Secult e Fundarpe levam tradições carnavalescas à Torre Malakoff

janeiro 31, 2016


A partir deste domingo (31/1), um dos equipamentos públicos mais plurais de Pernambuco, a Torre Malakoff, vai se transformar em ponto de encontro e vivência de todas as nossas tradições carnavalescas.

É a primeira edição do “Carnaval de Pernambuco na Malakoff”, que vai ocupar o tradicional ponto turístico no bairro do Recife com apresentações gratuitas de verdadeiros ícones da folia pernambucana, como Caretas e Papangus, Caiporas e Bonecos Gigantes, Bicharada, Escolas de Samba, Blocos Líricos, Boi, Afoxé, Caboclinho e Maracatu. A programação especial é realizada pelo Governo de Pernambuco, através da Secult-PE e Fundarpe.

Até a sexta-feira (5/2), moradores e turistas terão a oportunidade de conhecer melhor as brincadeiras centenárias que animam, especialmente, a folia no interior do estado. “Queremos promover o intercâmbio entre as manifestações do Agreste com as da Zona da Mata; daquelas mais frequentes no Sertão com as que vemos mais facilmente na Capital. Vamos aproveitar o Carnaval para prestigiar toda a riqueza e a diversidade da nossa cultura, agregando expressões que não apenas os turistas, mas também muitos moradores da Região Metropolitana ainda não tiveram a oportunidade de aplaudir”, comenta a presidente da Fundarpe, Márcia Souto.

ExpoCarnaval 2016

Tradicional espaço para comercialização de artigos carnavalescos, a ExpoCarnaval 2016 também vai integrar a programação especial na Malakoff. De domingo (31/1) até a terça-feira (9/2), o tradicional espaço para venda de artesanato carnavalesco agrega, a partir deste ano, o intercâmbio de experiências e a divulgação da moda pernambucana.

Para o secretário estadual de Cultura, Marcelino Granja, “o período de folia é também uma ótima oportunidade de fortalecer as diversas cadeias econômicas da nossa cultura”. Desta forma, a ExpoCarnaval “reflete o compromisso da gestão estadual com a sustentabilidade de empreendimentos cooperativos e solidários, liderados por artesãos e designers pernambucanos”, complementa.

Confira a programação completa do “Carnaval de Pernambuco na Malakoff”

Apresentações Culturais

Domingo, 31/1

16h – Bicharada do Mestre Jaime (Salgueiro)

17h – Bonecos Gigantes (Belém de São Francisco)

18h – Bonecos Gigantes de Olinda

19h – Maracatu Estrela Brilhante do Recife

Segunda-feira, 1/2

18h e 20h – Caiporas de Pesqueira

19h – Caboclinho Oxossi Pena Branca

Terça-feira, 2/2

18h e 20h – Caretas de Triunfo

19h – Maracatu Cambinda de Araçoiaba

Quarta-feira, 3/2

18h e 20h – Papangus de Bezerros

19h – Escola Gigantes do Samba

Quinta-feira, 4/2

18h e 20h – A Zebra (Vitória de Santo Antão)

19h – Boi Cara Branca de Limoeiro

Sexta-feira, 5/2

17h – Bloco Compositores e Foliões

18h – Afoxé Alafin Oyó

19h – Escola de Samba Estudantes de São José

ExpoCarnaval 2016 - Moda e Artesanato pernambucanos, colorindo o carnaval

Domingo (31/1) a Terça-feira (9/2) | Das 14h às 20h

Participantes: Verde Mostarda; Banana Split Acessórios; SINDARPE - Sindicato dos Artesãos de Pernambuco; UNA - União Nacional dos Artesãos; FACARPE - Federação das Associações; Cooperativas e Grupos produtivos de Artesãos de Pernambuco; ACAAPE - Associação Cultural e Assistencial dos Artistas de Pernambuco; REDARTESAN - Rede Solidária dos Artesãos do Brasil – PE; Casa Menina Mulher; Instituto Solidare Pernambuco; IDESC - Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural; AAC - Associação de Arte e Cultura de Pernambuco.

ASCOM/FUNDARPE

Baile Azul e Branco acontece nesta sexta-feira em Arcoverde

janeiro 29, 2016


O SESC Arcoverde realiza nesta sexta-feira (29), uma das prévias carnavalescas mais tradicionais de Arcoverde, o tradicional baile Azul e Branco. A festa que começa às 22h terá como atrações, a Orquestra Toques e Vozes e a cantora Silvana Salazar.

A festa ainda terá concurso de fantasias e os vencedores ganharão estadia em um dos hotéis do SESC-PE, 3 messes grátis na academia de musculação do SESC e 3 meses na atividade de Hidroginástica. Quem quiser entrar na disputa pode fazer as inscrições gratuitas com o setor de Recreação ou na hora do Baile. 

Os ingressos ainda estão à venda no SESC no valor de R$ 50,00 para usuários e R$ 25,00 para comerciários. Informações (87) 3821 - 0864.

