Pernambuco Nação Cultural chega ao Sertão Central da Pedra do Reino

maio 27, 2015

O município de São José do Belmonte, no Sertão Central de Pernambuco, receberá entre os próximos dias 29 e 31 de maio o programa Pernambuco Nação Cultural. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Cultura e Fundarpe, em parceria com a prefeitura de São José do Belmonte e Associação Cultural da Pedra do Reino. Estão na programação as tradicionais festividades que atraem visitantes de toda região. Dentre elas, destacam-se a Cavalhada e a Cavalgada à Pedra do Reino, cenário de tragédia religiosa que reconta o episódio sebastianista na Serra do Catolé e inspirou a literatura de Ariano Suassuna, o homenageado da cavalgada neste ano.

De acordo com o secretário de Cultura de Pernambuco, Marcelino Granja, esta edição do Pernambuco Nação Cultural cumpre mais uma vez a missão de fortalecer os laços de cada território com sua própria tradição, valores, costumes, etc. “A edição do PNC está completamente voltada para as tradições do Sertão Central do Estado. Teremos várias atividades culturais, com bastante forró, poesia de viola, reisados, entre outras atrações, e que culminam com a tradicional Cavalgada à Pedra do Reino, história esta que foi imortalizada e reverberada pelo país através da literatura do mestre Ariano Suassuna”, pontua o secretário.

Durante a Cavalhada, que acontece na tarde do sábado (30/05), duas equipes de cavaleiros, intituladas Azul e Encarnado, reproduzem jogos típicos da Idade Média, procurando acertar argolas penduradas com suas lanças durante a corrida. A concentração será em frente à Igreja Matriz de São José, e depois o público segue em direção ao Carvalhão, com direito a apresentações dos culturais.

Ainda no sábado (30/05), às 9h, o Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz receberá apresentações de cultura popular, com bandas de pífanos, reisados, violeiros e repentistas, entre outras atrações.

Já o domingo (31/05) começa cedo, quando os fogos de artifício são acionados e os primeiros cavaleiros começam a surgir em frente à Igreja Matriz de São José. O trajeto da Cavalgada à Pedra do Reino contará com apresentação de corais, bandas filarmônicas e de pífanos, e segue até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, onde uma multidão aguarda a chegada dos cavaleiros uniformizados para a tradicional festa.

Palco Nação Cultural e na Pedra do Reino – Os principais polos de shows ficará instalado em dois pontos. Na sexta-feira (29/05) e no sábado (30/05), o público poderá conferir, a partir das 22h, o Palco Nação Cultural recebe shows de artistas como Guilherme Dantas, Flávio Leandro, Gean Mota e Jorge de Altinho no Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz. No domingo (31/05), logo após a Cavalgada à Pedra do Reino, às 7h30, o Palco da Pedra do Reino contará com apresentações do Trio de Forró de Douglas, Aboiadores João Víctor e Neto Barros e Sérgio do Forró animarem a festa no sítio histórico do município.

Homenagem - A homenagem ao mestre Ariano Suassuna durante a Cavalgada à Pedra do Reino não poderia passar em branco. O tema da cavalgada, este ano, é A Sagração do Imperador da Pedra do Reino. Uma homenagem ao mestre, que foi titulado, pela Associação Cultural da Pedra do Reino, como Cavaleiro Honorário da Ordem dos Cavaleiros da Pedra do Reino, Dom Ariano Vilar Suassuna. Foi Ariano quem formatou a estética da cavalgada, transformando-a numa festa popular que reúne hoje milhares de pessoas e relembra a guerra entre mouros e cristãos.

Este ano, por conta da merecida homenagem, os netos do dramaturgo, Mariana e Lucas Suassuna, serão, respectivamente, a rainha e o rei da cavalgada. Ao longo da programação do PNC Sertão Central, citações ao mestre Suassuna, além de postais com fotografias de Ariano, em diversos momentos em que esteve presente à cavalgada, serão distribuídas para o público da festa.
  
História - A Pedra do Reino é formada por duas grandes rochas (uma com 30 e outra com 33 metros de altura), na Serra do Catolé, Município de São José do Belmonte (a 479 km do Recife). Este endereço é o destino final da cavalgada que acontece todos os anos e que relembra o movimento sebastianista liderado por João Antônio dos Santos, em 1838. No local, o auto proclamado Rei João Antônio formou uma comunidade de fiéis seguidores, prometendo um reino de justiça, liberdade e prosperidade, no qual os pobres ficariam ricos e até os pretos renasceriam brancos.

