Avaliando a Folia dos Bois em Arcoverde

fevereiro 28, 2017


Quem me conhece sabe que eu tenho um orgulho imenso de ser arcoverdense e pernambucana então nem se fala. Nasci no lugar certo, tenho orgulho do que sou e do meu povo. Durante o último mês gravei com bois, ursos e brincantes da minha terra para o Blog Falando Francamente. E fiquei na minha terra neste carnaval, o que não acontecia há algum tempo. Eu prometi a eles que ficaria, que seria jurada (nunca sofri tanto), e que estaria aqui para ver o resultado de tudo o que pude ver de perto. E se existem duas palavras que me definem hoje são ORGULHO E EMOÇÃO. 



Sim, eu estou muito orgulhosa de cada um dos bois, ursos e brincantes desta terra. Eu sei do sacrifício que é chegar e se apresentar, eu conheço a história de cada grupo, as humilhações que alguns passaram e que já pensaram até em desistir. Que bom que não o fizeram, por que sem vocês não haveria carnaval. Este é o carnaval feito pelo seu povo, pela sua gente, montado pelas mãos calejadas, furadas de agulha ou sujas de cola quente. É o carnaval da família e das pessoas que ajudaram como puderam com um metro de tecido , com lanche, com amor. Por que meus amores , sem o amor com o qual cada BOI desse é pensado e produzido, nada absolutamente nada do espetáculo que vemos seria possível. 

A minha admiração por cada um, a minha emoção e o meu respeito a cada um. EVOÉ!

Amannda Oliveira

Bill Paxton sai de cena aos 61 anos

fevereiro 26, 2017
Morreu aos 61 anos, neste sábado, dia 25 de fevereiro, o ator americano Bill Paxton. Ele faleceu após complicações causadas por uma cirurgia.

Paxton ficou conhecido por papeis em grandes filmes como “Titanic”, interpretando o caçador de tesouros Brock Lovett, que descobre o diamante Coração do Oceano, e “Aliens, o Resgate”, além de ter protagonizado a série da HBO “Big Love” (ou “Amor Imenso”). Ele também participou de “Apollo 13”, “Twister”, “Agents of S.H.I.E.L.D.” e “No Limite do Amanhã”. Atualmente Paxton estava trabalhando em “Training Day” (“Dia de Treinamento”), no canal CBS.

Ele deixa a esposa Louise Newbury e dois filhos, James e Lydia.

Informações: Papel Pop

Multidão prestigia abertura do Carnaval de Buíque

fevereiro 26, 2017
 Foto: PC Cavalcanti

Na tarde deste sábado (25), Buíque abriu oficialmente a maior e melhor festa de Carnaval do interior de Pernambuco. Logo cedo, os foliões começaram a chegar para dançar ao som da orquestra de frevo. O pátio de eventos lotou e não houve nenhum incidente de violência. Isso mostra que o evento conta com uma preparação e organização bem sucedida.


                                                                         Foto: PC Cavalcanti

Mais uma vez Buíque mostra a força do brilho dos seus belos e eternos Carnavais. Pois, um Carnaval seguro e grandioso voltou ao coração dos buiquenses. A cidade está multicolorida, festiva e animada. O público de amanhã já cria expectativas para o show de Léo Santana que acontecerá às 16hs. Mas, o folião pode chegar mais cedo para apresentação da orquestra de frevo.

 Foto: PC Cavalcanti

Não devemos esquecer que além de música, o famoso banho de chuveirão acontece no meio da folia. Um Carnaval seguro, animado e rentável fará de Buíque novamente um polo. Quando o turista se lembrar de um grande evento, certamente Buíque virá à sua memória. Outro ponto relevante, é o lucro do comércio e essa geração de renda vai refletir no movimento durante dias após o evento.
Dessa forma, toda a cidade está se sentindo renovada pelas benfeitorias em obras, com a economia melhorada ou com o resgate da cultura.

PC Cavalcanti

Sábado de Zé Pereira foi do frevo ao manguebeat em Arcoverde

fevereiro 25, 2017

E o sábado de Zé Pereira em Arcoverde, foi marcado por muita animação, frevo, alegria, segurança e manguebeat. Isso mesmo, a capital do sertão teve uma noite repleta da musicalidade e cultura popular pernambucana. A concentração do tradicional Bloco de Zé Pereira saiu do São Geraldo em direção a Praça da Bandeira. A prefeita Madalena Britto e a vereadora Cybele Roa vieram junto no meio dos brincantes além de secretários e famílias inteiras.


A Folia dos Bois mostra a cada ano que a nossa tradição se renova na capacidade de se reinventar dos seus brincantes, mas também pelo encanto que desperta em crianças e adultos. Desfilaram o Bloco do Zé Pereira, a Cobra da Bexiga Lixa, A Boneca Emília, Dão Novaes e o Boi do Mangangá e o seu boneco gigante e grupos de bois e similares.


