Advertisement

Facebook

Ibama autoriza redução da vazão de barragem no São Francisco


O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) informou que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) emitiu autorização especial para a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) iniciar os testes de redução da vazão de água da barragem de Sobradinho, no rio de mesmo nome, de 1.000 para 900 metros cúbicos por segundo. A barragem, localizada no estado da Bahia, fica próxima aos municípios de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA), atualmente prejudicados pela escassez de água.

— A  redução da vazão de água despachada da usina de Sobradinho para a de Paulo Afonso irá aumentar o volume de água do lago e acalmar as mais de 100 mil famílias pernambucanas e baianas que vivem e produzem na região do Vale do São Francisco. Com isso, também tranquilizaremos a economia nos perímetros irrigados, que vinha convivendo com a assombração de uma potencial crise hídrica que afetaria, sobremaneira, a produção de frutas no Vale — afirmou o senador ao comemorar a decisão.

A região, também conhecida como Semimédio do São Francisco, é considerada o maior polo de agricultura irrigada do Nordeste. Com 30 mil hectares utilizados para produção de frutas, ela movimenta anualmente perto de R$ 2 bilhões, gera cerca de 200 mil postos de trabalho e responde por mais de 90% das exportações brasileiras de uva e manga.

A redução da vazão de água da barragem de Sobradinho foi um dos principais temas discutidos na audiência pública realizada em Petrolina, no dia 10, pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA).

Fernando Bezerra Coelho defende “fortes investimentos”, ainda neste ano, para revitalizar o Rio São Francisco. Entre eles, cita a construção de mais barragens, a recuperação da mata ciliar do rio e o desenvolvimento de projetos que também contribuam para o aumento do volume de água do rio, como a transposição do Rio Tocantins para o São Francisco.

Agência Senado

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...