma agenda que precariza a já dura vida do trabalhador brasileiro. Ele fará de tudo para que o trabalhador - aquele que de fato, com seu suor, faz a economia das empresas e do país girar - pague a conta de uma crise econômica provocada pelo sistema financeiro internacional, e de uma crise política provocada pelos próprios golpistas.

Um estudo elaborado pela CUT afirma que os trabalhadores terceirizados trabalham 7,5% (3 horas) a mais que outros empregados, recebem 25% menos em salários. De acordo com estudo do Dieese, há maior rotatividade no mercado de trabalho nas atividades terceirizadas. Em 2014, o tempo médio dos contratos era de 34,1 meses (dois anos e 10 meses), enquanto nas atividades contratantes esse período era de 70,3 meses (cinco anos e 10 meses). A remuneração média nas atividades contratantes também é distinta. Em 2014 era de R$ 2.639 para atividades contratantes, enquanto nas terceirizadas esse valor ficava em R$ 2.021 (-23,4%).
Noam Chomsky, pensador estadunidense, em entrevista a TV Cultura em 1997, explicitou o que está por trás de medidas como essa. “Acho que o que se chama de neoliberalismo é um ataque aberto, não secreto à democracia. O objetivo é minimizar o Estado e, ao minimizá-lo, se maximiza uma outra coisa. O que se está se maximizando? A tirania particular. O Estado é a arena em que o público tem o papel, pelo menos, a princípio, de determinar a política e o setor privado não tem regras. Quanto mais a arena pública é minimizada e o poder particular é maximizado, menos democracia se tem. ”

Estamos diante de um momento grave da vida do nosso país. A agenda ultraliberal que está sendo implementada retira direitos, golpeia nossa democracia e destrói o legado dos últimos governos na construção de um país menos desigual. Votamos contra o PL da Terceirização. Estamos na luta contra as Reformas da Previdência e Trabalhista que visam penalizar ainda mais o nosso povo. É preciso frear esse pacote de maldades que vem junto ao PL da Terceirização, que pretende diminuir cada vez mais a arena pública, destruindo direitos já garantidos e que foram conquistados com suor e sangue nos últimos anos, mas isso só será possível com a mobilização popular, com o apoio do povo nas ruas dizendo não à retirada dos direitos e em defesa do nosso país e do nosso futuro.

Luciana Santos é presidenta nacional do PCdoB e deputada federal por Pernambuco 


Prefeita Madalena Britto toma posse junto com diretoria da Amupe

março 29, 2017
Foto: João Tavares

A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, tomou posse como titular do Conselho Deliberativo da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) – 7ª Região, nesta terça-feira, dia 28. A solenidade, que empossou a nova diretoria da entidade, também comemorou os 50 anos de fundação da Amupe. A nova diretoria foi eleita no dia 15 de fevereiro. A cerimônia, realizada na sede da entidade, no bairro de Jardim São Paulo, no Recife, reconduziu o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, ao cargo de presidente da Amupe. Na ocasião, também foram empossados a vice-presidente, Ana Célia, e o tesoureiro João Batista.

O governador Paulo Câmara esteve presente e falou da importância de trabalhar em conjunto com a Associação. “Sei a importância de estarmos juntos e a Amupe tem o papel fundamental para que a superação dos desafios seja feita de maneira conjunta, colaborativa em favor de Pernambuco, que tanto precisa de nós. Eu digo e repito: a questão da unidade entre Estado e municípios é fundamental. Então contem com o Governo do Estado”.

Para Madalena, “O que nós queremos é reunir prefeitos e prefeitas em torno dos interesses comuns e buscar a autossuficiência dos municípios. Vamos trabalhar juntos para fazer Pernambuco crescer ainda mais”. Na ocasião, a prefeita participou também da inauguração da Galeria dos Ex-presidentes da Amupe.


A Associação Municipalista de Pernambuco foi criada em 1967, durante o regime militar. A entidade, que, atualmente, conta com 171 municípios filiados, tem como causa principal o fortalecimento das cidades pernambucanas, sobretudo, no que diz respeito à busca de administrações municipais mais eficazes.