A prefeita Madalena Britto, falou da importância da tradição carnavalesca da Folia dos Bois elogiando os brincantes. Em seguida a homenageada do Carnaval 2017 , a Orquestra Super Oara deu um show com muitos ritmos pernambucanos como frevo, maracatu, caboclinho, ciranda e manguebeat. Elaque agradeceu a Madalena pela homenagem, se dizendo emocionado por tocar no carnaval da sua cidade.


Quem encerrou a noite foi a banda pernambucana Mundo Livre S/A comandada por Fred zero quatro. Fundado em Recife, em 1984, o grupo mistura influências de ritmos tradicionais como maracatu, caboclinho e ciranda ao rock, rap, música eletrônica, pop e funk. O show teve sucessos, como “Meu Esquema”, “Mexe Mexe”, “O Seu Suor e o Melhor de Você”.

Amanhã a festa começa às 11h com a apresentação da Orquestra de Frevo Metais de Ouro, no povoado da Ipojuca , também às 11h , a Orquestra de Frevo Impacto toca na Coahb II, na Boa Vista no Polo Emília em Folia quem se apresenta é a Banda Patrões da Farra. Na Praça da Bandeira, a festa começa às 16h  com Charles Theone, às 17h se apresenta o cantor e compositor Geraldo Maia, às 18h é a vez da Tribo Cordel subir ao palco. E às 20h é a vez da abertura do desfile oficial da folia dos ursos. As 20:30h quem desfile são os bois do grupo de acesso da folia dos bois.

Amannda Oliveira

Em Garanhuns, Bloco das Virgens atraiu multidão para a Avenida Rui Barbosa

fevereiro 25, 2017
 Foto: Aquilles Soares

Com muita irreverência, o tradicional Bloco das Virgens deu início às atividades do Carnaval 2017 em Garanhuns. O festejo popular, que já existe há mais de 30 anos na cidade, foi marcado por muita alegria e show especial da cantora garanhuense Kiara Ribeiro, em um trio elétrico que percorreu toda extensão da Avenida Rui Barbosa, encerrando a festa na Praça Cultural Mestre Dominguinhos. A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura, Secretaria de Comunicação Social, Secretaria de Saúde e Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes apoiou a festa, disponibilizando serviços para a realização do evento.

                                                                          Foto: Aquilles Soares


Atualmente, o bloco tem à frente como presidente de honra, o médico Ulisses Pereira. "Há 11 anos trabalhamos coordenando e angariando parceiros para este evento. É maravilhoso ver que em cada ano mais pessoas aderem ao desfile. Essa foi a nossa ideia inicial quando trouxemos o bloco das virgens para a avenida Rui Barbosa", declarou.

Sobre o comando da figura de "Priscila das Virgens", responsável pela animação dos foliões; o desfile inspirou a criatividade de muitas pessoas, que foram às ruas fantasiadas e puderam concorrer a premiação em  categorias a exemplo da virgem mais bela, cafuçu, mais original e rainha das virgens. Entre as candidatas estava Eduarda Andrade, que há seis anos participa da festa. "Sempre preparo minha fantasia com três meses de antecedência e este ano vim inspirada nas famosas chacretes", finalizou.

Após a premiação as virgens acompanharam o trio com a cantora Kiara Ribeiro por todo o percurso, até chegar à Praça Mestre Dominguinhos. A artista fez o público pular e dançar ao som de grandes sucessos do "axé music" com um repertório eclético. Ao longo do trajeto, o público chegou ao número de 10 mil pessoas, de acordo com a organização do evento. Famílias e grupos de amigos também aproveitaram para conhecer o famoso bloco, como foi o caso do técnico, Ewanney Leal. "Vim com a minha família morar em Garanhuns há pouco tempo. Graças a indicação de vários amigos pude conhecer pela primeira vez o desfile", finalizou.

Aquilles Soares

O aumento da blogosfera e a chamada comunicação alternativa

fevereiro 25, 2017
Não é preciso ser especialista para perceber o aumento da blogosfera no Brasil. Em tempos de internet , esse veículo que atua de forma rápida quando o assunto é notícia e redes sociais vem se destacando cada vez mais em um mundo que sempre foi dominado por poucos. Esse crescimento vem gerando incomodo para meios de comunicação que sempre reinaram absolutos. Existem muitos blogueiros dando um show em cima de muitos veículos tradicionais. 
O crescimento da categoria também gerou a necessidade de organização, da união e da busca cada vez mais frequente pela profissionalização e a democratização da mídia. Pode parecer pretensão, mas só em Pernambuco somos mais de 800 blogs, em estados como o Maranhão há mais de mil e quinhentos blogs sendo boa parte deles políticos. Em cada município há no mínimo 6 blogs com audiências diárias que variam de mil a mais de 20 mil acessos dependendo do nincho de atuação.
A blogosfera cresceu, se multiplicou e se organizou. Somos milhares de blogs, pelo país. Alguns organizados através de associações como a AblogPE , filiados por nincho ou filiados ao Barão de Itararé, que nos representa nacionalmente.
Mas , não basta apenas crescer. É preciso fazê-lo com qualidade, com competência e uma busca cada vez maior de profissionalização. Não basta só jogar matéria na rede , é preciso ter conteúdo de qualidade, layout funcional e profissional e postura ética. Temos responsabilidade nos nosso municípios com o que produzimos.  Os blogs são responsáveis por pelo menos 80% das notícias a respeito de uma cidade. E se podemos mostrar o nosso lugar ao mundo através da internet por que não? E por que não fazer bem feito? É preciso sim, prestar atenção na escrita, buscar cada vez mais conteúdo próprio e se capacitar sempre.
É preciso pensar globalmente, mas agir localmente. O que você escreve é visto no mundo. Basta olhar os países que leem seu blog, através dos relatórios. O seu trabalho não se resume só a sua cidade, mas você pode mostrá-la ao mundo de forma inteligente e com qualidade. 
É claro que não estamos aqui tirando a importância do jornal impresso, que abriu as portas e tem grande importância até hoje e muito menos das rádios tão próximas dos ouvintes. Mas, é fato que a blogosfera deu vez e voz a muita gente.  Cada um de nós com sua bandeira, com suas crenças, com suas lutas, estamos fazendo parte de uma revolução que caminha a passos largos, e é preciso estar atento aos sinais e as ferramentas disponíveis para não ficar pra trás. Como está o seu blog? Qual a sua contribuição para o seu município? O que você precisa mudar? Pense nisso.
Amannda Oliveira

