São João de cidades pernambucanas prejudicado pela crise financeira

abril 30, 2015

A crise financeira vivida pelo país e que já afetou em cheio os municípios pernambucanos, vai afetar e mudar a cara de muitos festejos juninos no estado. Na manhã de ontem (29), prefeitos de 15 municípios promoveram um encontro na sede do Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul do Estado de Pernambuco (Comagsul) na cidade de Agrestina, no e falaram que o São João destas cidades sofreriam no calendário e não teriam atrações nacionais. 
Os detalhes da decisão foram apresentados em uma coletiva de imprensa. Conheça os municípios que farão ajustes nos festejos juninos: 
São Joaquim do Monte
Bezerros
Quipapá
Camocim de São Félix
Sairé
Bonito
Belém de Maria
Agrestina
Altinho
Ibirajuba
Cupira
Lagoa dos Gatos
Panelas
Jurema

É isso ai! Não haverá o cancelamento do São João nestas cidades, apenas uma redução de gastos. O que pode ser muito bom para os artistas de forró pé de serra e de cultura popular. Mesmo com os cortes, acredito que isso dará mais qualidade nas atrações.

Amannda Oliveira

O que pensar de um país onde professor apanha por pedir melhores salários?

abril 29, 2015

Professores protestavam por melhores salários quando foram agredidos por policiais




Parece que quanto mais me sento em frente a televisão ou até mesmo pela internet, mas me surpreendo com os maus tratos sofridos pelos professores no Brasil. Diariamente, professores no Brasil inteiro, são agredidos verbalmente , fisicamente e ainda possuem péssimas condições de trabalho e salários irrisórios.
A notícia de hoje foi que professores de Curitiba que estão em greve entraram em confronto com policiais militares na tarde desta quarta-feira (29), em frente à Assembleia Legislativa, quando os deputados estaduais começaram a sessão para votar um projeto de lei que altera a previdência estadual. 

No protesto, cerca de 150 pessoas ficaram feridas, sendo oito delas em estado grave. A Polícia Militar utilizou bombas de gás, balas de borracha e jatos de água para afastar PROFESSORES. 

O sindicato que transmitia o protesto pela internet em um caminhão de som, teve o veículo rebocado pela polícia. 

Em um país que professor apanha de aluno e da polícia que educação teremos no futuro? Que DEMOCRACIA é essa onde não se pode mais pedir aumento de salário e entrar em greve?

É necessário tratar a EDUCAÇÃO como prioridade de fato e não em discursos baratos de campanha. Porrada se dá em bandido não em professor.

Amannda Oliveira

Veja o primeiro trailer do documentário What Happened, Miss Simone?

abril 29, 2015

Filme narra a tumultuada vida da cantora Nina Simone



O filme What Happened, Miss Simone? narra a vida tumultuada da brilhante cantora Nina Simone, que teve quase 50 anos de carreira e que se destacou no mundo pela voz marcante e temperamento explosivo. 

O trailer traz canções do repertório da cantora como "Feeling Good" e "Don't Let Me Be Misunderstood". O documentário estreia no serviço de streaming no dia 26 de junho deste ano.

Confiram: 


Amannda Oliveira

Em Arcoverde, Cecora realiza I Festival de Moda

abril 29, 2015
Arte: Robson Lima

Na intenção de proporcionar aos permissionários maior movimentação com a renovação de suas mercadorias para atender a alta, que vem justamente devido ao período junino, o Centro Comercial de Arcoverde - Cecora realizará o I Festival de Moda.

O evento acontece nos pavilhões do Centro de 04 a 16 de maio e conta com as novas tendências do mundo da moda.

No pavilhão um, podem-se encontrar roupas adultos masculinas e femininas, já os calçados ficam no pavilhão dois e roupas infantis de 0 a 16 anos de idade estão no pavilhão três.
“Desde o inicio da nossa gestão estamos incentivando este tipo de ação no Centro Comercial. Esses eventos movimentam a economia não só do Cecora, como da nossa cidade.”, declara a prefeita Madalena Britto.

ASCOM


Fundo de Quintal traz a turnê "Só Felicidade" pela 1ª vez ao Recife

abril 29, 2015

Projeto inclui CD/DVD com mesmo título, e é alusivo as comemorações de mais de 35 anos de sucesso do grupo. 