Em 1971, o escritor Ariano Suassuna publicou o livro “O Romance d’A Pedra do Reino e o Príncipe do Sangue do Vai-e-Volta”, resgatando e dando notoriedade ao episódio. O Memorial da Pedra do Reino, situado à Praça Pires Ribeiro, 34, no Centro de São José do Belmonte, expõe quadros, livros, documentos e fotos que se relacionam com o movimento e toda história de fé, fanatismo, tragédia e festa ocorridos no local.

Confira a programação completa:

PERNAMBUCO NAÇÃO CULTURAL
SERTÃO CENTRAL – SÃO JOSÉ DO BELMONTE
Dias 29, 30 e 31 de maio de 2015

SEXTA-FEIRA (29 DE MAIO)
Palco Nação Cultural
Horário: 22h
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Guilherme Dantas
Flávio Leandro

SÁBADO (30 DE MAIO)
Cultura Popular
Horário: 9h
Local: Pátio de Eventos Carlos Antônio Gomes da Cruz
Atrações: Banda de Pífanos do Mestre Ulisses
Grupo de Dança de São Gonçalo
Violeiros e Repentistas
Reisado do Mestre João Cicero
Forró Pé de Serra
Banda de Pífanos do Mestre Ulisses

Cavalhada
Horário: 15h
Local: Concentração em frente à Igreja Matriz de São José, depois segue em direção ao Carvalhão
Atrações: Banda Filarmônica São José
Cavalhada Zeca Miron

Palco Nação Cultural
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Gean Mota
Jorge de Altinho

DOMINGO (30 DE MAIO)
Cavalgada da Pedra do Reino
*Concentração com missa às 5h30, em frente à Igreja Matriz de São José, e apresentação do Coral de Aboio de Serrita
*Saída dos cavaleiros às 6h, com apresentação da Banda Filarmônica São José e Banda de Pífanos do Mestre Ulisses
*Percurso até o Sítio Histórico da Pedra do Reino, com Galego Aboiador e Os Três dos Cariri

Palco na Pedra do Reino
Horário: 7h30
Local: Parque de Eventos da Praça Antônio Gomes da Cruz
Trio de Forró de Douglas
Naldo Aboiador
Sérgio do Forró

Fundarpe

Cepam promove III Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto

maio 27, 2015

A ação é uma iniciativa do Cepam e do Projeto Salvando Vidas, que tem como objetivo desenvolver ações preventivas, educacionais e de fiscalização para tentar reduzir o número de mortos em acidentes com motos em Pernambuco