Folia dos Bois em Arcoverde começa nesta sábado

fevereiro 25, 2017

E o tradicional Carnaval Folia dos Bois de Arcoverde começa nesta sábado. O tradicional Bloco do Zé Pereria que há mais de 30 anos abre oficialmente o carnaval, sai em cortejo do São Geraldo em direção à Praça da Bandeira onde à partir das 19h se apresenta a Orquestra de Frevo Metais de Ouro. Em seguida se apresentam Os Bonecandos, Troupe dos Pernas de Pau Garimpeiros da Arte, A Cobra da Bexiga Lixa e os grupos de Bois , ursos e similares.
A homenageada do Carnaval A Orquestra Super Oara se apresenta às 21h e quem encerra a noite é a Banda Munco LIvre S/A.

Amannda Oliveira

Galo da Madrugada é bloco de rua campeão em captação de recursos via Lei Rouanet

fevereiro 25, 2017

O Clube de Máscaras Galo da Madrugada, tradicional bloco de rua do carnaval de Pernambuco, é um exemplo de como o investimento em atividades artísticas movimenta a economia. O Galo é campeão entre os blocos de rua em captação de recursos de incentivo fiscal via Lei Rouanet, segundo pesquisa realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) nos estados onde a folia tem maior dimensão: Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia. 
 
O grupo pernambucano conseguiu captar, em 10 anos, R$ 5 milhões. Só para o carnaval de 2017, foram investidos R$ 100 mil em incentivos fiscais promovidos pela Rouanet. O valor corresponde a 10% do total gasto pelo bloco para o carnaval. O recurso tem retorno certo para a economia: promove geração de cerca de 24 mil empregos diretos e indiretos, segundo o presidente do bloco, Rômulo Meneses. Entre os profissionais envolvidos estão costureiras, figurinistas, vendedores, taxistas, técnicos de montagem de palco e camarotes, da rede hoteleira, entre outros. Apenas entre os artistas, são cerca de 1 mil pessoas envolvidas, anualmente. Com o slogan "o maior bloco da Terra", reúne cerca de 2 milhões de foliões pela Grande Recife. 
 
"O carnaval, um dos maiores espetáculos do planeta, é a atividade artística que mais movimenta a economia da cultura no Brasil", afirma o ministro da Cultura, Roberto Freire. Em todo o Brasil, as atividades turísticas ligadas à festa podem movimentar, em 2017, cerca de R$ 5,8 bilhões, segundo pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Só em Recife, serão investidos R$ 27 milhões no carnaval, sendo R$ 7 milhões captados junto à iniciativa privada. 
 
Em outras grandes cidades do País, o poder público e a iniciativa privada investem milhões para garantir o brilho da festa. No Rio de Janeiro, são esperados 1,1 milhão de turistas, que devem injetar R$ 3 bilhões na economia da cidade. Já em Salvador, a prefeitura capta R$ 30 milhões de recursos privados, que auxiliam no investimento total de aproximadamente R$ 50 milhões para garantir a oferta da infraestrutura para a festa em 2017. Em São Paulo, o investimento no carnaval será de R$ 15 milhões, vindos de patrocínio. 
 
O MinC está trabalhando na elaboração de um Atlas Econômico da Cultura Brasileira, que vai trazer dados específicos sobre a movimentação da economia na Cultura, com detalhamento sobre empreendimentos culturais, mercado de trabalho no setor, investimento público e comércio internacional de bens e serviços culturais. Os dados vão mostrar de que forma a produção cultural impacta a economia nacional e o que representa em termos de riquezas produzidas no País, onde estão os produtores culturais e o que fazem.