O mais premiado e respeitado grupo de samba e pagode da história do país, o Fundo de Quintal tem mais de 35 anos de sucesso na Música Popular Brasileira. Para comemorar a data, o grupo circula pelo país com a turnê "Só Felicidade", que inclui CD/DVD, e chega ao Recife pela 1ª vez, no palco do Manhattan Café Theatro em dois dias de shows, na sexta (15) e sábado (16), a partir das 21h. Os Garçons Cantores, como de costume, são os responsáveis pela abertura das noites. 

O grupo apresenta grandes clássicos, como “Lucidez”, “Nosso Grito”, “Frasco Pequeno”, “Fada”, “Chuá Chuá”, “O Show Tem Que Continuar”, “Parabéns Pra Você”, “A Amizade”, “Batucada dos Nossos Tantãs”, “E Eu Não Fui Convidado”, “Boca Sem Dente”, “Ô Irene”, “Do Fundo do Nosso Quintal”, “Só pra Contrariar”, “Miudinho, meu bem”, “Falso Herói”, “Vai Lá Vai Lá” e “Parabéns pra Você”.

O CD e DVD "Só Felicidade" foi gravado após o Carnaval de 2014, e contou com a produção de Rildo Hora e vários convidados. “O projeto tem o ofício de nos entreter com seu canto, seu gingado e sua magia, de reunir em torno de suas vozes a felicidade de ser o samba, de fazê-lo andar com passos firmes em direção a todas as casas, todas as ruas, todas as festas, todas as gentes”, revela Mário Sérgio, vocalista do grupo. 

Fundo de Quintal surgiu a partir do bloco carnavalesco Cacique de Ramos, da cidade do Rio de Janeiro, e tornou-se referência original no sub-gênero pagode. Ele é o berço de diversos artistas, como Jorge Aragão, Sombrinha, Almir Guineto, Arlindo Cruz, Walter Sete Cordas, Cléber Augusto e Neoci e padrinho das gerações de sambistas que vieram depois.

Na trajetória do grupo, constam 32 CDs (15 discos de ouro e 4 discos de platina), 3 DVDs, 17 Prêmios da Música Brasileira - Categoria Melhor Grupo de Samba, 4 Edições do Troféu Raça Negra - Categoria Melhor Grupo de Samba e temporadas na Europa, EUA, Japão e África. 

Serviço:

Shows de Fundo de Quintal – Turnê Só Felicidade
Local: Manhattan Café Theatro
Datas: Sexta (15) e Sábado (16)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 130,00

Tatiana Messas

II Viva Dominguinhos contará com reforços em toda sua estrutura

abril 29, 2015

Festival será aberto nesta quinta-feira e reunirá grandes nomes do autêntico forró


Foto: Amannda Oliveira

Garanhuns preparou um esquema de trabalho especial para o II Viva Dominguinhos. O evento, que será aberto, oficialmente, nesta quinta-feira (30), contará com reforço especial na área de serviços públicos, saúde, segurança e trânsito. Uma ação de combate à violência contra a mulher também será realizada durante os três dias de festa. Em 2014, primeiro ano do tributo a José Domingos de Moraes, o público total ficou estimado em 70 mil pessoas. A expetativa, para este ano, é superar o número de pessoas nos dois polos – Praça Cultural e Espaço Colunata.

A Secretaria de Saúde, por meio da Atenção Básica, terá esquema de plantão, disponibilizando uma ambulância com um profissional do nível técnico de enfermagem. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também dará apoio aos atendimentos de saúde com duas ambulâncias, uma Unidade de Suporte Básico (USB), que contará com um técnico de enfermagem, e uma Unidade de Suporte Avançado (USA), com um médico e um enfermeiro. Os serviços acontecerão no turno de 21h às 3h, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. Para garantir a qualidade do que será consumido pelo público, a Vigilância Sanitária Municipal estará fiscalizando os comerciantes de bebidas e alimentos na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, e em torno dela, das 21h às 2h, durante todo o evento.

Com a finalidade de fornecer informações e orientações sobre o combate à violência contra a mulher, das 21h às 23h, uma equipe da Secretaria da Mulher estará à disposição dos interessados, na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, para possíveis esclarecimentos. No Espaço Colunata, centro da cidade, uma equipe também estará nos dias 1 e 2 de maio, das 11h às 13h. O Conselho Tutelar vai, novamente, atuar na fiscalização de crianças e adolescentes.