O Comitê Estadual de Prevenção aos Acidentes de Moto (Cepam) vai promover, nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, na Secretaria Estadual de Saúde (SES), o III Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto. O evento é mais uma iniciativa do Cepam e do Projeto Salvando Vidas, realizado em parceria com Projeto Moto Amiga (Honda), a Assembleia Legislativa do Estado e o Sindicato dos Corretores de Seguros (Sincor-PE), e tem como objetivo apresentar ações para diminuir acidentes e salvar vidas no trânsito.  De acordo com dados da SES, em Pernambuco, entre os meses de janeiro e março deste ano, o Hospital da Restauração já internou cerca de mil pacientes envolvidos em acidentes com motocicleta, fato considerado como uma epidemia.
Durante o fórum serão discutidas e apresentadas as ações realizadas por todos os órgãos envolvidos na mobilização para prevenção de acidentes com motocicletas. "O País gasta R$ 40 bilhões com acidentes de trânsito, por ano. Em Pernambuco se gastou R$ 1,3 bilhão, em 2014, durante os serviços de pré-atendimento (Samu), internamento hospitalar e pós-tratamento", informa o médico e coordenador executivo do Cepam, João Veiga. "Existe uma preocupação do Governo do Estado. E a diferença para mudar o quadro atual deve ser feita com fiscalização", enfatiza João Veiga.
O evento deve contar também com a presença do Secretário de Saúde do Estado, José Iran Costa Júnior, do deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar de Trânsito e Transporte, Eduíno Brito, do diretor do projeto Moto Amiga, Marcelo Sadi, do presidente do Núcleo Operacional Assohonda (NOA Nordeste II), Guto Alves, e membros do Sincor-PE, além do coordenador-executivo da Operação Lei Seca, tenente coronel André Cavalcanti. Na ocasião, representantes das Gerencias Regionais de Saúde (Geres) farão uma apresentação das ações de prevenção de cada Comitê Regional. Todos devem chamar a atenção para os altos índices de acidentes de moto e os onerosos custos desembolsados pelos governos na recuperação dos pacientes.
Criado pela Honda há pouco mais de dois anos, o projeto Moto Amiga trabalha para reduzir o alto índice de acidentes com motos no Brasil. Os instrutores do Centro de Treinamento Honda procuram fazer palestras educativas e mostrar que o alto índice de acidentes se deve à falta de instrução sobre a pilotagem correta. "Para ter uma ideia, nós oferecemos todos os cursos gratuitos de pilotagem nos centros de treinamento (PE, SP e AM). Mas somente 5% dos usuários utilizam e procuram as nossas instruções", ressalta o diretor do Moto Amiga, Marcelo Sadi.
Para o deputado Eduíno Brito, os acidentes com motos se tornaram uma epidemia que precisa ser revertida em todo o Brasil. "A direção agressiva é um dos grandes causadores desse problema", aponta. O deputado ainda pretende apresentar uma proposta para que o Poder Público consiga identificar os verdadeiros problemas que causam a maioria das colisões com motociclistas. "A Frente Parlamentar tem o propósito de alertar o Governo do Estado, além de propor a criação de um Gabinete de Crise, que deve acompanhar e mapear os principais fatores que causam os acidentes", completa Eduíno Brito.
Já o coordenador-executivo da Lei Seca deve apresentar e analisar um balanço do trabalho de três anos e seis meses das operações, expondo os números referentes à quantidade de veículos abordados, entre outros dados. "Também vamos tratar sobre a mudança de hábito e cultura, que foi absorvido pela população. Desde o início da operação até maio de 2015 foram abordados quase 1,2 milhão de motoristas, número bastante significativo para que haja uma maior redução de acidentes", destaca o tenente-coronel André Cavalcanti.

Dados Relevantes

Os acidentes provocados por veículos de transporte foram responsáveis por 1.879 óbitos, em 2010, o que representa 25,5% das mortes por causas externas (suicídio, homicídio, outros acidentes), em Pernambuco. De acordo com a Sociedade Brasileira de Medicina do Tráfico, a cada óbito provocado por acidente de moto, cinco pacientes são internados em estado grave em um hospital de alta complexidade.
Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), um paciente vítima de acidente de moto custa, em média, R$ 152 mil aos cofres públicos, só na rede hospitalar. Já o custo social de cada um desses pacientes é de R$ 952 mil aos cofres públicos, o que envolve atendimento pré-hospitalar, hospital, licença, aposentadoria, entre outros. No Hospital da Restauração (HR), de 2000 a 2010, foram atendidos um total de 29 mil pacientes vítimas de acidentes de moto.
Em pesquisa realizada com 100 pacientes internados no HR, de 25 de janeiro a cinco de maio de 2011, foram constatados que 75% desse total eram motoristas e 25% caronas. A idade dos pacientes era de 14 a 45 anos, sendo a maioria na faixa dos 25 anos. Ainda desse total de 100 pacientes, 30% sofreram acidentes e afirmaram ter ingerido bebida alcoólica. De acordo com a pesquisa, 77% não tinham habilitação e 27% deles não usavam capacetes. Por fim, 6% desses pacientes ficaram paraplégicos e 5% foram amputados.

Projeto Moto Amiga

As ações educativas e preventivas do Salvando Vidas serão desenvolvidas pelo projeto Moto Amiga, coordenado pela Assohonda (Associação Brasileira de Distribuidores Honda), através da NOA Nordeste II, Núcleo Operacional Assohonda, que atua nos estados de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Em Pernambuco, o Moto Amiga trabalha em parceria com o Cepam e com a Operação Lei Seca. "Oferecemos todos os cursos gratuitos de pilotagem nos centros de treinamento (PE, SP e AM) e queremos ampliar a divulgação desses conhecimentos técnicos", destaca o diretor do Projeto Mota amiga Marcelo Sadi.
Além de buscar uma aproximação com o público interessado em motocicletas, por meio de conteúdo informativo, criativo e irreverente, o Moto Amiga tem o objetivo de destacar ações que a Honda e suas concessionárias já vêm realizando para alertar todos os consumidores sobre como pilotar defensivamente.