Minc

Carnaval do Recife começa com efeitos especiais e homenagens

fevereiro 25, 2017
 Foto: Clelio Tomaz/PCR


Uma noite de muita emoção, alegria e com muitas manifestações que evocam a cultura popular. A abertura do Carnaval do Recife 2017 foi marcada por uma emocionante homenagem ao mestre percussionista Naná Vasconcelos. O prefeito Geraldo Julio, acompanhado da primeira-dama, Cristina Mello, e do governador Paulo Câmara, prestigiou o primeiro dia do festejo momesco que reunirá diversos artistas das mais variadas expressões musicais durante os quatro dias de festa, em 47 polos espalhados por toda a cidade.
No início da noite, 13 Nações de Maracatus de Baque Virado lotaram o Marco Zero, acompanhados do Coral Voz Nagô,  Orquestra do Maestro Edson Rodrigues e três artistas convidados – Virgínia Rodrigues, Lenine e Nilsinho Amarantes, o maestro que acompanhava Naná Vasconcelos. A apresentação entoou uma linda homenagem ao falecido mestre percussionista que emocionou todos os presentes.
                                                                      Foto: Clelio Tomaz/PCR
Em seguida, subiram ao palco, os homenageados do Carnaval do Recife o Caboclinho Tribo Indígena Carijós do Recife, que está comemorando 120 anos e o cantor e compositor, Almir Rouche, que recebeu convidados como Marron Brasileiro, Luciano Magno, Banda Som da Terra, Maestro Spock, Irah Caldeira, Cristina Amaral, Liv Moraes, entre outros acompanhados de perto pelo público que lotou o Marco Zero.
A noite ainda teve direito ao encontro do Galo da Madrugada com o Homem da Meia Noite e shows de Maestro Spok, Nonô Germano, Marron Brasileiro e Edcarlos.
Nas redes sociais, a população reclamava da escuridão das ruas e de pouco policiamento.
ASCOM/ Amannda Oliveira

Insegurança. Bandidos fecham BR 232 e assaltam motoristas

fevereiro 25, 2017
Motoristas que se dirigiam a cidade do Recife, tiveram momentos de terror na noite de ontem. Bandidos atravessaram um caminhão na BR-232, na altura do km 23, próximo ao município de Moreno, e assaltaram motoristas que ficaram encurralados. Vídeos e áudios feitos por motoristas ganharam as redes sociais e muita gente voltou de ré para não ser roubado. 

Em um estado onde a insegurança só aumenta e a liberdade das pessoas honestas é limitada nos perguntamos: até quando?

Em Triunfo, Tradicional Grupo de Cambindas se apresentaram na manhã deste sábado

fevereiro 25, 2017
Foto: ASCOM/Triunfo


O Tradicional Grupo de Cambindas de Triunfo se apresentou hoje pela manhã em Frente a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores junto a Feira Livre. 
O Grupo formado por crianças e adolescentes resgata o centenário costume dos homens triunfenses que se vestiam de Cambindas e passavam pelas casas e ruas tocando e cantando Maracatu e versos improvisados fazendo a alegria das famílias e foliões.


                                                                             Foto: ASCOM/Triunfo

Informações: ASCOM

Bloco infantil Pinto da Madrugada garante a folia da criançada no Carnaval 2017

fevereiro 25, 2017


Foto: Anderson Maia

Versão mirim do Galo, o Pinto da Madrugada vai percorrer as ruas do Recife (em um roteiro que parte da sede do Galo, passando pela Rua Imperial, Av. Dantas Barreto e retornando à Praça Sérgio Loreto) com trio do Palhaço Chocolate. A versão infantil do maior bloco do mundo apresentará shows em um trio elétrico que ficará no Polo do Galo (área entre a sede do Galo da Madrugada e a Praça Sérgio Loreto, no bairro de São José), a partir das 10h, dia 28 de fevereiro, terça-feira. A concentração do bloco tem início às 8h.

A expectativa é de que a folia atraia cerca de 60 mil pessoas. As famílias poderão, inclusive, utilizar gratuitamente as estruturas dos camarotes armados na Praça Sérgio Loreto. “Com esse evento esperamos não apenas trazer a alegria do carnaval para as crianças e jovens de hoje, mas preparar os futuros foliões do Galo da Madrugada para os anos vindouros”, afirma Rômulo Meneses, presidente do bloco.


SERVIÇO
PINTO DA MADRUGADA
Local: Polo do Galo - Praça Sérgio Loreto – bairro de São José, Recife – PE
Data: Terça-feira (28/02)
Horário: 10h às 13h
Informações: (81) 3224-2899

Marcela Luna

Alegoria do Galo da Madrugada não agrada e vira piada nas redes sociais

fevereiro 25, 2017
Foto: Willy Vilanova Pessoa

Quem é pernambucano da gema espera o ano inteiro até ver chegar fevereiro. E se existe um símbolo do carnaval que é esperado é o Gala da Madrugada. Mntado na Ponte Duarte Coelho, o gigante deste ano não agradou o pernambucano e virou piada e crítica nas redes sociais.  A peça de 30 metros de altura e 15 toneladas recebeu a arte da grafitagem a cargo do apresentador de TV e artista plástico Flávio Barra, que reproduziu o desenho foi concebido pelo arquiteto Carlos Augusto Lira. Mais a imponência e a beleza que o Galo sempre teve, não foi vista e as comparações foram muitas:



Esperamos que no ano que vem a Prefeitura do Recife seja mais cuidadosa com esse símbolo tão importante para o nosso carnaval.