Numa parceria, a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuarão nas áreas de segurança e trânsito. Oito agentes de trânsito e 10 orientadores estão escalados para trabalharem nas principais vias da cidade.  A PRF vai aumentar seu efetivo com mais três policiais federais nas operações nas rodovias que dão acesso ao município. A Polícia Militar trabalha com 300 homens, incluindo o apoio da Rocam, Cavalaria e o Batalhão de Trânsito. Já a Polícia Civil terá um escrivão, quatro agentes e um delegado.

A Secretaria de Serviços Públicos e Obras vai atuar na intensificação da limpeza dos atrativos turísticos da cidade. A Praça Cultural Mestre Dominguinhos, principal polo do evento, receberá contêineres, tendo sua limpeza feita todos os dias a partir das 6h e vistoria no fim da tarde.

ASCOM

Coleta de resíduos sólidos é discutida entre Secretaria de Meio Ambiente e UFRPE em Garanhuns

abril 29, 2015
Na manhã desta quarta-feira (29), a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns (Semarh), promoveu uma reunião entre a direção da Unidade Acadêmica da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE) e a Associação dos Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida (Asnov). A negociação entre os dois órgãos, com o objetivo de aproveitar os resíduos sólidos gerados na instituição de ensino, foi a principal pauta.

De acordo com o secretário Renato Mattos, a Prefeitura de Garanhuns, atualmente, atua, voluntariamente, no recolhimento dos resíduos sólidos – principalmente seus grandes geradores, como órgãos públicos, universidades e empresas. “A legislação ambiental diz que o gerador desses resíduos é o responsável pela sua logística até o destino final, ou seja, cabe ao grande gerador destinar adequadamente, o seu próprio lixo”, destaca o titular da pasta.

Na oportunidade, o professor e membro da Comissão de Sustentabilidade, Paulo Dill explicou como será o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da UAG/UFRPE – que se encontra em elaboração. Ele também ressaltou que a unidade implantará a plena coleta seletiva com separação de todos os resíduos para destinação de compostagem, reciclagem e entrega ao aterro sanitário da parte inaproveitável.

Também estiveram presentes, na ocasião, a conselheira fiscal da Asnov, Núbia Bezerra de Almeida; a presidente da associação, Fabiana Maria de Sales; Valdeline Cardoso de Oliveira, representante da Direção Administração da UAG; e o assessor técnico do Instituto Tecnológico de Pernambuco (Itep), Stoni Costa, que evidencia a importância dessas discussões. “Reuniões como essas é que fazem com que nós possamos esclarecer o papel de cada instituição e direcionar ações necessárias para que todos cumpram suas obrigações legais”, pontuou.

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Garanhuns vai continuar realizando reuniões com a proposta de popularizar a legislação ambiental e ideias de sustentabilidade. A ação conta com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE).

Coleta imediata – A Associação de Catadores de Papel, Papelão e Material Reciclável Nova Vida vai enviar uma proposta com as intenções da prestação de serviços de destinação final dos resíduos. Há, ainda, a possibilidade de coleta imediata dos materiais dentro do campus com o caminhão da associação.

Cloves Teodorico

Coco Trupé completa 06 anos com festa

abril 29, 2015
Foto: Amannda OIiveira

No próximo dia 02 de maio o Coco Trupé Arcoverde completa 06 anos de história e vai festejar com muita música, teatro e o encontro de gerações do coco de Arcoverde. A festa acontecerá na sede do grupo, no São Miguel e terá a presença do Teatro de Retalhos à partir das 18h, Noé Lira, Forró do Candeeiro, Coco Raízes de Arcoverde e o Coco das Irmãs Lopes.
Outras atrações ainda devem ser confirmadas. Em breve mais informações.

Parabéns a este grupo querido que tanto enriquece a cultura arcoverdense.

Amannda Oliveira

Assista ao trailer de Disney Descendants

abril 28, 2015

Disney Descendants traz os filhos de quatro dos mais medonhos vilões da Disney,Malévola, Rainha Má, Cruela de Vill e Jafar, que cresceram e vão para a escola 


Malévola, Rainha Má, Cruela de Vill e Jafar, quatro dos mais medonhos vilões da Disney, tiveram filhos e agora os quatro descendentes vão começar a frequentar o ensino médio no novo filme do canal Disney Channel!


O telefilme “Descendants” ganhou hoje seu primeiro trailer, que explica mais ou menos a história e apresenta um pouquinho da personalidade de cada um dos herdeiros dos vilões.


No filme, os filhos dos vilões começam a frequentar o ensino médio depois que o filho da Bela e da Fera assume o trono do Reino e decreta o perdão de todos os descendentes.