ASCOM

Obra da Adutora do Moxotó tem ritmo acelerado

março 29, 2017
Na cidade de Sertânia, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) iniciou os serviços de terraplanagem para a construção da Estação Elevatória de Água Bruta (EEAB) 1 do Sistema Adutor do Moxotó. A obra é a primeira ligação do canal do Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco com o Agreste pernambucano, e foi a alternativa encontrada pela companhia e governo do Estado para antecipar a chegada das águas do 'Velho Chico' na região, a mais castigada pela seca que já perdura seis anos consecutivos.
Após a visita do governador Paulo Câmara a cidade de Arcoverde, na última sexta-feira – durante o programa Pernambuco em Ação – as obras ganharam celeridade com seis frentes de trabalho simultâneas e jornada de trabalho estendida – de domingo a domingo.
Com essas medidas, a Compesa busca antecipar a conclusão da Adutora do Moxotó para o final deste ano - o prazo previsto no projeto é abril de 2018. Até o momento, 20% das obras já foram concluídas, o que representa o assentamento de 16.000 metros de tubulações no município de Sertânia, a partir do canal do Eixo Leste até o distrito de Cruzeiro do Nordeste, margeando a BR-232. O projeto ainda prevê a construção de mais duas estações elevatórias, uma em Cruzeiro do Nordeste, cujas obras já estão em andamento, e a terceira unidade deve ser iniciada no mês de abril, na cidade de Arcoverde.
A Adutora do Moxotó vai operar com uma vazão de 450 litros de água, por segundo, para regular o abastecimento de oito cidades: Arcoverde, Pesqueira, Alagoinha, Sanharó, Belo Jardim, Tacaimbó, São Bento do Una e São Caetano. Juntos, os municípios somam uma população de mais de 300 mil pessoas.
A estiagem prolongada castiga o estado de Pernambuco e a Compesa tem buscado alternativas para viabilizar as obras necessárias para atender à população. A Adutora do Moxotó permitirá a retirada do colapso de abastecimento de cinco cidades   e três em pré-colapso (Arcoverde, São Bento do Una e São Caetano) “, afirma o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza.
Serão investidos R$ 85 milhões em todo projeto, recursos do governo federal, governo do estado e Compesa, para implantar três estações de bombeamento e uma adutora com a extensão de 70 mil metros. A captação da água da Transposição será feita na Barragem do Moxotó, no distrito de Rio da Barra, em Sertânia, e será transportada até a Estação de Tratamento de Água (ETA), em Arcoverde. O Sistema Adutor do Moxotó será interligado à Adutora do Agreste na cidade de Arcoverde. 
Compesa

Secretaria da Juventude de Buíque se encontra com Gestores Estaduais para promover o ID Jovem

março 29, 2017
Foto: Divulgação
Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria da Juventude foi à Recife para participar de uma Oficina do Programa Identidade jovem, realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude de Pernambuco.
A capacitação foi realizada no auditório do Ministério do Trabalho e Emprego Com o objetivo de apresentar o ID Jovem, os gestores, foram orientados na divulgação do programa.
Sabendo da importância do documento, a Prefeitura de Buíque, através da Secretaria da Juventude, se aprimora no intuito de trazer mais informações a cerca dos Direitos dos Jovens. Pois, o ID Jovem, possibilita aos jovens de baixa renda entre 15 e 29 anos, através da sua inscrição no programa, benefícios da meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer. Ainda, os jovens poderão obter vagas gratuitas ou com 50% de desconto em ônibus interestaduais.
Em Buíque mais de 12 mil jovens são beneficiários, onde a renda familiar não ultrapassa dois salários mínimos e estão inscritos no CadÚnico (atualizado), condições necessárias para se obter o ID Jovem.
Dessa maneira, a Prefeitura de Buíque, consolida os Direitos dos Jovens no município e através da Secretaria da Juventude fará a divulgação do programa.

Amannda Sampaio

Caruaru abre convocatória para o São João 2017

março 29, 2017
A Prefeitura de Caruaru, por meio da Fundação de Cultura e Turismo, abriu o edital para para preencher a programação de todos os polos juninos da cidade, no período de 28 de março a 19 de abril de 2017. A abertura da Convocatória do São João busca dar mais transparência a escolha da grade, além de oportunizar mais espaço aos artistas regionais. 

A Fundação de Cultura e Turismo funciona de segunda a sexta das 8h às 13h. Clique  AQUI para conferir o edital.