Amannda Oliveira

CAMPANHA DE SOLIDARIEDADE!

janeiro 28, 2016


  • Gustavo Praça Santana, de apenas 5 anos, é de Arcoverde e está internado no Hospital Real Português (RHP), no Recife, com quadro de leucemia. Ele está precisando de doadores de sangue - de qualquer tipo - com urgência! O RHP não tem convênio com o HEMOPE - onde as doações poderiam ser feitas aqui mesmo em Arcoverde - mas sim com o IHENE, com sede na Rua Tabira, no bairro da Boa Vista, no Recife. 

  • Uma amiga da família está viabilizando a vinda de um ônibus móvel de coleta do IHENE aqui para Arcoverde. Para isso, o IHENE precisa da confirmação de, no mínimo, 50 doadores. Quem puder ajudar doando sangue deve entrar em contato com Cristiane Gomes, para confirmar a doação. Os telefones são: (81) 98832‑1255 ou (81) 99755‑1952. 

  • Os dados das pessoas que puderem doar sangue também devem ser enviados para o e-mail: crisgomes13@hotmail.com, com NOME COMPLETO, RG E TELEFONE. A organizadora da vinda do ônibus do IHENE, Cristiane Gomes, criará um grupo no WhatsApp onde vai passar as informações necessárias aos doadores.

"Com Ciência na Cabeça na Cabeça e Frevo no Pé" desfilará em Garanhuns com seus bonecos gigantes na quarta-feira prévia pelo terceiro ano consecutivo

janeiro 28, 2016

A primeira troça carnavalesca científica brasileira denominada "Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé" que no ano passado comemorou uma década de fundação irá pelo terceiro ano consecutivo desfilar nas prévias carnavalescas em Garanhuns na tarde quarta-feira (03 de fevereiro) que antecede o carnaval através da articulação entre: A.P. Produções; BLOGATIVO; Coordenação dos Projetos Projovem Urbano do Agreste Meridional e Travessia; Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE/UAG; e Espaço Ciência; e. Apoiados por: Secretarias de Cultura e Comunicação de Garanhuns; SBPC e Gerência Regional de Educação do Agreste Meridional Pernambucano.

A primeira troça carnavalesca de ciência foi criada com o propósito de divulgação da ciência em 2005, oriunda da parceria entre: a SBPC (Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência), CECINE, Espaço Ciência, Prefeituras de Recife e Olinda, dentre outros órgãos, teve seu primeiro desfile durante o encerramento de uma reunião regional da SBPC em Recife que coincidiu com a semana pré-carnavalesca no campus da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) com a participação de: Frevioca, Rei Mono, Rainha do Carnaval e tendo como o primeiro boneco da troça - Albert Einstein, pois era o ano do centenário da teoria da relatividade. A escolha do nome foi feita por meio de um concurso via internet realizado pela secretaria regional da SBPC em Pernambuco, no qual mais de 200 internautas nacionais e internacionais votaram nos aproximadamente 30 nomes sugeridos. No ano seguinte, já com o nome da troça escolhido “Com Ciência na Cabeça e Frevo no Pé”, houve o desfile oficial no Recife Antigo em 22 de fevereiro de 2006. Nos anos anteriores, há cada ano um cientista é homenageado com boneco-gigante como: Albert Einstein; Galileu Galilei; Marie Curie; Leite Lopes; Milton Santos; Charles Darwin; Paulo Freire; César Lattes; Naíde Teodósio, dentre outros sempre levando alegria e folia pelas ruas de Olinda e Recife durante as prévias carnavalescas.  Desde 2005, alguns desses bonecos são levados para reuniões anuais da SBPC, estando presente na Conferência RIO + 20 e já foram ilustrados em um cartão natalino da União Europeia de Ciências. Quebrando a tradição desse percurso de Recife e Olinda, pela primeira vez na história, a troça veio ao interior pernambucano em 2014 como uma política de interiorização dos programas de divulgação científica. Pelo terceiro ano consecutivo, irá desfilar nas ruas de Garanhuns na quarta-feira que antecede o carnaval. Tendo a particularidade do desfile da troça deste ano ser exclusivo apenas na cidade de Garanhuns.Tradicionalmente durante o desfile da troça acontece o lançamento estadual da data da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) que terá como tema: “Ciência alimentando o Brasil”.

A prévia carnavalesca teráa concentração marcada a partir das 15h no Parque Euclides Dourado (mais conhecido como Parque dos Eucaliptos) para o desfile pelas ruas, culminando no Espaço Colunata com muito frevo, animação, bonecos gigantes cientistas, segurança e Orquestra Manoel Rabelo.

Amanda Maciel 

​Gestão Itinerante aproxima diretoria da Funase de unidades

janeiro 28, 2016
Ação tem sua primeira atividade nesta quinta-feira (28), no Case de Timbaúba, na Mata Norte. Diretoria e coordenadores de setores participam da visita. Secretário da SDSCJ, Isaltino Nascimento acompanha comitiva

A Funase inicia, a partir desta quinta-feira (28), uma nova ação que visa aproximar ainda mais a diretoria da instituição aos funcionários e socioeducandos das unidades. A “Gestão Itinerante” acontecerá uma vez por mês e contará com a presença da presidência e diretores da instituição, além de coordenadores de outros setores como Profissionalização, Educação e Corregedoria e Segurança, por exemplo. A primeira unidade visitada será o Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Timbaúba, na Zona da Mata Norte. O secretário de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ), Isaltino Nascimento, acompanha a atividade, que acontece durante todo o dia.