Amannda Oliveira

Atletas de Garanhuns irão representar Pernambuco em competições nacionais

fevereiro 24, 2017
Durante os dias 22 e 23 de abril, os atletas garanhuenses Cauã Emerson e Vitória Araújo irão representar a Seleção Pernambucana de Judô, no Campeonato Brasileiro – Região II, em Sergipe. Durante o último sábado (18), foi realizada a seletiva para a competição, em Recife. Rafael Alexandre, Nicolas Teixeira e Giudicelli Filho também participaram do processo e conquistaram bons resultados. Os judocas recebem o apoio do Governo Municipal de Garanhuns, por meio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
Ainda na área do esporte, a corrida também foi destaque. O 1º Aberto Pernambucano de Atletismo, promovido pela Federação Pernambucana de Atletismo, foi palco para a vitória de José Márcio Leão, que venceu a corrida de 5000 metros rasos, com um tempo de 14’25’’, seguido por Gleison Santos, que ficou em terceiro lugar, com um tempo de 14’58’’.
No mesmo campeonato, Denise Silva foi duplamente campeã, nos 1500 e 5000 metros rasos. Esses índices garantiram a vaga dos atletas na competição nacional. Os corredores fazem parte da Equipe de Atletismo de Garanhuns e também recebem o apoio da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.
Edméa Ubirajara

Sesi/PE dá dicas para população aproveitar o carnaval com saúde

fevereiro 24, 2017

O Serviço Social da Indústria de Pernambuco (Sesi/PE) sabe que o carnaval é uma das festas mais esperadas por grande parte da população. Por isso, a entidade preparou algumas dicas para ajudar as pessoas a aproveitar a folia com ânimo e disposição nestes dias e garantir o bem-estar também depois do folguedo. As dicas podem ser acessadas pelo site www.pe.sesi.org.br e nas redes sociais da entidade. 

Confira abaixo:

1. o consumo de alimentos gordurosos como frituras e carnes com gordura aparente, pois tais alimentos são de difícil digestão.

2. Cuide da sua hidratação antes, durante e depois. Água de coco e suco de frutas são boas pedidas para repor eletrólitos e alguns minerais perdidos no suor.

3. Aplique protetor solar 15 minutos antes da exposição ao sol e reaplique-o a cada duas horas. Proteja sua pele dos raios ultravioletas.

4. Evite o exagero na hora de consumir bebidas alcoólicas e não consuma de estômago vazio. Além de serem calóricas, elas aumentam as idas ao banheiro para urinar, o que pode elevar o risco de desidratação.

5. Use camisinha! A maneira mais eficaz de se proteger contra as doenças sexualmente transmissíveis.

6. Para reduzir os efeitos da ressaca neste período, aumente o consumo de alimentos desintoxicantes como couve, laranja, cenoura, kiwi, morango.

7. Não se esqueça de fazer uma boa alimentação antes de sair pra folia. Prefira o consumo de carboidratos integrais como pão integral, granola, aveia, arroz, etc. Eles fornecem energia por mais tempo, já que possuem uma absorção mais lenta.

8. Bebidas energéticas quando consumidas em excesso podem acarretar problemas de saúde, já que há altas concentrações de cafeína e, quando associado ao consumo de álcool, os efeitos podem ser ainda mais perigosos.

Rochélle Alves

Divulgado o último trailer de Logan

fevereiro 24, 2017
Divulgado o último trailer de Logan. Em 2029, Logan (Hugh Jackman) ganha a vida como chofer de limousine, para cuidar do nonagenário Charles Xavier (Patrick Stewart). Debilitado fisicamente, esgotado emocionalmente, ele é procurado por Gabriela (Elizabeth Rodriguez), uma mexicana que precisa da ajuda do ex-X-Men. Ao mesmo tempo em que ele se recusa a voltar à ativa, Logan é confrontado por um mercenário, Donald Pierce (Boyd Holbrook), interessado na menina Laura Kinney / X-23, sob a guarda de Gabriela.


Logan terá lançamento oficial no dia 02 de março.