Amannda Oliveira

Ministério da Cultura reitera apoio à Orquestra Cidadã de Pernambuco

março 29, 2017
(Foto: Guto Martins/Ascom MinC)

O ministro da Cultura, Roberto Freire, recebeu nesta quarta-feira (29) o coordenador da Orquestra Cidadã de Pernambuco, João Targino. Durante a reunião, Targino apresentou ao ministro o projeto de construção de uma sala de concerto profissional e de uma escola de música, orçadas em R$ 55 milhões. 

Para esse projeto, há expectativa de recebimento de uma emenda parlamentar. Freire reiterou o apoio do Ministério da Cultura (MinC) à iniciativa. "O ministério irá trabalhar para que este recurso (da emenda) não seja contingenciado. Além do aspecto social, a orquestra desenvolve um trabalho de muita qualidade", afirmou Freire. 

A Orquestra Cidadã de Pernambuco atende, de forma gratuita, 360 jovens entre 4 e 21 anos, que recebem aulas de instrumentos de corda, sopro, percussão, teoria e percepção musical e canto coral. Os alunos também recebem apoio pedagógico, atendimento psicológico, médico e odontológico, aulas de inclusão digital e três refeições por dia.

Além da repercussão social positiva que o programa provocou na região, a performance dos jovens da Orquestra tem obtido reconhecimento nacional e internacional em seus 10 anos de existência, com mais de 30 prêmios. Foram convidados a se apresentar, no fim de 2016, na cerimônia de celebração dos 70 anos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Em outubro de 2014, se apresentaram para o papa Francisco, no Vaticano.

Para garantir a manutenção das atividades diárias, a Orquestra conta com o apoio da Lei Rouanet, que permite que empresas tributadas por lucro real e pessoas físicas invistam no projeto em troca de renúncia fiscal. "Com a crise, em 2016, a captação foi muito difícil. Hoje a orquestra depende 50% da captação via Lei Rouanet e o restante é de patrocínio", contou Targino. 

Também participaram da reunião o desembargador Leopoldo Raposo e o deputado federal Betinho Gomes (PSDB-PE).

ASCOM

Ministério Público de Pernambuco requer à Justiça que imponha multa à empresa Viação Progresso por descumprir decisão judicial

março 29, 2017
O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) protocolou, em 22 de março, pedido de execução de multa, no valor de R$ 198 mil, contra a empresa Auto Viação Progresso SA em razão do descumprimento de decisão judicial que determinou à empresa oferecer duas vagas gratuitas para idosos nas viagens de transporte intermunicipal, conforme a Lei Estadual nº10.643/91. O MPPE pleiteia ainda que os valores arrecadados sejam recolhidos ao Fundo Municipal da Pessoa Idosa.

Segundo o promotor de Justiça Domingos Sávio Pereira Agra, o MPPE obteve, em maio de 2016, tutela provisória obrigando a Auto Viação Progresso a seguir os ditames da Lei nº10.643/91, o que inclui a oferta de duas vagas gratuitas para maiores de 65 anos; a exigência de documento de identidade oficial para comprovação da idade; a exibição, em lugar de fácil visualização nos guichês e no site da empresa, dos horários das viagens sujeitas ao benefício de gratuidade para idosos; e a inclusão do benefício em, pelo menos, metade das linhas disponíveis, sob pena de multa diária de R$ 1 mil em caso de descumprimento. Logo, o valor da multa corresponde a 198 dias de descumprimento.

“Apesar de estar ciente, desde 5 de setembro de 2016, da decisão proferida pelo Juízo de Garanhuns, a empresa nada fez para adequar-se ao cumprimento da decisão. Idosos têm se dirigido à Promotoria de Justiça para reclamar acerca do não cumprimento da decisão, informando que a empresa apenas disponibiliza gratuidades nos horários das 11 e 17 horas nos veículos para o Recife, destino mais procurado pelos idosos em razão de atendimentos médicos na capital”, relatou Domingos Sávio Pereira Agra, no texto da ação.
Além de não cumprir as determinações da Justiça, o MPPE apurou que a empresa ainda está burlando a decisão ao se aproveitar de uma brecha legal. O artigo 2º §1º da lei estabelece que “havendo linhas servidas, simultaneamente, por veículos com características urbanas e rodoviárias, a gratuidade somente valerá em relação àqueles de características urbanas”. Para se eximir de oferecer as passagens gratuitas, a Auto Viação Progresso mantém um número muito maior de veículos da categoria para a qual não há obrigatoriedade do benefício. Tal medida também inviabiliza a expansão da gratuidade para mais da metade das linhas.