Além de dialogar com os coordenadores e adolescentes que cumprem medida socioeducativa, a comitiva também será recebida por representantes locais do município. Esse encurtamento de distância com as unidades possibilitará atender as necessidades de casa unidade. “A Gestão Itinerante foi uma decisão da diretoria para fazer uma integração maior entre a diretoria da Funase e as unidades. Toda a diretoria vai às unidades para minimizar esta distância e aumentar a integração com a sede”, explica o diretor-presidente da Funase, Moacir Carneiro Leão Filho.

A programação da Gestão Itinerante no Case de Timbaúba contará com rodas de diálogo, reunião com o prefeito do município, João Rodrigues da Silva Júnior, e seus secretários. Também haverá reuniões com funcionários da Gerência Regional de Educação – Circunscrição Timbaúba, com a Câmara de Dirigentes Logistas (CDL) da cidade e reunião com o diretor da Faculdade de Timbaúba, Luiz Rodrigues, para apresentação atividades/ações do Case de Timbaúba e possíveis parcerias de cursos e estágio com a unidade de ensino superior.


SERVIÇO
Gestão Itinerante visita Case de Timbaúba
Quando: 28/01/2016
Horário: 8h às 17h
Local: Case de Timbaúba
Endereço: Avenida Maria do Carmo Lopes de Oliveira, s/nº, Três Cocos, Timbaúba

Alunos do SESI no Sertão se destacam nos vestibulares do país

janeiro 28, 2016
Mais de 200 alunos pernambucanos comemoram nesse momento a aprovação nos vestibulares das principais universidades do Estado e do país. Da capital ao interior, 220 jovens conseguiram se destacar nas provas, graças ao esforço próprio e ao suporte dado pela estrutura da Rede SESI de Educação. No Sertão, os estudantes de Araripina e Petrolina conseguiram vagas em cursos concorridos como Engenharia, Direito, Medicina Veterinária, Fisioterapia e vários outros de universidades renomadas como as Federais de Pernambuco, de Piauí, etc. Também de Araripina, o aluno Mathias Régis Modesto conquistou um lugar nos disputados cursos de Engenharia, da Universidade de Brasília (Unb) e Medicina, da Universidade Católica de Brasília.

"A estrutura física das unidades do SESI e os professores fazem a diferença. Eles estão sempre se reinventando para a aula não ser chata. Essas aulas práticas e oficinas ajudam a fixar o conteúdo teórico", diz a Andrielly Calheiros Ribeiro, estudante do SESI Ibura, que conquistou o 3 º lugar em Direito na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). As escolas do SESI Pernambuco contam com salas de aula climatizadas, bibliotecas, laboratórios, quadras poliesportivas e piscinas, além de professores graduados e pós-graduados em várias especialidades.

Segundo a analista de Educação do SESI/PE, Grace Barbosa, além de toda a estrutura e equipe de docentes, os alunos são preparados desde o início do ano letivo com aulões que ajudam a sanar dúvidas de cada disciplina e têm a ferramenta “Portal SESI”, com simulados para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

OPORTUNIDADE - As matrículas para Ensino Fundamental e Ensino Médio na Rede SESI de Educação ainda estão abertas e podem ser realizadas até 31 de janeiro. Para garantir a vaga é preciso levar os documentos solicitados no site www.pe.sesi.org.br, e se dirigir à unidade mais próxima. Mas é necessário que os interessados se apressem, pois nas unidades com grande procura, como a de Caruaru, as matrículas são asseguradas por ordem de inscrição. Mais informações pelos telefones (87) 3873.1087 (Araripina) e (87) 3861.1369 (Petrolina).

Rochélle Alves

Lira e Karina Buhr estão confirmados no Rec-Beat 2016

janeiro 28, 2016
A 21º edição do Festival Rec-Beat acontece durante o Carnaval, entre os dias 6 e 9 de fevereiro, no Cais da Alfândega, no Bairro do Recife.


O Festival Rec-Beat confirmou mais nomes para a edição de 2016 que acontece de 6 a 9 de fevereiro no Cais da Alfândega, no Recife. A cantora e compositora Karina Buhr estreia seu novo show, “Selvática”. O recém-lançado álbum da cantora que trabalha a temática feminista em uma performance com pegada punk-rock.

Além de fazer a estreia de Selvática no festival, Karina Buhr ainda assina o cartaz oficial do evento inspirado na artista Elza Soares e nos papangus, foliões mascarados do Carnaval de Bezerros.

Lira, nome artístico de José Paes de Lira, prepara um show especial para o Rec-Beat após dois meses se recuperando de uma cirurgia nas cordas vocais. Conhecido por um espetáculo que mistura performance teatral, música eletrônica, percussão e poesia, ele propõe uma arte inventiva, de difícil classificação. Cantor retorna ao palco do festival com seu novo disco "O Labirinto e o Desmantelo" e relembrará faixas de sua antiga banda, o Cordel do Fogo Encantado.

O Rec-Beat deste ano já confirmou também Liniker (SP), uma das novas apostas da música brasileira, além de atrações internacionais como o afrobeat do guitarrista e griot guineano, Moh! Kouyaté e a sonoridade latino-cubana da trompetista Holandesa radicada na Colômbia, Maite Hontelé. Também tocam no festival o grupo mexicano/brasileiro Francisco, El Hombre, a revelação nacional Duda Brack (RS) e Luisa e Os Alquimistas (RN).