Mal (Dove Cameron), a filha de Malévola (Kristin Chenoweth), como o nome já diz é uma patricinha do mal que não tem problema em lançar feitiços nas coleguinhas de escola.

Evie (Sofia Carson), a filha da Rainha Má (Kathy Najimy), é a mais vaidosa do grupo, só pensa em ficar linda para arrasar com os príncipes.

Já Jay (Booboo Stewart), filho de Jafar (Maz Jobrani), é aquele bad boy sedutor, adora mostrar os braços e sai roubando o que tiver no caminho.

Por fim, temos Carlos (Cameron Boyce), filho da Cruela de Vill (Wendy Raquel Robinson), que é bem mimado e tem sérios problemas com filhotes de cachorro.

“Descendants” ainda não tem data para estrear no Disney Channel.

Fonte: Papel Pop

Arcoverde enche os olhos do público ao lançar o São João no Bairro do Recife

abril 28, 2015
Foto: David Mayer

No último domingo (26), o Marco Zero da capital pernambucana ficou, digamos, mais sertanejo. É que o município de Arcoverde participou da programação do Recife Antigo de Coração, ação realizada pela Prefeitura do Recife uma vez ao mês.

“Antes realizavamos um evento num local fechado e agora, optamos em fazer aqui no Recife Antigo e agregamos um valor mais democrático”, garante a prefeita Madalena Britto, que apostou no formato do evento para levar uma amostra do São João de Arcoverde, que,  esse ano, acontece entre os dias 19 e 28 de junho.

Para começar os festejos, Arcoverde levou para o Bairro do Recife o típico arraial do Sertão com um espaço com ferinha típica, exposição de imagens, artesanatos e muito xote, xaxado e baião, ritmos importantes da cultura nordestina que compõem o tema da festa deste ano: “O Reino do Baião na Capital do São João”.

                                                                      Foto: David Mayer

Pela manhã, os ciclistas presentes  curtiram cada detalhe do cenário e aproveitaram para realizar várias fotografias. Muitos deixaram as bicicletas de lado e foram curtir a ambientação. “O ambiente chamou minha atenção porque é Arcoverde. Minha família é de lá, todo ano passo São João no Interior e o que gostei mais foi de ter um evento para ressaltar essa festa da cidade que é muito boa”, pontuou o estudante Adriano Padilha.
Por volta das 14h30, o Boi Maracatu, tri-campeão do Carnaval do Recife, entrou em cena no Marco Zero, chamando a atenção pelo teatro rítmico em que a valorização das tradições sertanejas são postas em cena. Na apresentação, personagens que permeiam a cultura popular interiorana interagem em dança com um boi, que saiu aplaudidíssimo pelas ruas do Bairro do Recife.

Foto: David Mayer

Depois, no palco central do Marco Zero, foi a vez dos forrozeiros homenageados do São João 2015 de Arcoverde entrarem em cena. Paulinho Leite, Mazinho, Wagner Carvalho e George Silva cantaram os grandes clássicos do forró, reforçando o convite ao público para conhecer a festa junina no município.
O encerramento da festa também teve gosto de tradição, com a participação do Coco Raízes de Arcoverde. O publico compareceu e prestigiou com muita dança na batida do tamanco. Ninguém ficou parado. 

ASCOM

Governo de Pernambuco lança convocatória nacional do 8º Festival de Cinema de Triunfo

abril 28, 2015

O 8º Festival de Cinema de Triunfo, é um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro e acontece em agosto

Foto: Fundarpe

Um dos mais importantes eventos do audiovisual brasileiro dá o pontapé inicial para a sua edição de 2015. É o 8º Festival de Cinema de Triunfo, que acontecerá em agosto, no Cine Theatro Guarany, e pretende reunir, em pleno Sertão do Pajeú, realizadores e recentes produções fílmicas de todo o país. O Governo de Pernambuco, através da Secult-PE/Fundarpe, lançou a convocatória nacional do festival, que estará com inscrições abertas para todo o Brasil, no período de 5 de maio a 5 de junho de 2015 .

Este ano, o Festival de Cinema de Triunfo traz uma novidade: os realizadores poderão encaminhar seus filmes para seleção tanto no formato físico (sendo entregue na sede da Fundarpe ou via Correios) como virtualmente, através do envio da ficha de inscrição e o link do filme inscrito em plataformas como Vimeo ou Youtube. De acordo com Milena Evangelista, coordenadora geral do Festival, “a iniciativa vai favorecer a participação de realizadores de diversas regiões do país, garantindo uma programação mais diversa, apresentando diferentes realidades e estéticas da atual produção cinematográfica brasileira”, destaca.

