Advertisement

Facebook

O aumento da blogosfera e a chamada comunicação alternativa

Não é preciso ser especialista para perceber o aumento da blogosfera no Brasil. Em tempos de internet , esse veículo que atua de forma rápida quando o assunto é notícia e redes sociais vem se destacando cada vez mais em um mundo que sempre foi dominado por poucos. Esse crescimento vem gerando incomodo para meios de comunicação que sempre reinaram absolutos. Existem muitos blogueiros dando um show em cima de muitos veículos tradicionais. 
O crescimento da categoria também gerou a necessidade de organização, da união e da busca cada vez mais frequente pela profissionalização e a democratização da mídia. Pode parecer pretensão, mas só em Pernambuco somos mais de 800 blogs, em estados como o Maranhão há mais de mil e quinhentos blogs sendo boa parte deles políticos. Em cada município há no mínimo 6 blogs com audiências diárias que variam de mil a mais de 20 mil acessos dependendo do nincho de atuação.
A blogosfera cresceu, se multiplicou e se organizou. Somos milhares de blogs, pelo país. Alguns organizados através de associações como a AblogPE , filiados por nincho ou filiados ao Barão de Itararé, que nos representa nacionalmente.
Mas , não basta apenas crescer. É preciso fazê-lo com qualidade, com competência e uma busca cada vez maior de profissionalização. Não basta só jogar matéria na rede , é preciso ter conteúdo de qualidade, layout funcional e profissional e postura ética. Temos responsabilidade nos nosso municípios com o que produzimos.  Os blogs são responsáveis por pelo menos 80% das notícias a respeito de uma cidade. E se podemos mostrar o nosso lugar ao mundo através da internet por que não? E por que não fazer bem feito? É preciso sim, prestar atenção na escrita, buscar cada vez mais conteúdo próprio e se capacitar sempre.
É preciso pensar globalmente, mas agir localmente. O que você escreve é visto no mundo. Basta olhar os países que leem seu blog, através dos relatórios. O seu trabalho não se resume só a sua cidade, mas você pode mostrá-la ao mundo de forma inteligente e com qualidade. 
É claro que não estamos aqui tirando a importância do jornal impresso, que abriu as portas e tem grande importância até hoje e muito menos das rádios tão próximas dos ouvintes. Mas, é fato que a blogosfera deu vez e voz a muita gente.  Cada um de nós com sua bandeira, com suas crenças, com suas lutas, estamos fazendo parte de uma revolução que caminha a passos largos, e é preciso estar atento aos sinais e as ferramentas disponíveis para não ficar pra trás. Como está o seu blog? Qual a sua contribuição para o seu município? O que você precisa mudar? Pense nisso.
Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...