Para realizar esta edição foi lançada uma campanha de financiamento coletivo pelo site da Kickante, onde é possível contribuir com a realização em troca de recompensas exclusivas. Saiba mais abaixo sobre a campanha e como participar.

SERVIÇO
Festival Rec-Beat 2016 - 21ª edição
Dias: 6, 7, 8 e 9 de fevereiro de 2016 (sábado a terça-feira de Carnaval)
Início: 20h (Recbitinho 17h)
Local: Cais da Alfândega, Bairro do Recife
Ao ar livre - Entrada gratuita
Telefone: (81) 3231-3422

Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes beneficiam agricultores do Araripe e Sertão Central

janeiro 28, 2016

As regiões do Araripe e Sertão Central foram contempladas nesta quarta-feira (27) com o lançamento da edição 2016 dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Os lançamentos foram feitos respectivamente nos municípios de Araripina e Salgueiro, pelo secretário Nilton Mota e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel.

Com investimentos de R$ 1,7 milhão, aproximadamente 17 mil agricultores familiares serão beneficiados com os programas nas duas regiões de desenvolvimento. No Araripe, está prevista a distribuição de 170 toneladas de sementes das culturas de sequeiro (feijão, milho e sorgo), em Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade. Um total de 1.436 hectares de terra serão arados nestes municípios.

Em Araripina, Antônio José, da Vila Serrânea, e Selma, da Serra da Rancharia, receberam sementes num ato simbólico, representando os demais agricultores. Já no Sertão Central, a expectativa é que 68 toneladas de sementes sejam distribuídas em Cedro, Mirandiba, Parnamirim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Nova e Verdejante. Um total de 739 hectares de terra serão arados nestes municípios.

O secretário Nilton Mota ressaltou a importância dos dois programas, fundamentais para ampliar e qualificar a produção dos agricultores familiares do Estado. “O governador Paulo Câmara fez questão de dar continuidade aos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes, que tiveram início na gestão de Eduardo Campos, para que possamos fortalecer cada vez mais nossa agricultura. Este ano, antecipamos a execução das ações, com o início do período chuvoso neste mês de janeiro”, comentou Nilton Mota. Também estiveram presentes aos eventos produtores, gestores e lideranças municipais.

Cecília Araújo

Programação do Gravatá Jazz Festival

janeiro 28, 2016

Foi divulgada a programação do Gravatá Jazz Festival. O evento que estréia na cidade terá entre as atrações Jards Macalé, Victor Biglione, Wanda Sá, Roberto Menescal e Toni Tornado; Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) e Rodrigo Santos e Gutto Goffi (Barão Vermelho), em um tributo ao repertório blues de Cazuza; além de Jefferson Gonçalves (Blues Etc.), Flávio Guimarães (Blues Etílicos), Igor Prado, Vasco Faé e Derico (Programa do Jô).
Entre os nomes internacionais, estão: o trompetista nova-iorquino Mark Rapp, a cantora de blues inglesa Bex Marshall, a cantora de blues e soul africana Koko Jean Davis e do organista austríaco Raphael Wressnig.
O evento que acontecerá de 6 a 9 de fevereiro, no Pátio de Eventos Chucre Mussa Zarzar e no Parque da Cidade ainda contará com apresentações da Uptown Band, da Contrabanda; do guitarrista Luciano Magno (que tem como convidado Roberto Menescal, um dos criadores da bossa nova, e Sabrina Parlatore) , entre outros.
Programação completa

- Sábado (6) -
Noite
Rodrigo Santos (Ex-integrante do Barão Vermelho) e Banda + Guto Goffi (convidado especial)
Wanda Sá
Wallace Seixas Trio e Buiu
Jards Macalé e Victor Biglione

- Domingo (7) -
Tarde
Guitasan Duo
Caro Watson

Noite
Tico Santa Cruz e Renato Rocha (Detonautas) + Jefferson Gonçalves
Koko Jean Davis
Igor Prado Band e Raphael Wressnig
Tony Tornado e Lab 75

- Segunda-feira (8) -
Tarde
Maurício Menezes
Trimúrt

Noite
Luciano Magno convida Robero Menescal e Sabrina Parlatore
Contrabanda
Allycats
Mr. Trio

- Terça-feira (9) -
Tarde
Valvulados
Vasco Faé
Carol Ribeiro

Noite
Derico/ Flavio Guimarães/ Uptown Blues Band
Artur Menezes convida Vasco Faé
Dom Ângelo Jazz Combo e Mark Rapp
Bex Marshal
Mardi Gras

Amannda Oliveira

Folia do Papangu divulga os nomes já confirmados

janeiro 25, 2016

Prefeitura de Bezerros está nos últimos detalhes para acertar a programação oficial da Folia do Papangu 2016. Até agora, já estão confirmados nomes como Alceu Valença, Elba Ramalho, Maestro Spok, Geraldinho Lins, Maestro Forró e Almir Rouche, todas atrações liberadas pelo Governo de Pernambuco.
De acordo com a secretaria de Turismo, os acertos finais estão dependendo o credenciamento de bandas e artistas. “Esse prazo se encerrou na sexta feira e agora faremos a grade com as atrações restantes que estão habilitadas para se apresentarem nos eventos da cidade”, completa Vando Dias, secretário da pasta.
Esse ano a Folia do Papangu terá três polos de animação. O palco principal localizado no QG da folia na Rua da Matriz, o palco 2 famoso por suas atrações culturais e característicos dos artistas de Pernambuco montado na Praça Duque de Caxias e o Palco 3 que acolhe os foliões no corredor da folia, na Rua Alcides de Andrade Lima.
ASCOM