“Resta patente a situação de descumprimento pela demandada, em razão de sua omissão quanto à adoção das medidas necessárias para o fornecimento de passagens gratuitas aos idosos com mais de 65 anos de idade. Dessa forma, abre-se ao MPPE executar a multa imposta liminarmente, devido à sua natureza coercitiva”, complementou o promotor de Justiça.
Histórico – depois de receber as denúncias dos idosos, a primeira providência adotada pela Promotoria de Justiça de Garanhuns foi a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC), firmado pela empresa. Apesar de se comprometer a respeitar a Lei Estadual nº10.643/91 e o Estatuto do Idoso, a empresa não honrou o TAC e prejudicou os maiores de 65 anos, tendo sido acionada judicialmente pelo MPPE no ano seguinte.

MPPE

Recadastramento do Bolsa Família é realizado em comunidades quilombolas em Garanhuns

março 29, 2017
Foto: Cloves Teodorico
As famílias residentes em comunidades quilombolas de Garanhuns, no Agreste Meridional do Estado, estão passando por recadastramento do programa Bolsa Família, do Governo Federal. A ação, que acontece periodicamente – a cada dois anos, em média –, foi realizada durante toda esta quarta-feira (29) na comunidade Tigre, a cerca de 10km do centro da cidade.

A atualização é feita pela Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio da equipe do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Quilombo e de servidores do Cadastro Único (CadÚnico). No ano passado, as comunidades quilombolas de Timbó, Caluete e Estrela passaram pelo processo.

De acordo com a coordenadora do Cras Quilombo, Fabíola Vasconcelos, o recadastramento tem o objetivo de manter o sistema nacional atualizado. “É uma ação com indicações variadas, entre elas para famílias com crianças que mudaram de escola, ou que completaram dois anos de idade; ou ainda registros de casos de deficiência, por exemplo”, explica.

Cloves Teodorico

Divulgado o trailer de " O Touro Ferdinando"

março 29, 2017

Foi divulgado o primeiro trailer de " O Touro Ferdinando", personagem do livro infantil “Ferdinando, o Touro”, publicado em 1936 pelo autor americano Munro Leaf. No livro, o protagonista é um touro que, apesar do tamanho e porte forte e robusto, não passa de um animal dócil que adora a calmaria do campo e vive cheirando flores. Só que um dia um dia cinco homens chegam em busca do touro mais feroz para as touradas de Madrid e por engano levam o pobre Ferdinando. Confira o trailer:



 O filme é dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, criador de sucessos como “Rio” e “A Era do Gelo” e estreia em dezembro nos cinemas.

Amannda Oliveira

Ablog/PE lança edital para eleição da diretoria

março 29, 2017

Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – ABLOGPE, lançou nesta terça-feira (28), o edital de convocação para eleição da diretoria, conselho fiscal e alteração estatutária. 
O edital, convoca seus associados efetivos aptos para inscrição de chapas que concorrerão às eleições da nova Diretoria da AblogPE, regidas em conformidade com as normas estatutárias da entidade e o disposto no presente Edital. 

 A eleição dar-se-á por votação/escrutínio aberto a ser realizada na sede da AblogPE, localizada na Rua da Aurora, nº 295, Sala 917, Boa Vista, Recife/PE, no dia 08 de abril de 2017 às 09:00 horas e encerramento ao meio-dia.  

A votação se destina a eleger chapa completa mínima conforme os art. 14º a 18º do Estatuto da AblogPE, a saber Assembleia Geral; Diretoria Executiva; Presidência; Conselho Fiscal e Núcleos Regionais. 

Para conferir o edital completo clique AQUI.

Amannda Oliveira

Espetáculo “Mamulengo do Ambrósio” chega em Caruaru

março 29, 2017
Foto: Divulgação

próximo sábado, 01, o Coletivo Hetéaçã e a Cia. Armorial Teatro de Bonecos de Alagoas se apresenta na Estação Ferroviária de Caruaru, 10h. Entrada franca.

“Mamulengo do Ambrósio” que mistura diversos elementos da cultura popular nordestina como o Coco, Cavalo Marinho, Boi de Mamão, literatura de cordel e teatro de rua conta a “história de uma trupe de mambembes trapaceiros e atrapalhados que trazem em suas malas muitas histórias. Esta trupe conta com a esperteza e malandragem de Mateu e Catirina para escapar das armadilhas do coronel João Redondo”, sintetiza o grupo.