Serviço:
III Fórum de Mobilização para Prevenção dos Acidentes de Moto no Estado de Pernambuco.
Dia: 29 de maio de 2015
Horário: 8h00 às 13h00
Local: Secretaria Estadual de Saúde, Rua Dona Maria Augusta Nogueira, 519, Bongi - Recife/PE

ASCOM

Joel Filho pede afastamento da Câmara de Vereadores de Arcoverde

maio 27, 2015
O vereador Joel Filho (PSD) anunciou na noite da última segunda-feira (25) que está se afastando da Câmara de Vereadores de Arcoverde. Joel disse que estava pedindo licença médica para tratamento de saúde devido a uma dependência química e depressão.

O vereador afirmou que não será mais candidato em 2016,e que irá cuidar da saúde. 
Quem deverá assumir o lugar de Joel é o suplente, Geraldo Xavier do PSC, professor de educação física conhecido como “Lela”.

Amannda Oliveira

Garanhuns participa de mais uma edição do “Dia do Desafio”

maio 26, 2015

Amanhã (27), Garanhuns participa da 21ª edição do “Dia do Desafio”. O evento é coordenado pelo Serviço Social do Comércio (Sesc) e conta com o apoio do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Educação e Esportes (Seduce). A iniciativa tem o intuito de despertar o interesse da população pela prática de esportes, através de uma competição entre cidades com o mesmo porte populacional. A “Cidade das Flores” compete, este ano, com a capital da província cubana de Villa Clara, Santa Clara.

Caminhada, corrida, ciclismo, futebol, gincanas, entre outras atividades físicas, poderão ser realizadas na cidade durante todo o dia.  O município que conseguir reunir o maior número de participantes, em relação ao seu número de habitantes, será o vencedor. No ano passado, Garanhuns concorreu com Santa Cruz de Barillas da Guatemala e levou a melhor, já que conseguiu reunir o maior número de participantes: foram 62,87% da população garanhuense participando, contra 2,46% da concorrente.

História - O “Dia do Desafio” foi criado em 1980, no Canadá, e é uma iniciativa da The Association For International Sport for All (Tafisa), com o apoio da International Sport and Culture Association (Isca) e da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). O Serviço Social do Comércio (Sesc) coordena o evento desde 1995. Desde 2013, a iniciativa tornou-se uma das ações da campanha MOVE Brasil, que pretende ampliar o número de praticantes de esportes e atividades físicas no país, até o ano de 2016.

Confira, abaixo, a programação de atividades do “Dia do Desafio” em Garanhuns:

Hoje (26)
21h - Abertura dançante no salão de eventos do Sesc com o “Trio Pé de Serra”

Amanhã (27)
06h - (saída Parque Euclides Dourado): Caminho do Desafio com o grupo da terceira idade do Sesc Garanhuns e equipe de recreação;
8h30 às 17h00 - (Espaço Colunata): Aulas de ginástica, zumba, intervenções recreativas e serviços de saúde
7h00 às 20h00 - (Universidades, escolas da Rede Municipal, Estadual e Privada, academias, clubes e parques de Garanhuns): Ginástica funcional, campeonatos de diversas modalidades, ginástica laboral e atividades recreativas;
8h00 às 18h00 - (Ginásio do Sesc Garanhuns): Jogos Escolares GRE – AM 2015.

Samara Pontes

Assistência Social atende mais de 600 moradores no Tamboril

maio 23, 2015
Foto: David Mayer
Um sucesso total. Foi este o balanço que os moradores do bairro do Tamboril fez em relação às atividades do Programa Prefeitura nos Bairros. A Secretaria de Assistência Social – SAS começou suas atividades com uma ação nas ruas, divulgando o serviço ofertado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS e o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Escola Municipal Ivany Bradley sediou várias palestras promovidas pelo SAS com temas variados como Drogadição; O CadÚnico e seus Programas; roda de conversa com pais e alunos da escola sobre a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes; e a Apresentação do Serviço de Convivência – Idosos, Crianças e Adolescentes.