Amannda Oliveira

“Disque 100” é divulgado durante ação educativa em Garanhuns

fevereiro 24, 2017
Cloves Teodorico

A Prefeitura de Garanhuns, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), realizou durante toda a manhã desta sexta-feira (24) uma ação educativa incluída na proposta de conscientização da Campanha Nacional de Proteção a Crianças e Adolescentes – intensificada em todo o país com a chegada do período de Carnaval e que visa a divulgação dos canais de denúncia em decorrência da violação de direitos.
A ação se dividiu em dois pontos estratégicos, sendo um deles na área central de Garanhuns e o outro às margens da BR-423, contando com a parceria da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Centenas de abordagens foram feitas com os motoristas que passavam pelos locais e o empresário José Amaro da Silva, 57 anos de idade, foi um deles. “É muito importante medidas como essa porque conscientiza as pessoas a quando verem um fato do tipo, denunciar, então é, sem dúvidas, válido”, comentou.
Com a expectativa de conscientização da população para denunciar qualquer situação de violação, especialmente violência sexual, trabalho infantil, uso de álcool e drogas e crianças em situação de rua, a campanha enfatiza os importantes canais de denúncia: o Disque 100 (Disque Direitos Humanos) e o aplicativo Proteja Brasil.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), André Quintino, destacou a relevância da parceria na divulgação das informações. “As parcerias são salutares. Se unirmos forças em prol de algo, os resultados obtidos serão maiores e melhores. Estamos, alinhados com a equipe da Secretaria, fiscalizando itens básicos de segurança que o condutor deve ter ao dirigir. E como esse trecho de BR é uma rota para o estado da Bahia, que é um grande polo de Carnaval, além do Recife, se faz necessário mesmo essa intensificação”, destacou.

Cloves Teodorico

Educação na Folia arrastou multidão pelas ruas de Arcoverde

fevereiro 24, 2017
 Foto: SAS

Nesta sexta-feira, 24, o bloco “Educação na Folia”, arrastou uma multidão de estudantes e professores de 20 escolas da rede municipal de ensino pelas ruas de Arcoverde.  Teve frevo, maracatu, cortejo com bois e brincantes e muita alegria. O bloco saiu da Praça Barão do Rio Branco e encerrou o seu percusso na Praça da Bandeira.

A Coordenadoria da Mulher também esteve presente e reforçou a Campanha Carnaval sem Assédio, iniciada no Baile Municipal.

                                                         Foto: SAS

“Os cortejos entraram para história. Jamais se viu na cidade desfiles tão organizados. Da criança ao idoso, todos fantasiados, esbanjando animação e levantando a plaquinha contra a violência da mulher”, enfatizou a coordenadora municipal da Mulher, Micheline Valério.

Foto: ASCOM

A Secretaria de Assistência Social, através do CREAS e em parceria com a Secretaria de Educação, mobilizou professores, estudantes e a sociedade civil, realizando ações preventivas de enfrentamento e sensibilização da população durante o desfile de carnaval das escolas municipais sobre a importância do combate ao trabalho infantil e a violência infanto-juvenil, pois muitas crianças e adolescentes ficam mais expostos e vulneráveis a situações de violência e violação de direitos em grandes eventos, como o carnaval.

Foto: SAS

Foto: ASCOM

Foto: ASCOM

 Foto: ASCOM

ASCOM/PMA

Prefeitura de Arcoverde decreta ponto facultativo na Quarta-feira de Cinzas

fevereiro 24, 2017
Cleofas
A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, no uso de suas atribuições legais, por meio do decreto nº 131/2017, decreta ponto facultativo na Quarta-feira de Cinzas, dia 01 de março, para as repartições públicas municipais, com exceção daqueles serviços cujo funcionamento seja indispensável, a juízo do chefe da repartição.

ASCOM/PMA

Programação do Carnaval de Pesqueira 2017

fevereiro 24, 2017

A cidade de Pesqueira, divulgou a Programação Oficial do Carnaval 2017. A cidade promete apostar na mistura de ritmos musicais como frevo, caboclinho, maracatu e samba para atender aos mais variados estilos. Além dos tradicionais desfiles de blocos líricos, escolas de samba, grupos folclóricos, desfiles de troças carnavalescas e agremiações.

Confira a Programação Principal:


Sexta -  24.02.2017
21:00  Farra boa
22:30  Folia Tropicana
00:00  Fulô de Mandacaru

Sábado -  25.02.2017
14:00  DJ Piu
21:00  Sérgio amaral
22:30  Orquestra 100% mulher 

Domingo -  26.02.2017
13:00 Dj Piu
15:00  Intensidade do samba
21:00  Opera banda show
00:00  Elba Ramalho

Segunda -  27.02.2017
13:00 Dj Piu
15:00  Shak Samba
21:00  Nossa Marka
22:30  Los Cubanos
00:00  Marreta é massa

Terça -  28.02.2017
13:00  Dj Piu
15:00  A’Vayp
21:00  Banda Milênio
22:30  Elifas Júnior
00:00  Patusco

Programação Cultural
Blocos, Troças, Escolas de samba, 
Grupos folclóricos e demais agremiações.
HOMENAGEADOS DO CARNAVAL:
LETÍCIA VIEIRA – Grupo Vida Nova
RANILSON LIMA – Cai o Frasco

Domingo – 12/02/2017
Horário - Agremiação
17h – Prévia Bloco Carnavalesco 2 de ouro

Quinta – 16.02.2017
09:00  CAPS II em folia – recebendo Toritama, Belo Jardim, Bezerros e Caruaru

Sábado – 18.02.2017
22:00  Baile Municipal

Domingo – 19.02.2017
Horário – Agremiação: 
11:00 – Bloco Virakopus 
Local: Campo Virakopus, Bairro do Prado até a Praça da Rosa - Centro de Pesqueira – concentração final.