Eu Acho é Pouco realiza ensaio aberto neste domingo

janeiro 22, 2016
Neste domingo (24), acontece o ensaio aberto do Bloco Eu Acho é Pouco. A festa começa à partir das 9h com concentração em frente a sede do bloco na Rua São Bento, n.º 358 e terá Orquestra, estandarte, batucada, dragão e todos os foliões sairão às ruas para tingir Olinda de vermelho e amarelo.

O encerramento será na Praça do Carmo e terá estruturas com venda de bebidas , comidas, brinquedos para a criançada e a venda de camisas para o Carnaval 2016.

Amannda Oliveira

Assistência Social de Garanhuns inicia descentralização dos serviços

janeiro 22, 2016
Foto: Ruthe Santana

Descentralizar os serviços, proporcionar mais agilidade no atendimento e promover a facilidade de acesso aos benefícios por parte dos garanhuenses são alguns dos objetivos da Secretaria de Assistência Social. Com essa finalidade, os gestores das unidades da secretaria estão sendo capacitados desde a semana passada. A partir dessa capacitação, uma das ações que já está em execução é o estudo técnico do território do município, para estabelecer novos limites de abrangência de cada Centro de Referência de Assistência Social (Cras).

A estratégia da descentralização e territorialização, que irá estabelecer especificamente qual a área que cada Cras irá alcançar, possibilita uma maior flexibilidade dos serviços, a fim de atender melhor as especificidades e necessidades da população de cada bairro, comunidade e distrito. No Cras de abrangência de sua comunidade, a população poderá ter acesso direto aos serviços socioassistenciais que são direito do cidadão.

Para a secretária de Assistência Social, Célia Sobral, promover essa descentralização é aproximar a população dos serviços e benefícios assistenciais. “Através do estudo que foi feito com os técnicos e gestores aqui da secretaria, foi identificada a necessidade de definir os limites de abrangência de cada unidade para que o cidadão saiba onde deve ir. Dessa forma, os serviços estarão mais próximos dos cidadãos, pois não precisarão vir à sede da secretaria para atendimento”, comentou Célia.

Ruthe Santana

Sergio Lopes volta ao Manhattan Café com seus grandes sucessos de louvor

janeiro 22, 2016

A programação do início desta semana no Manhattan Café Theatro é destinada à música gospel. A casa recebe o cantor e compositor paraibano Sérgio Lopes, em única apresentação nesta terça (26), a partir das 19h. Os Garçons Cantores são os responsáveis pela abertura das noites.

Natural de Campina Grande, Sérgio Lopes se destacou na música cristã brasileira por possuir um estilo único, escrevendo letras falando da fragilidade humana e com mensagens de esperança. Em mais de 20 anos, são 18 trabalhos lançados e 11 discos de ouro, tendo ultrapassado, em 2007, mais de cinco milhões de álbuns vendidos.

Entre as músicas mais conhecidas estão “O amigo”, “Para onde vão as aves”, “O filho pródigo”, “O rei e o ladrão” e “A dor de Lázaro”, além da canção “O lamento de Israel”, que já foi traduzida para vários idiomas.

O ingresso individual custa a partir de R$ 45,00 (incluso rodízio de crepes). O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife - PE. Mais Informações pelo fone (81) 3325 - 3372.

Serviço:

Sergio Lopes
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Terça (26)
Hora: A partir das 19h
Ingressos: A partir de R$ 45 (incluso rodízio de crepes)
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Informações e reservas de mesas antecipadas: (81) 3325-3372

Sesi abre 1000 vagas para Educação de Jovens e Adultos

janeiro 22, 2016
O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) amplia o programa Educação de Jovens e Adultos (EJA) em 2016. A entidade abriu 948 vagas em Recife; Caruaru, no Agreste; Araripina e Petrolina, no Sertão do Estado. Com preços populares, a EJA permite que pessoas fora da faixa etária da escola tradicional retomem os estudos, agilizando a conclusão sem perder a qualidade do ensino. As inscrições podem ser realizadas até 31 de janeiro.

“Investimos na ampliação das vagas na EJA para conseguir aumentar a cobertura social do programa, porque compreendemos que Educação é a chave para um futuro melhor, na vida pessoal e na carreira, especialmente neste momento de crise”, afirma o superintendente do Sesi, Ernane Aguiar.

Para facilitar o acesso do público à EJA, principalmente daqueles que pararam de estudar para trabalhar, as aulas serão à noite. Apenas no Centro de Ensino Supletivo da entidade, que fica no Centro do Recife, também haverá aulas nos períodos da manhã e tarde. Outra vantagem é que o programa permite que o aluno finalize a Educação Básica na metade do tempo. Os Ensinos Fundamentais I e II podem ser realizados em dois anos cada e o Ensino Médio em 18 meses.