A Secretaria promoveu também, uma oficina interativa e de artesanato de “Pintura a dedo em camisa”, na Associação Raio de Luz e deu uma palestra sobre Segurança no Trabalho, no Matadouro. Na tenda armada em frente da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Costa Leitão, a Secretaria de Ação Social prestou atendimentos técnicos e emissão de documentos; deu informações sobre o Cadastro para a Carteira do Idoso e informações gerais sobre o CadÚnico e o CRAS presente. No último dia, a SAS promoveu uma palestra sobre o CRAS, através da contação de histórias na Escola Municipal Antônio da Costa Leitão.

ASCOM

" A Luneta do Tempo" no circuito nacional na França

maio 20, 2015

Cantor, compositor e produtor pernambucano vai levar A Luneta do Tempo para a França


Alceu Valença está com a corda toda. Seu filme, "A luneta do Tempo", apresentado no Cine PE, vai entrar no circuito nacional na França. 
A estreia acontece no dia 26 de dezembro e Alceu participará da sessão de estreia. 

Social 1

V Caminhada do Forró de Arcoverde já tem data marcada

maio 20, 2015

Evento faz arte do calendário do São João de Arcoverde e é organizado pelo Coletivo Cultural de Arcoverde - Cocar

Foto: Amannda Oliveira


A 5ª edição da Caminhada do Forró de Arcoverde já tem data marcada. O evento realizado pelo Cocar acontece no dia 20 de junho, com concentração na Avenida Zeferino Galvão, no Bar do Chapa, à partir das 10h e homenageará o sanfoneiro Nego de Adélia, falecido em 2014.  

Como acontece tradicionalmente, o cortejo sai pela Avenida Antônio Japiassu e vai até o Cecora, tendo como abre-alas os bois da cidade com estandartes, além dos sanfoneiros de Arcoverde e a quadrilha dos pernas de pau.  

Este blog mais uma vez estará presente realizando a cobertura completa do evento.

Amannda Oliveira

Conheça o repertório do novo disco de Maria Gadú " Guelã"

maio 20, 2015

Terceiro álbum de estúdio de Maria Gadú, Guelã alinha dez músicas em repertório basicamente inédito. Nove são da lavra da cantora e compositora paulistana. A exceção é Trovoa (2007), música de autoria de Maurício Pereira. Disco pautado por silêncios e salutares estranhezas, como sinalizara osingle Obloco (Maria Gadú e Maycon Ananias), Guelã vai ter sua edição física em CD lançada em junho de 2015 pelo selo Slap com distribuição da Som Livre. Gadú assina a produção do disco, coproduzido por Federico Pupi, integrante da banda arregimentada para gravar Guelã e que inclui Lancaster Pinto (baixo), Doga (percussão) e Tomaz Lenz (bateria), além da própria Gadú, que toca guitarra e violão. Eis, na ordem, as dez músicas de Guelã, CD em que Gadú vira a página, de novo:


1. Suspiro (Maria Gadú)
2. Obloco (Maria Gadú e Maycon Ananias)
3. Ela (Maria Gadú)
4. Semivoz (Maria Gadú, Maycon Ananias e James McCollum)
5. Trovoa (Maurício Pereira, 2007)
6. Sakédu (Maria Gadú e Mayra Andrade)
7. Tecnopapiro (Maria Gadú)
8. Há (Maria Gadú)
9. Vaga (Maria Gadú)
10. Aquária (Maria Gadú)

Blog Notas Musicais

Problemas com Projetores podem fechar Cinema Rio Branco em Arcoverde

maio 20, 2015
Os amantes do cinema em Arcoverde podem ter uma surpresa. É que o Cinema Rio Branco, o mais antigo em funcionamento da América Latina, inaugurado em 19 de maio de 1917 e reformado na gestão de Zeca Cavalcanti em 2010 pode voltar a ser fechado e desta vez, por tempo indeterminado. A denúncia foi feita pela vereadora Célia Cardoso e postada no Blog do Juliano Cesar nesta quarta-feira(20).


Segundo informações o projetor adquirido na época avaliado em R$410 mil reais , não teria condições que reproduzir as novas produções cinematográficas lançadas em formato digital. A gestão municipal já está em busca de um novo equipamento que possa rodar os novos filmes e não fechar as portas. 

Atualmente o Cinema Rio Branco está exibindo o filme Velozes e Furiosos 07. Vamos torcer para que isto não aconteça. A reabertura do Rio Branco foi uma grande vitória para a história da cidade e para a cultura , seria uma pena se isso acontecesse.