Quartel General do Frevo 
Praça Dom José Lopes - Centro 

Quarta – 22.02.2017
Horário – Agremiação:
16:30  Imaculada em folia
    
Quinta – 23.02.2017
Horário – Agremiação:
09:30 Bloco Escola Irmã Zélia em Folia
10:00  EREJAM em Folia
16:00  Juntos somos +      
18:00  Ideal folia
20:00  Paredão – no Prado
20:00  Bloco Enfermagem na Folia
20:30  Liberdade InCondicional  
21:00 Turma da Quinta
22:00 Trio e Banda Asas da América

Sexta – 24.02.2017
Horário – Agremiação:
08:00 PODE em Folia
08:00  Cacilda Almeida em folia
13:00 Bloco da Prefeitura
13:00  Tô chegando
15:00  Margarida em folia
15:30 As Bruacas Boleiras
16:00  Grupo Rit’s Dance Artitude
16:00  Transitando na Folia
16:00  Santa Doroteia
17:00  CENSG – Uma Explosão de Alegria
17:30 Seu Fundo na folia
18:30 Educação em Folia
19:00  Bloco O Caiporão
19:00 Os Profetas em Folia
20:00  Educação, frevo e folia
21:00 Amantes da Lua
22:00  Timbaladoido - Prado
22:00  Arrastão da Juventude com Xexeu – saindo do Prado

Sábado – 25.02.2017
Horário – Agremiação:
08:00  Macaco em folia
13:00  Tô chegando
14:00 As Catraias Donzelas
14:30  Caninha na Ladeira
15:00  O Cipitinga
18:00  Oz Estourados
19:00  Bloco Os Uiz Sem futuro
19:00 Peixe na vara
20:00  Vai Corinthians
20:00  GRES -  Escola de Samba Gigantes do Ororubá
21:00  Grupo Trampolim Pernas de Pau – ZIRIGUIDUM
22:00  J R Bijuteria na folia – com Harry Estigado – saída do Prado

Domingo – 26.02.2017
Horário – Agremiação:
08:00  Macaco em folia
08:00 O Urso em Folia
09:00  Amigos em folia       
09:00  Grupo Rit’s Dance Artitude
09:30 As Bruacas Boleiras
10:00 Bloco Carnavalesco 02 de ouro
10:00 Bonecos gigantes do Nordeste
10:00 O Boi Bumbinha e Los Karetas
10:00  Zebrinha em Folia
10:00  É Pequeno mas vai crescer
11:00 Os Meninos de Lulú
11:00  Os Gatos de bota
11:00 Bloco Lírico Turma da Velha Guarda
11:00  Os meninos e meninas do Zé
12:00  Centenário em folia
12:00  Farra dos amigos
12:00 Os Pivetes da Vovó
12:00 A Sobra
12:30  Bloco dos Reservistas
13:00  Tô chegando
13:00  Cai o Frasco
13:00  Caixa D’Água em Folia
13:00  Bloco Rota da Cachaça
13:00  Os Caça farra
13:30 Turma do Quebra Galho
14:00  Bloco 4ª parte
14:00 Os Cangaceiros
14:00 Bloco profetas em Folia
14:00  Os Manicacas da Caixa D’Água
14:00  Bloco Farroupilha
14:00  Game Over
14:00  Olha a explosão
14:00  Perdendo a linha
14:00  Os Cumpades
14:00  Tu Quer Quem?
14:00  Se Não Aguenta, pra que veio? Só bebendo
14:00  Turma da Lacoste
14:00  Tome no seu caneco
15:00  Jambalaia em folia
15:00  Os Caiporas
15:00  O Cipitinga
15:00  Nojentos Pirdidos
15:00  Eu quero lá saber
15:00  Nós demora mas chega
15:00  Bloco Bola Murcha
15:00  Maracatu Cambindas Velhas
15:00  Cabeça de nós
15:00  Só vai quem bebe
15:00 Equipe 3 Jegues
15:00 Bloco Ou Chupa ou Dá
15:00 Bonafolia
15:00  Bloco Mai-tá
15:00  Os Prateados
15:00  Os Velhacos
15:00 O Buteco da Dadá
15:00 Os Cão da Praça da Rosa
15:30  Bloco Amigos do Frei
15:30  Bloco O Bonde
16:00  Os Fugitivos
16:00  Quando eu bebo eu ligo
16:00  Sou teu urso mas você é meu amigo
16:00 O Lira da Tarde – Sérgio Amaral e banda Amaralina
17:00  Bloco Os Uiz Sem futuro
17:00  Bloco Os Alcoolterados
20:00  GRES – Escola de Samba Águia Dourada
21:00 GRES -  Escola de Samba LABARIRI
22:00  Grupo Vida Nova Terceira Idade
22:00 Bloco Alvirrubros em Folia – com Super Oara e banda – saindo do Prado