Os participantes vão concorrer a um total de R$ 40 mil em prêmios nas categorias: Longa-metragem nacional, Curta-metragem nacional, Curta-metragem pernambucano, Curta-metragem infanto-juvenil e Curta-metragem dos Sertões. Os vencedores serão escolhidos pelo júri oficial e também por um júri popular, formado por 20 professores e estudantes da rede pública que participarão de uma oficina de crítica cinematográfica na semana pré-festival.

Uma das marcas do evento é a oferta de atividades de formação cultural com o público da região, característica que será reforçada este ano, através da promoção de oficinas e rodas de diálogo.

Importante vitrine para cineastas pernambucanos, com recorte específico para a produção sertaneja, o Festival de Cinema de Triunfo está consolidado no circuito nacional do cinema independente. A cada edição, a programação envolve o público, dinamiza o Cine Theatro Guarany e movimenta a economia e o turismo cultural no Sertão do Pajeú.

Acesse AQUI a convocatória e a Ficha de Inscrição.

Fundarpe

Morre, aos 82 anos, o ator e diretor Antônio Abujamra

abril 28, 2015

Mais uma perda importante para o teatro, a TV e o cinema. Morreu na manhã desta terça-feira (28), aos 82 anos, o ator e diretor Antônio Abujamra. Ele foi encontrado morto pelo filho André, em seu apartamento em São Paulo e a causa da morte ainda é desconhecida.

Antônio Abujamra comandava o programa Provocações da TV Cultura, que estreou na emissora no ano 2000. Abujamra deixa três filhos, o ator e músico André Abujamra e as filhas Clarisse Abujamra e Iara Jamra, ambas atrizes.

Trajetória

Antônio Abujamra ficou conhecido pela irreverência de suas encenações e por seu humor crítico em relação a tabus sociais. Seu primeiro trabalho foi com teatro amador, na peça Assim é Se Lhe Parece, no Teatro Universitário de Porto Alegre.

Na extinta TV Tupi, foi um dos principais diretores e também iniciou sua carreira de destaque como ator.

Participou do júri do Festival Mundial de Televisão em Mônaco, como o único latino-americano convidado, no ano de 1998.

Na TV, entre outros sucessos, dirigiu as novelas Ninho da Serpente (1982) e Os Ossos do Barão (1997). Como ator, teve um papel hilário como Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, da Globo, além de integrar o elenco de Cortina de Vidro (1989), Amazônia (1992), Andando nas Nuvens (1999), Terra Nostra (1999), entre outras.

No teatro destacaram-se Volpone", de Ben Johnson; Hair, de George Ragni e James Rado; A secreta Obscenidade de CadaDdia, de Manuel Antonio de la Parra, Retrato de Gertrude Stein Quando Homem, texto que ele escreveu sobre a vida e obra da autora, e O inferno são os outros, de Sartre.

Foi homenageado com o Prêmio Juscelino Kubitschek de Oliveira, pela direção de A Cantora Careca, de Eugène ionesco, em 1959; Melhor Ator na peça O Contrabaixo, de Patrick Suskind 1987/1995); Kikito de Ouro no Festival de Gramado de 1989 pelo filme Festa; Troféu APCA como melhor ator de TV pelo papel de Ravengar na novela Que Rei Sou Eu?, em 1989 e Prêmio Lifetime Achievement, como diretor, no XI Festival Internacional de Teatro Hispânico em Miami (1998).

O Fuxico.com

Em Arcoverde, Secretaria de Saúde inicia Campanha de Vacinação contra a gripe

abril 27, 2015

Meta da Prefeitura é vacinar 17 mil pessoas


A Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Saúde de Arcoverde – por meio do Programa Municipal de Imunizações – começa nessa segunda-feira, dia 27, a Campanha de Vacinação contra a Gripe. 

Este ano a meta é vacinar mais de 17 mil pessoas até o dia 22 de maio. A população alvo a ser vacinada é: idosos, gestantes, crianças de 6 meses a menores de 5 anos, trabalhadores da área de saúde, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis, puérperas e funcionários do sistema prisional. Estas pessoas devem procurar uma unidade Básica de Saúde (UBS), para receber sua dose.

