Advertisement

Facebook

Gildo Moreno é o homenageado da Quadrilha Portal do Sertão em 2015

Foto: Amannda Oliveira

O decorador e cerimonialista Rafael Farias,  lançou na noite de ontem (24), o tema e o homenageado de 2015 da Quadrilha Portal do Sertão que no seu segundo ano homenageará o sanfoneiro Gildo Moreno. A quadrilha que mais uma vez abrirá os festejos juninos de Arcoverde, vem com o tema "A Promessa de Severino Boca Grande e a Sanfona de Ouro".

Foto: Amannda Oliveira

O Homenageado:

Gildivan Moreno de Souza, nasceu em Belém de São Francisco-PE no dia 21 de dezembro de 1945. Começou a tocar sanfona com 9 anos de idade, e aos 12 anos por se revelar um imitador com muita perfeição do cantor Luiz Gonzaga “Rei do Baião” foi presenteado por seu pai com uma sanfona de 48 baixos.
Gildão, como era conhecido, foi convidado aos 15 anos pelo “Rei do Baião” que passava por sua cidade de passagem para acompanha-lo em suas andanças até o Rio de Janeiro. Fundou a sua própria banda musical conhecida como “Os Sombras”, que foi sucesso por muito tempo em toda a região pernambucana, baiana e na Paraíba. A partir daí a Banda recebeu o nome de “Super Som 3° Grau”, época em que gravou o seu primeiro compacto musical intitulado Ritmos. 

Em 2001, Gildivan Moreno de Souza deixa a sua terra natal e parte em busca de aprimorar o seu dom e suas qualidades artísticas, passando a residir em Arcoverde. Participou de vários programas de televisão, divulgando a música nordestina, na TV Diário, em Forrobodó, nordestinando com Sirano e Sirino, dentre outros, gravando e divulgando seus Cds. Ao longo de sua carreira gravou 2 compactos, 4 LPs e 4 Cds, sendo um deles gravado ao vivo. 

Nas comemorações do centenário de Belém, em Maio de 2003, Gildo Moreno foi uma das atrações e em praça pública fez uma grande apresentação, interagindo com o público como sempre fazia e com a presença de palco e simpatia habitual. Aquele show seria sua última performance na sua terra, uma despedida digna do grande artista que sempre foi; agasalhado com o gibão, chapéu de couro, abraçado com a sanfona e soltando sua inconfundível voz para uma plateia que lotava a avenida, reverenciando um legítimo herdeiro do reino de Gonzagão. 

Gildo Moreno realizou sua última apresentação no centenário de Belém em maio de 2003 


 Foto: Amannda Oliveira

 Foto: Amannda Oliveira

Foto: Amannda Oliveira

Informações sobre Gildo Moreno do blog do Professor Lano Pires.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...