Comece um blog: 7 características que chamam mais atenção em um site

A melhor definição que encontrei para blog é “Todo blog é um site, mas nem todo site é um blog”. Portanto, quando falo em blogs, saiba que estou falando de sites. No artigo anterior falei sobre “A escolha da plataforma para seu blog”. Dando continuidade à série “Comece um blog”, neste artigo abordarei o assunto: Quais os 7 elementos do design de um blog mais importantes ou que chamam mais atenção dos usuários.

7 características que chamam mais atenção em um site

Quais elementos de um blog são mais importantes para os usuários


As primeiras impressões de um usuário em qualquer blog ou site são muito importantes. Elas podem determinar qual a opinião do usuário sobre o site, se é favorável ou desfavorável.

O Dr. Hong Sheng, professor assistente de negócios e tecnologia da informação da Universidade de Ciências e Tecnologia de Missouri (EUA), realizou um estudo que pode ajudar web designers e blogueiros a entender quais elementos de um layout de um site são os mais importantes para os usuários.

A pesquisa de Sheng revelou que existem certas características de um site que chamam mais atenção que outras. Essas características são:
  1. Logotipo - Ou logomarca é representação gráfica do seu projeto, é importante criar uma marca para personalizar, identificar e diferenciar seu site na Internet.
  2. Menu principal - Normalmente é a lista de links colocada no topo do site ou na lateral esquerda, fixo ou suspenso o menu serve como um guia, um mapa das páginas principais do seu site.
  3. Caixa de pesquisa - Uma ferramenta muito importante para o usuário procurar nos arquivos do seu blog postagens antigas que não estão na página inicial.
  4. Links de redes sociais - São uma lista de links ou botões que direcionam para a rede social a qual está vinculada ao site ou ainda botões de compartilhamento do conteúdo.
  5. Imagem principal - É aquela imagem do cabeçalho ou em destaque na postagem cuja qual deve está relacionada ao assunto abordado. Lembre-se: uma imagem vale mais que mil palavras.
  6. Conteúdo escrito - Texto ainda tem grande valor e relevância para um site, é através dele que podemos otimizar palavras chaves para pesquisas através dos mecanismos e ferramentas de buscas. Mas, não podemos esquecer de omitir palavras desnecessárias, exercendo uma comunicação clara e objetiva.
  7. Rodapé do site - É o que encontramos no final ao rolar a página, normalmente contêm um menu secundário com informações uteis como termos de uso do site, créditos e/ou direitos autorais e links par redes sociais. Em alguns blogs é colocado resumo sobre o site, listas de postagens recentes ou populares, pequeno formulário de contato e/ou botões para redes sociais.
“Nós queríamos mostrar os locais que eram relevantes”, disse o Dr. Sheng, cuja especialidade é a pesquisa interação humano-computador. Os sete elementos que chamam mais atenção, segundo o estudo do professor, é uma espécie de convenção na Internet. Muitos sites usam esses elementos no seu layout. As próprias plataformas de blogs já trazem templates com tais elementos como é o caso do Blogger.

O Design do blog é tão importante ou até mais que o conteúdo

O Design do blog é tão importante quanto o conteúdo

As 7 características que chamam mais atenção em um site ou blog deve fazer parte da estrutura básica do design do seu projeto. Aliás, design é algo fundamental para conquistar uma audiência, leitores e ou seguidores.

Alguns blogueiros profissionais com experiência no assunto, como o Henrique Carvalho do Viver de Blog, acredita que o design é o rei de um blog/site, pois é através dele que se conquista a atenção do público, evitando que o mesmo abandone seu site nos primeiros segundos e não retorne mais. Portanto, design é tão ou mais importante a princípio que o conteúdo do seu blog.

Concordando com tal crença, acredito que a transmissão da primeira impressão acontece através do design. Já abandonei muitos blogs só de entrar e ver que o Blogueiro não tem a mínima organização com o layout do seu site. Acredito que você também, mesmo sem se dá conta no momento que este foi o verdadeiro motivo.

Concluindo, você como Blogueiro deve focar design dessas sete características citadas acima e usar na estrutura do seu template da melhor forma possível, proporcionando uma agradável experiência e usabilidade ao visitante/leitor do seu blog.

Veja mais da série Comece um Blog:
  1. Teve uma ideia para um projeto de publicação de conteúdo?
  2. Como surgiu o Blogger
  3. Por que você deve começar um blog
  4. A escolha da plataforma para seu blog


Por Guilherme Amarino
Blogueiro editor de conteúdo há mais de 6 anos e
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Nenhum comentário

Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.