As vacinas estão disponíveis nas UBS, da zona urbana e rural de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Vale lembrar que quem for tomar a dose deverá se dirigir as unidades de saúde munido do cartão de vacinação.

ASCOM

Eis a capa do novo CD de Lira " O Labirinto e o Desmantelo"

abril 27, 2015
Foto:Renan Costa lima

O poeta, cantor e compositor José de Paes Lira, usou as redes sociais para apresentar a capa do seu mais novo disco " O Labirinto e o Desmantelo" cuja arte é de Renan Costa Lima. O novo disco será apresentado em turnê em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Fortaleza , João Pessoa e Recife. O artista convidou vários críticos para  uma audição do seu disco e apresentou as críticas feitas por eles em vídeos postados nas redes.

Lira se apresenta no Recife no dia 15 de maio, no Baile Perfumado. Este é o segundo trabalho solo do artista que fez parte do Cordel do Fogo Encantado. 

Amannda Oliveira

Gildo Moreno é o homenageado da Quadrilha Portal do Sertão em 2015

abril 25, 2015
Foto: Amannda Oliveira

O decorador e cerimonialista Rafael Farias,  lançou na noite de ontem (24), o tema e o homenageado de 2015 da Quadrilha Portal do Sertão que no seu segundo ano homenageará o sanfoneiro Gildo Moreno. A quadrilha que mais uma vez abrirá os festejos juninos de Arcoverde, vem com o tema "A Promessa de Severino Boca Grande e a Sanfona de Ouro".

Foto: Amannda Oliveira

O Homenageado:

Gildivan Moreno de Souza, nasceu em Belém de São Francisco-PE no dia 21 de dezembro de 1945. Começou a tocar sanfona com 9 anos de idade, e aos 12 anos por se revelar um imitador com muita perfeição do cantor Luiz Gonzaga “Rei do Baião” foi presenteado por seu pai com uma sanfona de 48 baixos.
Gildão, como era conhecido, foi convidado aos 15 anos pelo “Rei do Baião” que passava por sua cidade de passagem para acompanha-lo em suas andanças até o Rio de Janeiro. Fundou a sua própria banda musical conhecida como “Os Sombras”, que foi sucesso por muito tempo em toda a região pernambucana, baiana e na Paraíba. A partir daí a Banda recebeu o nome de “Super Som 3° Grau”, época em que gravou o seu primeiro compacto musical intitulado Ritmos. 

Em 2001, Gildivan Moreno de Souza deixa a sua terra natal e parte em busca de aprimorar o seu dom e suas qualidades artísticas, passando a residir em Arcoverde. Participou de vários programas de televisão, divulgando a música nordestina, na TV Diário, em Forrobodó, nordestinando com Sirano e Sirino, dentre outros, gravando e divulgando seus Cds. Ao longo de sua carreira gravou 2 compactos, 4 LPs e 4 Cds, sendo um deles gravado ao vivo. 

Nas comemorações do centenário de Belém, em Maio de 2003, Gildo Moreno foi uma das atrações e em praça pública fez uma grande apresentação, interagindo com o público como sempre fazia e com a presença de palco e simpatia habitual. Aquele show seria sua última performance na sua terra, uma despedida digna do grande artista que sempre foi; agasalhado com o gibão, chapéu de couro, abraçado com a sanfona e soltando sua inconfundível voz para uma plateia que lotava a avenida, reverenciando um legítimo herdeiro do reino de Gonzagão. 

Gildo Moreno realizou sua última apresentação no centenário de Belém em maio de 2003 


 Foto: Amannda Oliveira

 Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Informações sobre Gildo Moreno do blog do Professor Lano Pires.

Amannda Oliveira

Torta Caprese (de amêndoas com chocolate)

abril 25, 2015

Torta de chocolate de dar água na boca


Vai fazer um jantar especial e não sabe o que servir como sobremensa? A receita deste torta deliciosa vai resolver o seu problema. Sobremesa daquelas de fazer todo mundo elogiar, essa torta de chocolate não leva farinha de trigo – no lugar, amêndoas – e fica pronta em menos de uma hora. Receita da Bráz Trattoria, em São Paulo
Ingredientes
  • 3 xícaras de chá farinha de amêndoas (basta triturar as amêndoas no processador e peneirar)
  • 1 xícara de chá bem cheia açúcar
  • 6 ovos
  • 1 xícara de chá manteiga sem sal
  • 300 g chocolate 70% cacau em barra
  • ½ xícara de chá açúcar de confeiteiro
Como fazer
Em microondas, derreta o chocolate (barra) e a manteiga. Em outra vasilha, bata os açúcares e ovos na batedeira em velocidade baixa. Acrescente a manteiga e o chocolate derretidos e depois a farinha de amêndoas. Mexa bem devagar.
Coloque em forma de fundo falso, untada com manteiga e polvilhada com chocolate em pó. Asse a 160ºC, em forno preaquecido, por 50 minutos. Para finalizar, polvilhe com açúcar e confeiteiro.
Gastrolândia

