Advertisement

Facebook

Comece um blog: escolha da ferramenta para publicar ideias e informações na internet

No artigo anterior falei sobre a história do Blogger, e como é de se imaginar, esta é a plataforma que recomendarei à criação do seu blog para publicar informações e ideias na Internet. Claro que explicarei o motivo.

ESCOLHA DA FERRAMENTA  PARA PUBLICAÇÃO DE IDEIAS  E INFORMAÇÕES NA INTERNET

O Blogger foi lançado em agosto de 1999, foi uma das primeiras ferramentas dedicadas à publicação de blogs e é conhecido por popularizar esse formato na Internet. Plataforma desenvolvido dentro da Startup Pyra Labs, empresa fundada por Evan Williams e Meg Hourihan. Mais tarde a empresa foi adquirida pelo Google. Saiba mais sobre essa história no artigo “A história da plataforma de blogs mais popular do mundo“ que conta como surgiu o Blogger.

A escolha da plataforma para seu blog


A escolha da plataforma para construir seu blog tem grande importância quando você começa um projeto desses na web. A plataforma é a ferramenta cuja qual você vai: construir seu Layout, publicar conteúdo e criar sua marca na internet.

No mercado existem diversas plataformas para construção de blogs ou sites do tipo. Algumas gratuitas como o caso do Blogger e fácil de usar.

Existem outras bastante usadas, como por exemplo, o wordpress, que é bastante recomendada por especialistas, mas, caso vá usa-la deve está pronto para investir dinheiro em hospedagem, desenvolvimento de template ou compra de um (não descarto a possibilidade de investir nesta plataforma quando o projeto estiver dando dinheiro o suficiente e seja preciso expandir). Mas, para inicio de blog recomendo o Blogger do Google.

Blogger recurso do Google para publicar blogs
Com a aquisição do Blogger pelo Google, a plataforma ganhou mais recursos que foram integrados com as ferramentas desenvolvidas pela gigante das buscas, fazendo com que a plataforma de blogs ficasse disponível gratuitamente e se tornasse popular pelo mesmo motivo.

Sob o endereço Blogger.com o Google melhorou significativamente a plataforma, disponibilizando contas grátis para qualquer um que queira começar um blog no domínio “blogspot.com”.

No Blogger com apenas uma conta vinculada aos serviços do Google você consegue criar um blog grátis. Através dessa plataforma você poderá compartilhar ideias, fotos e muito mais com seus amigos e o mundo. É fácil publicar textos, imagens, vídeos da web ou do seu celular. É uma plataforma flexível e ilimitada para personalizar o seu blog com temas, mini aplicações (gadgets).

O Blogger.com em 2012 ficou em 11º na lista dos 20 mais, com 229,9 milhões de visitantes únicos, se consolidando como a plataforma de blogs mais popular do planeta. Os dados foram obtidos da comScore, especialista em métricas digitais.

BLOGGER

Feita desde o início para blogs, gratuita, fácil de usar e ilimitada para personalizar seu layout sem gastar com hospedagens. Portanto, recomendo francamente você levar em consideração o Blogger como ferramenta para publicar ideias e informações na internet.

Comece um blog


Veja mais da série Comece um Blog:
  1. Teve uma ideia para um projeto de publicação de conteúdo?
  2. Como surgiu o Blogger
  3. Por que você deve começar um blog


Por Guilherme Amarino
Blogueiro editor de conteúdo há mais de 6 anos e
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...