Comece um blog

Convidado por Amannda Oliveira para fazer essa coluna sobre blogs e Internet, resolvi a partir deste artigo “Comece um blog” fazer uma serie falando sobre essa ferramenta tão popular e democrática.
teve uma ideia.png

Nesse primeiro artigo da série “Comece um Blog” apresento um pouco da história de como surgiu o termo blog e também respostas para alguns questionamentos: o que é, como desenvolver uma ideia usando a estrutura de um blog e a importância desse meio de comunicação para um projeto na Internet.

duvidas-no-inicio.jpgNeste artigo você encontrará respostas para:

  • O que é blog?
  • Como surgiu o termo?
  • Como os blogs se popularizaram?
  • Ideia de projeto na Internet?
  • Porque é importante planejar um blog?

O que é blog?

Contraído do termo em inglês web log (“diário da rede”), blog ou blogue é um site com uma estrutura que permite a publicação de conteúdo. Atualização rápida e organização de forma cronológica e com fácil gerenciamento de artigos ou posts e de outras mídias como imagens, vídeos e áudios.

O termo blog foi criado por Jorn Barger (considerado o primeiro blogueiro da história) em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, foi usada em maio de 1999 por Peter Merholz, que desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog ("nós blogamos") na barra lateral de seu site. Pouco tempo depois, Evan Williams (fundador da Pyra Labs) usou o termo blog tanto como substantivo quanto verbo, surgindo a palavra blogger, que deu nome ao software gerenciador de projetos e serviço da Pyra Labs. O que levou à popularização dos termos.

A popularização de fato dos blogs ocorreu com a aquisição da empresa Pyra Labs junto com o Blogger, pelo Google em fevereiro de 2003. Na época o ex-funcionário Matthew Haughey disse o seguinte: "Se estiver bem ligado ao Google, não será necessário sequer explicar o que é um blog para as pessoas”. E foi isso que aconteceu, o Blogger se tornou popular levando o termo blog para centenas de milhões de pessoas.

Teve uma ideia para um projeto de publicação de conteúdo?

promovendo-ideia.jpg
Começar um blog é fácil e rápido, mas, fazer o mesmo obter sucesso é uma tarefa que demanda trabalho, foco, determinação e outras coisas que só descobrimos durante o processo de construção do projeto. Sim, devemos encarar um blog como um projeto, porque é isso que ele é.

A história do surgimento dessa ferramenta tão democrática e popular nos dá uma ideia de que, algumas coisas surgem por acaso e leva algum tempo para revolucionar, se popularizar e chegar até nós. Entretanto, essas ferramentas provem uma estrutura capaz de desenvolver projetos na Internet para qualquer pessoa, bastando um computador conectado.

Acabou o tempo em que apenas textos, links e algumas imagens eram publicáveis. Hoje as plataformas de blogs evoluíram, permitindo a publicação de conteúdo multimídia, tornando os blogs protagonistas da evolução da Internet. Pode-se afirmar que os mesmos têm mais importância e relevância na publicação de conteúdo do quê até mesmo as redes sociais.
planejamento-ideia.png

É essencial ter um plano estratégico para seu projeto de blog

ideia-fora-caixa.jpg
Nos dias atuais está muito difundido o termo “startup” no meio da cultura do empreendedorismo, tecnologia e inovação. Startup, segundo o conceito de André Teles e Carlos  Matos no livro “O empreendedor Viável”, é definido como: um empreendimento resultado de um modelo de negócio inovador, escalável e flexível o suficiente para sofrer alterações durante o processo de desenvolvimento, lançamento e maturação. Usando o termo para definir seu projeto, podemos associar um blog a um empreendimento do tipo startup, pois para construirmos um blog de sucesso é preciso ter uma visão empreendedora, inovadora e pensamento fora da caixa.

Existem milhões de blogs na Internet, muitos são criados e abandonados logo no início, não conseguem desenvolve-se, talvez por falta de informação ou de planejamento que é o mais provável, pois informação tem aos montes na Internet. O projeto de blog, assim como uma empresa ou startup, deve ter três coisas: Missão, Metodologia e Mercado.

Missão - Sem uma missão definida, o blog ficará postando conteúdo atoa, sem coerência com a proposta do mesmo ou objetivos definidos. O blogueiro corre o risco de perder tempo postando coisas que ninguém vai ler. E não faz o menor sentido continuar um projeto de blog sem audiência ou leitores. Portanto, definir a missão do seu blog é um passo importante para começar.

Metodologia - O método cujo qual o blog seguirá também é importante. Qual a linguagem usada, o formato das postagens. Qual o caminho e como seguirá esse caminho, se correndo ou andando. Definir o método de construção do seu projeto e qual técnica usará é essencial.

Mercado - Relacionado a blogs, mercado aqui deve ser interpretado como nicho, categoria de assunto que o blog atende. Quanto mais fértil for esse mercado para um assunto especifico, mais chances o blog terá de se posicionar como protagonista, autoridade no assunto.

trabalhar-seguindo-metodos-e-metricas.jpgConstruir um blog de sucesso envolve muito trabalho, ninguém consegue obter sucesso da noite para o dia. Em minha jornada como blogueiro, construí um blog que já dura 6 anos na Internet, mas, só nos últimos 3 o mesmo começou a colher alguns frutos e a ser reconhecido como autoridade, se posicionando como referência no nicho de atuação. Ter uma missão, método e uma demanda para atender foram essenciais para conquistar os leitores e usuários.

Por fim, temos a escolha da plataforma para construção do blog, que é parte importante do processo pois essa ferramenta irá prover os recursos necessários para a estruturação. No mercado existem duas ferramentas muito bem estruturadas: o Blogger (popular fácil de usar) e o Wordpress (aberto para elite desenvolver). E de acordo com o nível de conhecimento e dinheiro disponível para investir, ambas são uma boa opção para começar um blog, pois tem uma infraestrutura ideal para criar, publicar e gerenciar o conteúdo.

Um blog é o canal perfeito para trabalhar sua ideia tirando-a da cabeça, o projeto do papel e divulgar para o mundo. Mas nem tudo são flores, e nos próximos artigos da série “Comece um blog” abordarei mais afundo as plataformas de blogs e as vantagens e desvantagens, entre outras coisas da área. VALEU!

Por Guilherme Amarino

Blogueiro editor de conteúdo há mais de 6 anos e
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.