O Coletivo Hetéaçã é formado por Gessyca Geyza Silva, Joesile Cordeiro, Felipe Espíndola e a Cia. Armorial Teatro de Bonecos está representada por Alex Apolônio.

Em Caruaru, a apresentação é produzida pelo Coletivo Artístico Fuxico de Chita, tem assessoria da Cia Bacural Cultural e apoio da Casa da Cultura José Condé.

Além da apresentação, o grupo alagoano promoverá na cidade uma performance, intercâmbio cultural, teatro Lambe-lambe na Feira da Sulanca (dia 03) e uma oficina ministrada pela atriz Gessyca Geyza Silva.

Serviço
Quando: sábado (01) – 10h
Onde: Estação Ferroviária de Caruaru
Quanto: gratuito
Classificação: Livre

Tulio Beat

Arcoverde vai receber Delegacia Regional da Mulher

março 29, 2017

Foto: Aluísio Moreira

O governador Paulo Câmara autorizou, nesta terça-feira (28), a realização de concurso público que irá consolidar a Secretaria Estadual da Mulher (SecMulher). O anúncio aconteceu durante a comemoração dos dez anos da pasta em evento realizado no auditório Tabocas do Centro de Convenções, em Olinda. 



Paulo destacou a importância da secretaria ainda criada no governo Eduardo Campos. "São dez anos de uma política pública para as mulheres que poucos Estados têm. E todos esses anos nos fazem perceber que o caminho que iniciamos lá atrás é o correto, pois fizeram a Secretaria da Mulher consistente. E é esse caminho que vai continuar a abrir portas em favor de uma política pública estruturada para as mulheres", concluiu Câmara.

Durante o evento, o governador Paulo Câmara também assinou os Convênios de Cooperação Técnica entre a Secretaria da Mulher e a Universidade de Pernambuco (UPE) para o atendimento às Mulheres Vítimas de Violência com Sequelas Buco-Maxilo-Faciais e para a realização do Curso de Especialização em Saúde da Mulher; entre a SecMulher e a Secretaria de Habitação para a concessão de unidades habitacionais para mulheres do Serviço de Abrigamento, Atendimento e Proteção às Mulheres Vítimas de Violência Doméstica e Familiar, sob risco de morte em Pernambuco; e entre a SecMulher e a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação para o desenvolvimento de ações conjuntas voltadas ao fortalecimento sócio política e produtivo e ao empreendedorismo das mulheres.

Durante a sua fala, Paulo Câmara, ainda anunciou que Arcoverde vai receber a Delegacia Regional da Mulher. No último sábado, dia 25 de março, durante o Pernambuco em Ação, a Coordenadora da Mulher, Micheline Valério , entregou as mãos do governador um abaixo assinado com mais de 3 mil assinaturas solicitando a delegacia de mulher para a cidade. Uma luta de anos de entidades como a UBM - União Brasileira de Mulheres e vereadoras como Célia Cardoso e Luiza Margarida. Uma prova da força política da prefeita Madalena que lotou o o evento na cidade, firmando-se cada vez mais como um braço forte no Sertão. A delegacia deve atender a 6 municípios, sendo três do sertão e três do agreste.

Informações: ASCOM/Amannda Oliveira

Educadores sociais de Garanhuns recebem capacitação em Proteção Social

março 28, 2017
 Gabriela Ramos

Educadores sociais que atuam nos Centros de Acolhimento para crianças e adolescentes de Garanhuns estão participando, desde ontem (27), de uma capacitação. O objetivo é atualizar os servidores para que possam exercer suas funções diárias com foco na maior integração dos beneficiários. O projeto de capacitação é comandado pela equipe da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) e segue até esta terça-feira (28).

Ao todo, 32 profissionais estão recebendo a capacitação, sendo 29 que atuam no quadro de educadores das unidades de acolhimento e outros três do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas). A metodologia da capacitação inclui diversos recursos, oferecendo palestra sobre legislação, debates sobre atribuições profissionais, dinâmicas de grupo, entre outras atividades.  

“O treinamento também abordou o Estatuto da Criança e do Adolescente, assim como reflexões sobre as atribuições e competências. Contamos com conduções de profissionais de diversas formações, o que soma na aprendizagem, como assistentes sociais, pedagogos, enfermeira, advogada e psicólogos”, destaca uma das coordenadoras de programas e projetos sociais da SASDH, Gleslayne Lima. 

Cloves Teodorico
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.