Star Wars: Episódio VII - O Despertar da Força, confira o primeiro trailer

abril 24, 2015

Star Wars primeiro trailer finalmente divulgado


Foi divulgado o primeiro trailer de Star Wars: Episódio VII – O Despertar da Força, dirigido por J.J. Abrams.
O longa que ainda não foi roteirizado será estrelado por John Boyega, Domhnall Gleeson, Daisy Ridley, Oscar Isaac, Lupita Nyong’o, Andy Serkis, Adam Driver, Gwendoline Christie e Max von Sydow e, claro, Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill.

O filme chega aos cinemas em 17 de dezembro.

Amannda Oliveira

Conheça o My Idol, app para iPhone e Android que transforma usuário em desenho

abril 24, 2015

My Idol, só está disponível em chinês e cria desenhos 3D a partir da foto do usuário



Uma nova febre está invadindo iPhones e celulares Android pelo mundo. O app do momento chama-se My Idol, que só está disponível em chinês e cria desenhos 3D a partir da foto do usuário. Mesmo com resultados "bizarros", o aplicativo está entre os itens mais pesquisados no momento.

O funcionamento é relativamente simples. Você tira uma selfie, importa a imagem para o app e ele te transforma em desenho. Daí, basta adicionar roupas, cenários e movimentos para criar animações divertidas.

Na prática, porém, o app desenvolvido pela Huanshi tem deixado algumas pessoas um tanto confusas. Além da barreira do idioma, ele frequentemente troca o gênero do fotografado, como relatado por diversos usuários.


Essa característica desengonçada – pelo menos para nós ocidentais – não é um empecilho para o uso. Pelo contrário: as pessoas têm curtido os resultados inesperados, que são meio assustadores e maravilhosos ao mesmo tempo. Não por acaso, redes sociais como Twitter, Instagram, Tumblr e Vine têm recebido uma enxurrada de desenhos feitos no My Idol
Via Kotaku 

Ibama autoriza redução da vazão de barragem no São Francisco

abril 24, 2015

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu autorização especial para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciar os testes de redução da vazão de água da barragem de Sobradinho, no rio de mesmo nome, de 1.000 para 900 metros cúbicos por segundo. A barragem, localizada no estado da Bahia, fica próxima aos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), atualmente prejudicados pela escassez de água.

— A  redução da vazão de água despachada da usina de Sobradinho para a de Paulo Afonso irá aumentar o volume de água do lago e acalmar as mais de 100 mil famílias pernambucanas e baianas que vivem e produzem na região do Vale do São Francisco. Com isso, também tranquilizaremos a economia nos perímetros irrigados, que vinha convivendo com a assombração de uma potencial crise hídrica que afetaria, sobremaneira, a produção de frutas no Vale — afirmou o senador ao comemorar a decisão.

A região, também conhecida como Semimédio do São Francisco, é considerada o maior polo de agricultura irrigada do Nordeste. Com 30 mil hectares utilizados para produção de frutas, ela movimenta anualmente perto de R$ 2 bilhões, gera cerca de 200 mil postos de trabalho e responde por mais de 90% das exportações brasileiras de uva e manga.

A redução da vazão de água da barragem de Sobradinho foi um dos principais temas discutidos na audiência pública realizada em Petrolina, no dia 10, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).

Fernando Bezerra Coelho defende “fortes investimentos”, ainda neste ano, para revitalizar o Rio São Francisco. Entre eles, cita a construção de mais barragens, a recuperação da mata ciliar do rio e o desenvolvimento de projetos que também contribuam para o aumento do volume de água do rio, como a transposição do Rio Tocantins para o São Francisco.

Agência Senado

Secretaria de Saúde abre seleção para gestores de Geres

abril 24, 2015

A Secretaria de Saúde de Pernambuco abriu seleção simplificada para gestores de Geres


A Secretaria Estadual de Saúde (SES) abriu inscrições para a seleção pública simplificada para os cargos comissionados de gerentes Regionais de Saúde. As inscrições seguem até o dia 04 de maio e devem ser realizadas de forma presencial, na sede da Secretaria Estadual de Saúde ou na sede das doze Geres, de acordo com o edital publicado no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (23/04). Confira o EDITAL.