É necessário possuir pelo menos 15 anos para ingressar no Ensino Fundamental e 18 anos para cursar o Ensino Médio. Trabalhadores da indústria e seus dependentes possuem desconto especial. As inscrições devem ser realizadas na unidade que o interessado deseja estudar. Os endereços, documentação necessária e valores podem ser obtidos no site www.pe.sesi.org.br. Mais informações (81) 3412.8356, na RMR; (81) 3722.9555 (Agreste) e (87) 3861.1369 (Sertão).

Empresas – Para facilitar a elevação da escolaridade do trabalhador, o Sesi oferece turmas nas empresas. Basta apenas que a indústria ceda o espaço para montar as salas de aula ou podem solicitar uma unidade móvel equipada com bancas de estudo e lousa.

ASCOM

Associação dos Artesãos de Bezerros terá 30 stands no carnaval 2016

janeiro 22, 2016

No carnaval dos papangus de Bezerros são várias as atrações musicais, culturais, fantasias enfim… mas há outra excelente atração que se pode encontrar no percurso até o QG do frevo, mas exatamente ao lado da igreja Matriz de São José, que são os stands comercializando artesanatos, não só da terra dos papangus, mas também de outras cidades pernambucanas. Esta área é literalmente rica em variedades de artesanatos bezerrenses e várias cidades de Pernambuco, como: Ribeirão, Gravatá, Recife, Caruaru, Águas Belas, Passira, Limoeiro e outras menos assíduas.

Para o carnaval 2016 os stands do SEBRAE, ficarão mais uma vez no mesmo local supra citado, e terá ainda a coordenação da Associação dos Artesãos de Bezerros (AAB), responsável pela distribuição dos mesmos conforme as cidades que se fazem representadas por seus artesãos. Serão 30 stands para comercialização e mais um para informações turísticas, sendo que 20 destes serão distribuídos entre os artistas bezerrenses e os outros 10 divididos entre os artesãos visitantes e funcionarão desde sábado, até a terça feira da folia.

O rico e variado artesanato bezerrense terá em seus stands máscaras de papangus, chaveiros, imãs para geladeiras, bonecas de pano, brinquedos populares,cordéis, xilogravuras, telas e souvenires relacionados ao carnaval de Bezerros; as peças são confeccionadas com diversos materiais: papel machê, papel colê, madeira, tecidos, couro, jornal, papel oficio e plástico. Já as outras cidades estarão expondo arte em metal, tiaras, sandálias, bordados e o vasto e belo artesanato indígena, além de outros tipos. O presidente da AAB, José Pedro se mostra animado com as perspectivas de vendas e nos informou que em 2015 foram vendidas 80% da peças em exposição no carnaval dos papangus.

ASCOM

Programação do Carnaval de Salgueiro 2016

janeiro 22, 2016
Um dos carnavais mais animados do interior de Pernambuco, teve sua programação divulgada. Estamos falando da cidade de Salgueiro que terá troças carnavalescas, blocos e agremiações, maracatu e até Biquini Cavadão.

O prefeito Libório anunciou, que o Carnaval 2016,da cidade dará ainda maisw valor e destaque aos artistas locais. Os homenageados deste ano são João de Ataíde e Edna Gizelli e, claro, do Mestre Jaime, criador da Bicharada.
A festa começa na sexta-feira, 05 de fevereiro e vai até à terça-feira (9), o público vai contar com atrações como o Bloco das Virgens, as orquestras Cultura Pernambucana; do Maestro Paixão, Imperial e Bronzeada; os blocos da Saudade e dos Sanfoneiros; os passistas  da Cia Soul Dance; o Maracatu Baque Virado Nação Salgueirense; o concurso de blocos, com premiação total de R$ 4.000,00 e o troféu folião para as fantasias mais bonitas e muito mais.

Confira a Programação:


Amannda Oliveira

Circuito Sul Americano de Vôlei de Praia acontece em Limoeiro à partir desta sexta-feira

janeiro 22, 2016



Depois de quatro anos, Pernambuco volta a entrar na rota do Circuito Sul-Americano de Vôlei de Praia. A etapa local da competição abre o calendário de disputas da nova temporada e já vale pontos para o ranking mundial da modalidade. O evento vai acontecer à partir desta sexta-feira (22) e terá o seu encerramento no domingo (24), em Limoeiro. Em 2012, a cidade já havia recebido uma das fases do torneio, que foi realizado pela primeira vez no Estado em 2010, só que em Suape, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul.

A estrutura necessária à realização da etapa de Limoeiro vai ser erguida em um terreno de 3.328m². Para montar as quatro quadras da arena, serão necessários 28 caminhões de areia. Por dia de jogo, o local vai ter capacidade de receber cerca de dois mil torcedores. 

Por ser uma competição extremamente importante para os atletas que buscam somar pontos e, assim, garantir participação nas etapas do Circuito Mundial de Vôlei de Praia, nove países do continente já confirmaram presença, incluindo o Brasil. 

