Comece um blog: Por que você deve começar um blog

Com o desenvolvimento de uma ferramenta focada na construção de sites do tipo blog, surgiram as oportunidades de qualquer pessoa divulgar ou transmitir sua mensagem para qualquer um, em qualquer lugar do mundo, bastando uma conexão com a Internet.

 porque ter um blog pode te levar para o próximo nível da comunicação

A informação pode criar revoluções, inspirar ideias para construir empresas bilionárias ou simplesmente aproximar pessoas com interesses comuns. Neste artigo da série “Comece um blog”, você vai lê sobre conceitos, casos de sucesso e porque ter um blog (ser um blogueiro) pode te levar para o próximo nível da comunicação.

Os seis estágios de separação

Os seis estágios de separação

Você já ouviu falar sobre a teoria dos seis graus de separação? Ela originou-se a partir de um estudo científico, que criou a teoria de que, no mundo, são necessários no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas (teoria usada para criar redes sociais).

No livro “O ponto da virada” Malcolm Gladwell aborda e explica bem a questão dos “seis estágios de separação”: O significado dos seis estágios de separação não é o de que as pessoas estão ligadas a todas as outras em apenas seis etapas. Na verdade, o que esse conceito sustenta é que um número muito pequeno de pessoas está vinculado a todas as outras pessoas em poucas etapas, enquanto o restante está associado ao mundo por meio dessa minoria especial.

Experts, Comunicadores e Vendedores


Entretanto, o que o conceito dos seis graus de separação tem a ver com blogs? O livro “O ponto da virada” é resultado do estudo do autor Malcolm Gladwell, que apresenta o conceito da “Regra dos Eleitos”, elementos que desempenham um papel essencial nas “epidemias sociais” (poderia ser interpretado como “viral”). Esses elementos são: Experts, Comunicadores e Vendedores. E, a “minoria especial” dos seis estágios de separação que associa todas as pessoas ao mundo, são os Eleitos. Tais elementos podem ser interpretados como: Blogs, Blogueiros e Vendedores.
    Experts, Comunicadores e Vendedores
  • Experts - São especialistas que atuam como uma espécie de banco de dados, fornecendo a mensagem. Blogs - São sites que, quando feito de maneira profissional, seguem um nicho ou categoria e transmitem a mensagem com expertise sobre aquele assunto especifico.
  • Comunicadores - Pessoas sociáveis que espalham a informação. Blogueiros - Pessoas que compartilham informações na Internet.
  • Vendedores - Pessoas capazes de convencer outros, quando não estão acreditando no que estão ouvindo. Vendedor é vendedor, pois todos precisam vender algo em algum momento, convencer alguém, seja sobre sua ideia, produto, serviço. Seria aceitável então dizer que todo Blogueiro vende algo, na maioria dos casos seus textos.

Alguns casos de sucesso começaram direto ou indiretamente, com blogs. Lembra-se da história do criador do Blogger, Evan Williams, ele criou a ferramenta para gerir o seu blog pessoal. Em 2003, após ser vendido, o Blogger ganhou ainda mais popularidade e se tornou a ferramenta mantedora do conteúdo dos experts, comunicadores e vendedores da gigante da Internet, o Google. Criada inicialmente para gerir um simples blog pessoal, o Blogger se tornou a plataforma que serve atualmente para gerir os blogs e bancos de dados de milhões de blogueiros.

Por volta de 2003, um estudante universitário de Harvard (Estados Unidos), após uma crise amorosa, desabafou no seu blog pessoal enquanto desenvolvia um site que mostrava aos visitantes duas fotos de estudantes lado a lado para serem escolhidas as mais atraentes, o visitante do site votava e a votação gerava um ranking das estudantes mais bonitas. O site se tornou tão acessado que derrubou os servidores da Universidade de Harvard. A partir dessa experiência, o jovem expert em programação, junto com seu melhor amigo, um comunicador com relacionamentos sociais, criaram uma das maiores e bem sucedida rede social da atualidade. Mark Zuckerberg (o especialista em programação e blogueiro) e Eduardo Saverin (o comunicador social e vendedor) foram os co-fundadores do Facebook, junto com mais dois amigos.

Feito por pessoas


O conceito da Regra dos Eleitos de Gladwell, as duas histórias de sucesso de Evan Williams e os amigos Mark Zuckerberg e Eduardo Saverin, nos dá uma ideia de como o mundo da comunicação funciona. Ele é feito de pessoas, as empresas e redes sociais são feitas por pessoas, as pessoas se relacionam e comunicam-se e essa comunicação constroem coisas.

"Começar um blog é essencial para qualquer um que queira transmitir sua mensagem"
Os blogs são feitos por pessoas, blogueiros são pessoas compartilhando informações para o mundo. Ao encarar o blog como uma ferramenta de comunicação ou compartilhamento de informações, entende-se que esses canais de comunicação são mais importantes do quê temos consciência. Então, começar um blog se torna essencial para qualquer um que queira transmitir sua mensagem.

Veja mais da série Comece um Blog:
  1. Teve uma ideia para um projeto de publicação de conteúdo?
  2. Como surgiu o Blogger

Por Guilherme Amarino
Blogueiro editor de conteúdo há mais de 6 anos e
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.