Segunda – 27.02.2017
Horário – Agremiação:
08:00  Macaco em folia
08:00 O Urso em Folia       
09:00  O’z Quadrados em Folia
10:00  Bloco Carnavalesco 02 de ouro
10:00  Entra Sandro e sai Corrinha
10:00  A Zebrinha do Sibiu
10:30  Os Cururu
11:00 Bloco Quebra pau
13:00  Tô chegando
13:00 Ki Galeto em Folia
13:00 Turma do Quebra Galho
14:00 Os Cão Chupando Manga
14:00  Tu Quer Quem?
14:00  Os Mongas em Folia
14:00  Game Over
14:00  Saúde em Folia
14:00  Totalmente De +
14:00  Será que fura?
14:00  Cai o Frasco
14:30  Só Tem Menino Besta
15:00  As Cobras
15:00  Os Prateados
15:00  Nojentos Pirdidos
15:00  O Cipitinga
15:00  Beba mais devagar
15:00 Os Cão da Praça da Rosa
16:00 Lira da Tarde - Sérgio Amaral e Ópera Banda Show
17:00  Bloco Os Uiz Sem futuro
17:00 Os Cangaceiros
18:00  Traga meu caneco
19:00  Bloco O Caiporão
19:00 Com ou Sem CREA, Tamu na GREA
20:00 Maracatu Maracadoido
20:00  Os Caiporas
21:00  Bloco Paixão Coral – com Ópera banda show – saindo Prado

Terça – 28.02.2017
Horário – Agremiação:
08:00  Macaco em folia
08:00 O Urso em Folia       
10:00 O Boi Bumbinha e Los Karetas
10:00 Bloco Carnavalesco 02 de Ouro
10:00  O Calçadão em folia
11:00 Bloco Lírico Turma da Velha Guarda
10:00  Zebrinha em Folia
11:00 Os Meninos de Lulú
11:00  Os Gatos de bota
11:00  Bloco Iai?
12:00  Centenário em folia
12:00  É Pequeno mas vai crescer
12:00 Os Boys do Canal
12:00 A Sobra
13:00  Os Velhacos
13:00  Tô chegando
13:00  Bloco Rota da Cachaça
14:00  Casa Maluca
14:00 Os Cão Chupando Manga
14:00  Os Lisos em folia
14:00  Os Caneras
14:00 Família Oz Fala Errado
14:00  Os Amostrados
14:30  Turma da Karla
14:30  Só Tem Menino Besta
15:00  Maracatu Cambindas Velhas
15:00  Bloco Vem com nós
15:00  Bloco Mai-tá
15:00  Papa Lagarta
15:00  Será que fura?
15:00  Cabeça de nós
15:00  O Cipitinga
15:00  Os Prateados
15:00  Nós demora mas chega
15:00 Os Cão da Praça da Rosa
15:00 O Buteco da Dadá
15:00 Equipe 3 Jegues
15:30 Cai o Frasco
16:00 Os Cangaceiros
16:00  Os Fugitivos
16:00  Sou teu urso mas você é meu amigo
16:00 O Lira da Tarde - Sérgio Amaral e Banda Amaralina
17:00  Bloco Os Uiz Sem futuro
19:00  Bloco O Rolamento
20:00  Tu Quer Quem?
22:00  grupo Vida Nova Terceira Idade
22:00 Bloco Sport Pesqueira – com Claudinho e banda – saindo do Prado
00:00  O Homem da Meia Noite


CORTEJO CULTURAL – Terça-feira 28.02.2017  
Local da concentração: Rua Buarque de Macêdo e Praça Jurandir de Brito – Centro.
Realização: Governo de Pernambuco / SECULT – FUNDARPE e apoio da Prefeitura de Pesqueira – Secretaria de Turismo.

Horário – Agremiação:
19:00 Bloco Carnavalesco  Lira da tarde 
19:00 Grupo Vida Nova 
19:00 GRES - Escola de Samba LABARIRI

Quarta-feira de cinzas – 01.03.2017
Horário – Agremiação:
09:00 Bacalhau do Tanaka
10:00  Os garis em folia
18:00 Os Papudinhos

Polo Bairro Prado - Av. Joaquim de Brito – Prado

Quinta 23.02.2017
20:00 Paredão

Sábado 25.02.2017
12:00  Paredão

Domingo 26.02.2017
11:00  Paula Roberta
13:00  Eduardo Melo
20:00  Dj Leo   
Segunda - 27.02.2017
11:00  Edinaldo Santos
13:00  Claudinho e banda
20:00  Dj Leo 
Terça-feira 28.02.2017
11:00  Edu Souza
13:00  Jorge do Sinal
20:00  DJ Leo 

Carnaval nos Distritos

Distrito Mutuca

Domingo 26.02.2017
Horário – Agremiação:
12:00  As Catraias de Mutuca
15:00 Acioly em folia
Segunda - 27.02.2017
Horário – Agremiação:
12:00  As Catraias de Mutuca

Terça - 28.02.2017
Horário – Agremiação:
12:00  As Catraias de Mutuca

Distrito Cimbres

Sábado 25.02.2017
Horário – Agremiação:
13:00  Murilo em folia
15:00 Os Foliões de Cimbres

Domingo 26.02.2017
Horário – Agremiação:
13:00  Murilo em Folia
15:00 Os Foliões de Cimbres
Segunda  27.02.2017
Horário – Agremiação:
13:00 Murilo em Folia
15:00 Os Foliões de Cimbres

Informações: ASCOM
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.