Advertisement

Facebook

Governo do Estado abre convocatória do Ciclo Junino 2018

Foto: Rafa Medeiros

O Governo do Estado, por meio das Secretarias de Cultura/Fundarpe e Turismo, Esportes e Lazer/Empetur, lança nesta sexta-feira (20) a Convocatória do Ciclo Junino 2018. O edital – cuja finalidade é a contratação de artistas, grupos e agremiações para apoiar os municípios pernambucanos que irão realizar a festa neste período – será direcionado a banda de pífanos, bumba-meu-boi, cavalo-marinho, ciranda, coco, embolada, grupo de bacamarteiros, mamulengo, mazurca, quadrilha junina, reisado, repente, São Gonçalo, viola, xaxado, forró pé-de-serra e MPB.

Os interessados em participar da convocatória poderão submeter suas propostas no período de 26 de abril a 9 de maio. As inscrições podem ser feitas na sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife), das 8h às 17h, ou enviadas via Correios, através de SEDEX (só serão validadas as propostas que tenham sido remetidas até o último dia de inscrição).

Confira aqui a Convocatória e seus Anexos.

Com objetivo de garantir uma predominância das músicas e danças da tradição junina, a Convocatória destinará: 30% para a participação de artistas e grupos da categoria de cultura popular; 40% para categoria de música e dança da tradição junina; 10% para os grupos de forró pé-de-serra; e 20% para artistas da música popular brasileira. Ficam limitadas em até três as apresentações para artistas e grupos das categorias de cultura popular, grupos de forró pé-de-serra e música e dança da tradição junina; e em até duas apresentações para artistas e grupos da categoria de música popular brasileira.

O Secretário Estadual de Cultura, Marcelino Granja, destaca que “o formato da Convocatória, pactuado com o Conselho Estadual de Política Cultural, é a reafirmação de uma conquista importante dos fazedores de cultura, além de estar em sintonia com propostas e debates recentes ocorridos em momentos de intensa participação popular, como a IV Conferência Estadual de Cultura”.

Já a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, ressalta que o edital, assim como nas últimas edições, é exclusivo à contratação de artistas, grupos e agremiações pernambucanas, ” que, graças ao seu talento e dedicação, mantêm viva a tradição dos festejos juninos de nosso Estado, que é tão rico e diverso culturalmente”.

“O São João é um dos principais festejos de Pernambuco, e por isso estamos sempre trabalhando para promover a festa em nossas atividades de divulgação do destino Pernambuco. A promoção é voltada para os próprios pernambucanos, além dos turistas do mercado nacional e internacional. A ideia é atrair cada vez mais turistas para o ciclo. O São João é um importante momento de propagação da nossa cultura e divulgação dos nossos artistas locais. Queremos promover uma festa sempre integrada, entre o turismo e a cultura, para fazer um São João rico e tradicional”, comenta o presidente em exercício da Empetur, Ciro Couceiro.

As propostas serão analisadas por uma Comissão de Avaliação, formada a partir de uma seleção de profissionais de notório saber nas áreas de música, cultura popular e dança. Os interessados em integrar essa comissão, deverão se inscrever pessoalmente na sede da Secult/Fundarpe (Rua da Aurora, 463/469 – Boa Vista – Recife), no período de 26 de abril a 7 de maio, das 8h às 17h, ou por e-mail comissaosaojoao2018@gmail.com, contendo o assusto da seguinte forma: Nome completo do proponente/Opção de inscrição (registrar qual o segmento). Só serão validadas as inscrições via internet que sejam realizadas até às 23h59 do dia 7 de maio.

Confira aqui a Convocatória para Seleção de Profissionais da Comissão de Avaliação das propostas do Ciclo Junino 2018.

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...