Para a disputa, a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) convocou quatro parcerias, sendo duas masculinas e duas femininas. Com base no ranking dos atletas que se inscreveram, foram chamados Josemari Alves (SC) / Vanilda dos Santos Leão (RJ) e Saymon Barbosa Santos (MS) / Gustavo Albrecht Carvalhaes (RJ). Pelo critério de convocar parcerias da categoria sub-23, a entidade chamou Tainá Bigi (SE) / Andressa Cavalcanti Ramalho (PB) e Matheus Maia Terra de Faria (RJ) / Alexandre Figueiredo Elias (RJ).

Ao todo, 16 duplas devem participar do evento.

ASCOM

Calendário de Eventos é lançado em Arcoverde e São João homenageará o Samba de Coco

janeiro 21, 2016
Foto: Robson Lima
A prefeita Madalena Britto lançou na manhã de hoje (21), o Calendário de Eventos 2016. A programação foi apresentada pelo Secretário de Turismo, Albérico Pacheco, que falou a respeito dos eventos a serem realizados neste ano , entre eles,  a Semana da Paixão, Festa da Divina Misericórdia, 4º Portal do Sertão Motofest, Dia do Desafio e Jornada Literária Portal do Sertão.
Durante a explanação, Albérico avisou que o São João acontecerá no período de 22 a 28 de junho e terá como tema : " Samba de Coco: história e tradição... completa 100 anos na Capital do São João". A festa vai homenagear os mestres do samba de coco da cidade Severina Lopes, Assis Calixto e Cicero Gomes , como anunciamos com exclusividade no blog em julho do ano passado.
Na ocasião, ainda foram entregues os Certificados dos equipamentos de gastronomia de Arcoverde, que foram destaque do Guia Destino Rota 232 de responsabilidade da Secretaria de Turismo de Pernambuco, Empetur e Folha de Pernambuco. Os escolhidos foram os restaurantes Posto Cruzeiro, Guaiamum Matuto, Churrascaria 2000, Verdes Arcos e Estação dos Crustáceos.
ASCOM

Maciel Melo no elenco de Velho Chico

janeiro 19, 2016
Foto: Cláudio Gomes


O cantor e compositor pernambucano Maciel Melo é presença certa em " Velho Chico", nova novela das 21h da Globo com estreia prevista para março. Maciel está em Delmiro Gouveia, Alagoas, onde grava chamadas para a novela. A música " Lenda do Rio" composta por ele e Xangai fará parte da trilha sonora da novela que terá gravações também na Bahia. 

Maciel Melo,  Rodrigo Santoro e Xangai

Essa notícia vale uma festa e um abraço.

Amannda Oliveira

Check List de Teresa canta Cartola

janeiro 19, 2016

Teresa Cristina lançou na última sexta-feira (15), o seu mais novo disco ao vivo Teresa Cristina canta Cartola que traz em uma seleção perfeita 15 músicas do compositor carioca entre as 18 composições do disco gravado em novembro de 2015. As três criações alheias - Pranto de poeta (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, 1957), Preciso me encontrar (Candeia, 1976) e Senhora tentação (Meu drama) (Silas de Oliveira e Joaquim Ilarindo, 1967) - tiveram registros fonográficos do poeta da Mangueira. O álbum está em pré-venda no iTunes e é simplesmente belíssimo: 

Confira o Check List:

1. O mundo é um moinho (Cartola, 1976)

2. Corra e olhe o céu (Cartola, 1974)
3. Alvorada (Cartola, Carlos Cachaça e Hermínio Bello de Carvalho, 1968)
4. Ao amanhecer (Cartola, 1968)
5. Disfarça e chora (Cartola, 1974)
6. Vai amigo (Cartola, 1968)
7. Pranto de poeta (Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito, 1957)
8. Preciso me encontrar (Candeia, 1976)
9. Senhora tentação (Meu drama) (Silas de Oliveira e Joaquim Ilarindo, 1967)
10. Evite meu amor (Cartola, 1979)
11. Amor proibido (Cartola, 1965)
12. Tive sim (Cartola, 1968)
13. Sim (Cartola e Osvaldo Martins, 1952)
14. Acontece (Cartola, 1972)
15. Peito vazio (Cartola e Elton Medeiros, 1976)
16. Sala de recepção (Cartola, 1976)
17. As rosas não falam (Cartola, 1976)
18. O sol nascerá (Cartola e Elton Medeiros, 1964)

Informações: Notas Musicais

Batutas de São José realiza baile pré-carnavalesco

janeiro 18, 2016
Foto: Max

O Clube Batutas de São José realiza o seu baile pré-carnavalesco sexta (22), a partir das 21h, na sua sede, em Afogados. A prévia contará com shows dos Blocos Batutas de São José, Cordas e Retalhos e Confete e Serpentina, além do grupo Patusco e os cantores Nego Thor e Telmo Santiago.

Fundado em 1932, o Clube Carnavalesco Misto Batutas de São José é o mais antigo bloco carnavalesco misto em atividade ininterrupta do Recife. A história do bloco foi contada através das músicas do compositor e carnavalesco João Santiago dos Reis, que se inspirou no dia a dia da agremiação. O maior sucesso comercial do Batutas foi a música Você sabe lá o que é isso, também de autoria de João Santiago, feita para o carnaval de 1952 e que ficou conhecida como o hino do bloco. O Bloco Batutas de São José é uma das agremiações tradicionais que desfilam no Carnaval de Pernambuco.