Desde 2011, a escolha de todos os gerentes de Geres passou a ser realizada a partir de seleção pública, por meio do Decreto 36.107 de 20 de janeiro de 2011, coordenada por uma Comissão Técnica de Busca formada por representantes da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE) e Estação Observatório de Recursos Humanos em Saúde do CNPQ - Fundação Oswaldo Cruz, além de três representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

Para participar da seleção, os candidatos devem ter diploma de nível superior; experiência comprovada, de no mínimo três anos, no Sistema Único de Saúde (SUS); e tenham ocupado cargo de gestão na área de saúde, pública ou privada, nos últimos quatro anos.

A seleção será realizada em duas etapas, ambas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira constará de análise curricular e apresentação de um plano de gestão para a Gerência Regional de Saúde (Geres). Os três primeiros candidatos classificados por Geres, na primeira etapa, participam da segunda fase, que consiste de uma entrevista. A divulgação do resultado final será no dia 29 de maio, no site da SES.

ASCOM

Nádia Maia na Macareta de Feira de Santana

abril 24, 2015

Forrozeira Nádia Maia leva o forró pernambucano para a Bahia


A cantora Nádia Maia se apresenta no próximo sábado no Micareta, o primeiro carnaval fora de época do Brasil que acontece em Feira de Santana, cerca de 100 quilômetros de Salvador. 

A festa que começou ontem terá cerca de 150 atrações de todos os ritmos animando o público. A cantora sairá no bloco de Márcia Porto no Bloco Forró Folia. No repertório músicas como Frevo mulher, Xote das Meninas, Cometa Mambembe, Pagode Russo, dentre outras. 

Amannda Oliveira

Exposição " Vestido de Rio" de Clarissa Dutra traz a poesia de Ascenso Ferreira

abril 24, 2015

Artista se inspirou no texto " Misticismo 2" de Ascenso Ferreira


Será reaberta a exposição "Vestido de Rio" de Clarissa Dutra que traz em fotografias em preto e branco , um olhar sobre o que há de feminino e transitório em Ascenso. Um olhar sobre o que passa, seja rio ou seja moça, sempre desejando de que aquilo não vá, mas permaneça, ao menos na memória. A inspiração veio através do poema “Misticismo n.2″.

É uma releitura fotográfica da obra de Ascenso Ferreira (1895-1965), poeta natural de Palmares, foi de extrema importância para o resgate e a manutenção da sua importância como um poeta de obra curta, mas que cantou o nosso Estado de forma tão marcante. O rio Capibaribe é plano de fundo e personagem principal, assim como parece ser o Recife, sempre presente, compondo a paisagem de forma grandiosa mas também silenciosa. Essencial, mesmo que seja em segundo plano, precisa estar ali. Em Vestido de Rio, as mulheres de Ascenso são mergulhadas e refletidas na sua correnteza, porque dissociá-las do traço mais marcante do poeta seria diminuir sua poesia.

A exposição acontecerá no Espaço Nabuco (Rua Conselheiro Nabuco, 530, Casa Amarela – Recife/PE), até o dia 12 de maio das 9h às 12h e das 13h às 16h. 

MISTICISMO 2

Na paisagem da rua calma, 
tu vinhas vindo... vinhas vindo... 
e o teu vestido era tão lindo 
que parece que tu vinhas envolvida na tu'alma...

Alma encantada; 
alma lavada 
e como que posta ao sol para corar...

E que mãos misteriosas terão feito o teu vestido, 
que até parece o de Maria Borralheira, 
quando foi se casar!...

— Certamente foi tecido 
pelas mãos de uma estrela fiandeira, 
com fios de luz, no tear do luar... 
no tear do luar...

O teu vestido que parece o de Maria Borralheira 
quando foi se casar...

— "Cor do mar com todos os peixinhos!... 
— Cor do céu com todas as estrelas!"

E vinhas vindo... vinhas vindo... 
na paisagem da rua calma, 
e o teu vestido era tão lindo 
que parece que tu vinhas envolvida na tu'alma...

Ascenso Ferreira
Do livro: "Poemas de Ascenso Ferreira", Nordestal Editora, 1995, PE 

Amannda Oliveira

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.