Advertisement

Facebook

Agrestina realiza lançamento do guia da Rota 104

Na próxima segunda-feira (3), a Prefeitura de Agrestina por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e da Associação das Secretarias Municipais de Turismo de Pernambuco – Astur/PE realizam o lançamento oficial do guia da Rota 104. A solenidade acontece na Câmara Municipal de Vereadores de Agrestina às 19h. O evento também será realizado em outros municípios. No dia 30 de março, o lançamento será realizado durante a reunião do Conselho Estadual de Turismo de Pernambuco – Contur/PE. No dia 6 de abril é a vez da cidade de São Benedito do Sul. Já no dia 25 de abril o evento acontece na cidade de São José da Coroa Grande onde ocorre, também, o 1º Encontro de Secretários e Dirigentes Municipais de Turismo de Pernambuco de 2017 da Astur/PE.

O Rota 104 é um projeto de turismo com roteiro de cultura e lazer que recebeu a chancela do Governo de Pernambuco através da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer – Seturel, da Empresa de Turismo de Pernambuco - Empetur e da Associação de Secretários de Turismo de Pernambuco – Astur / PE. 

O Governo do Estado disponibiliza aos turistas que visitam Pernambuco diferentes rotas que tem como objetivo promover as peculiaridades de cada município, oferecendo aos visitantes opções de cultura e lazer. A mais nova delas é a Rota 104 que contempla os municípios de Agrestina, Cupira, Panelas, Lagoa dos Gatos, São Benedito do Sul e Quipapá.

Em Agrestina é possível conhecer de perto a fabricação dos chocalhos na vila de Santa Teresa e conferir a riqueza do artesanato local feito em madeira e em ferro. No roteiro, não pode faltar degustação das deliciosas castanhas assadas pelas comunidades quilombolas e do famoso alfenim, moldado com ícones do agreste de Pernambuco. Além disso, o visitante pode conhecer o tradicional ritmo da Mazurca. Pra quem gosta de aventura e velocidade uma boa pedida é Cupira, cidade que sedia eventos como motocross e enduro das águas.

A Rota 104 reserva também paisagens belíssimas, cachoeiras e muita história em Lagoa dos Gatos. A cidade que possui uma lagoa bem no centro é destino certo de pesquisadores que estudam as particularidades de espécies raras de pássaros. Em Panelas o visitante é convidado a tomar um delicioso banho de bica. Na terra do festival de jericos, é possível acompanhar todo o processo de criação da rapadura e da cachaça artesanal, direto no engenho.

Para quem quer conviver com a natureza e praticar o ecoturismo, uma ótima opção é o município de São Benedito do Sul. Lá, a fauna e a flora da Mata Atlântica são preservadas, um convite a realização de trilhas. O município é o maior potencial hídrico de Pernambuco, sendo conhecido como a terra das águas e das cachoeiras. Por último, em Quipapá, também rica em nascentes e cachoeiras, o visitante é convidado a realizar um turismo rural sustentável com foco principalmente na história da exploração da cana de açúcar no estado de Pernambuco.

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...