O baile conta com a coordenação dos empresários Bruno Duzi (UNIC Entretenimento), Dirceu Pas (Maluco Beleza) e Ronald Menezes (Manhattan Café Theatro). O ingresso custa R$ 30 reais à venda na sede do clube, localizado na Rua Cabedelo, 60, Afogados, Recife. Mais informações pelo telefone (81) 3428 – 3768.

Serviço:

Baile de Carnaval do Clube Batutas de São José
Sexta (22) | 21h
Clube Carnavalesco Misto Batutas de São José: Rua Cabedelo, 60, Afogados, Recife
R$ 30,00

Contato: Ronald Menezes, um dos coordenadores (81) 8708 - 1122

Governo do Estado lança Chapéu de Palha no Sertão

janeiro 18, 2016
Foto: Douglas Fagner

Com a expectativa de atender cerca de dez mil trabalhadores da fruticultura irrigada, o Chapéu de Palha 2016 foi lançado na manhã desta segunda-feira (18) em Petrolina, no Sertão do São Francisco. Até a próxima sexta-feira (22), os interessados em se inscrever no programa poderão procurar um dos pontos de atendimento dos sete municípios - Petrolina, Lagoa Grande, Cabrobó, Orobó, Petrolândia, Belém de São Francisco e Santa Maria da Boa Vista – beneficiados pela iniciativa.

O secretário de Planejamento e Gestão, Danilo Cabral, titular da pasta que coordena o Chapéu de Palha, presente ao evento, destacou a importância do programa. “Vamos investir, neste ano, R$ 70 milhões de recursos próprios, apesar do cenário de restrição fiscal, no Chapéu de Palha, que é um programa estratégico para o Governo Paulo Câmara, porque garante a subsistência dos trabalhadores rurais durante a entressafra e oferece um conjunto de conteúdos para a qualificação profissional”, afirmou.

 Também participaram da solenidade, realizada no Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, o deputado federal Fernando Filho e os deputados estaduais Lucas Ramos e Miguel Coelho, além do prefeito de Lagoa Grande, Dhoni Amorim.

Danilo Cabral lembrou que o Chapéu de Palha foi criado durante a segunda gestão do ex-governador Miguel Arraes. “O programa foi lançado para a Zona da Mata, para que os trabalhadores da palha da cana-de-açúcar, que passavam seis meses desempregados, tivessem do que viver. Depois o ex-governador Eduardo Campos relançou o Chapéu de Palha, ampliando, em 2009, para os trabalhadores da fruticultura irrigada e para os pescadores”, ressaltou.

O Chapéu de Palha concede auxílio financeiro aos cadastrados de quatro parcelas de até R$ 246,45 complementar ao Bolsa Família. A primeira parcela será paga em março. O programa também oferece cursos de qualificação profissional para os beneficiários, realizados pelas Secretarias da Mulher, de Educação, de Agricultura e Reforma Agrária, de Meio Ambiente e de Trabalho e Qualificação Profissional. 

Na véspera do lançamento do programa, já havia trabalhadores rurais na fila à espera do cadastramento. Maria Vilaci chegou ao Centro de Convenções Senador Nilo Coelho, um dos sete pontos de atendimento em Petrolina, ainda na manhã deste domingo (17). “Venho sempre um dia antes do começo do cadastramento para garantir ser uma das primeiras a ser atendida”, afirma. Ela ocupou o primeiro lugar da fila. Nem a forte chuva que caiu ao longo do dia no município fez com que ela desistisse de passar a noite no local.

A agricultora Simone Gomes da Silva recebeu o cartão do Chapéu de Palha das mãos de Danilo Cabral. Esta é a segunda vez que ela se inscreve no programa. “Ajuda muito nesse período de entressafra para complementar a renda da minha família”, diz. Além de receber o auxílio financeiro, ela se matriculou no curso de manipulação de agrotóxicos. Natural de Exu, no Sertão do Araripe, Simone se mudou para Petrolina em busca de trabalho há cinco anos. “Quando cheguei, consegui emprego numa fazenda e, desde então, trabalho no cultivo da uva, onde aprendo muito”, conta.

Critérios - Para se cadastrar em 2016 no Chapéu de Palha, é necessário ser trabalhador (a) rural da fruticultura irrigada, auxiliar de câmara fria e de casa de embalagem, embalador (a) ou tratorista e ter mais de 18 anos. Além disso, é preciso ser morador de um dos sete municípios pernambucanos contemplados pelo programa. Não serão admitidos trabalhadores que residam em outras cidades.

Também está entre os critérios para o cadastramento que o agricultor tenha trabalhado com registro em carteira pelo período mínimo de 30 dias corridos entre 1º de junho e 31 de dezembro de 2015. E ter sido dispensado a partir entre 1º de junho do ano passado e o último dia das inscrições, 22 de janeiro.

Os trabalhadores devem apresentar originais e cópias do NIS/PIS do participante e/ou do representante legal, CPF do participante e do indicado, Carteira de Identidade do participante, Documento Comprobatório da Demissão: CTPS (folha de rosto e folha que comprova a data de demissão) e contrato de trabalho rescindido do participante, Comprovante de endereço do participante e do Indicado. 

Para informações, o telefone é o 0800 282 5158.

ASCOM
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.