Amannda Oliveira

Amy ganha mais um trailer

maio 20, 2015
“Amy”, o documentário que vai contar a história de vida de cantora e compositora, Amy Winehouse, acaba de ganhar mais um trailer.
Os trailers do filme vem emocionando fãs e incomodando os familiares da cantora por mostrar com detalhes o fato da cantora não saber lidar com a fama que alcançou em pouco tempo de carreira. 

Confiram o trailer:


Amannda Oliveira

Festa de lançamento do álbum "Inca Sessions" & Noite de Autógrafos

maio 19, 2015

Com um time de gigantes acompanhando Pauliño Nunes e Dambô, o disco traz muitos diferenciais que prometem marcar a cena da música pernambucana



O Inca Sessions, primeiro disco dos músicos pernambucanos Pauliño Nunes e Dambô será lançado nesta quinta (21), às 20h, no Espaço Cultural Xinxim da Baiana, em Olinda. O álbum contou com a parceria de grandes músicos para gerar uma bolacha conceitual definido pelos próprios compositores como um belo dia ensolarado de verão, com uma sonoridade que promete marcar a cena da música pernambucana.

São oito faixas autorais, de composição de Pauliño Nunes e Dambô, que já vem trabalhando na produção desse disco a um ano, compondo as músicas e gravando as prés e mais três anos gravando, mixando e masterizado. As canções falam de histórias de amor, de mulheres, dos dias calorosos de amor e de algumas desilusões, algumas fruto da realidade, outras fantasiadas. Todas elas bem acompanhadas de melodias gostosas, dançantes e inspiradoras, misturando bastante os ritmos.

O disco foi produzido por Tonling Cheng, Pauliño e Dambô, que convidaram Aleksander Aguilar, Marconi Ribeiro (Malícia Champions), Hugo Gila (Orquestra Contemporânea de Olinda), Charles Silva (Malícia Champions), Hugo Carranca (Otto), Vlad (Dizmaia), Victor Ramon, Bactéria (Otto), Malê (Otto), Rinaldo (Combo X) e Biliska (Pé Preto). Gravado nos Estúdios Olinda e Das Cavernas, o disco tem a cara de Pernambuco e contou com o mestre Buguinha Dub para mixar, masterizar e adubar o trabalho.

O álbum tem como diferencial um estilo indefinido, subjetivo, mas que traz um suingue particular, onde há muita mistura de samba, R&B, Soul, funk, afrobeat, reggae, dub e eletrônica. Uma pitada de tudo, mas tudo na medida certa.  Outro detalhe que merece destaque foi o cuidado com o visual. As fotos de Pedro Costa e as ilustrações de Shiko, artista paraibano, dão um toque de sensibilidade ao trabalho.

O Inca Sessions já está disponível para streaming e download nas principais plataformas digitais (deezer, spotify, rdio, itunes, tidal) e no site do álbum (www.incasessions.com). A festa de lançamento do álbum conta a presença dos deejays Daya e Lestath (da Festa Ziriguidum), mas quem for ao evento também vai encontrar um espaço para audição (individual) do disco, fotos e letras do álbum expostas e o melhor acarajé de Olinda. 

Serviço: 
Festa de Lançamento do álbum "Inca Sessions" & Noite de Autógrafos
Quinta (21) | 20h
Espaço Cultural Xinxim da Baiana: Rua Doutor Manoel de Barros Lima, 742 (Ao Lado do Clube Atlântico)
Gratuito
Telefone: (81) 3439 8447

ASCOM

Sesi Petrolina sedia Festival de Atletismo para deficientes

maio 19, 2015
O Serviço Social da Indústria em Pernambuco (Sesi/PE) sediará, neste sábado (23), o I Festival de Atletismo Inclusivo do Vale, em Petrolina. Em parceria com a Associação Petrolinense de Atletismo (APA), a entidade receberá atletas com e sem deficiência nas categorias infantil e adulto. As inscrições devem ser feitas até quinta-feira (21) pelo e-mail apa_petrolina@gmail.com.
Na categoria mirim, haverá provas de 100m, 250m, 1.000m e as competições de campo. Além dessas provas, os adultos poderão concorrer nos 1.500m e 5.000m. O objetivo do evento é incluir a pessoa com deficiência, por meio da convivência com demais atletas. A meta dos organizadores é reunir 200 competidores.
INCLUSÃO – Comprometido com a inclusão social, o Sesi/PE oferece cursos e palestras para empresas interessadas em contratar profissionais com deficiência. As capacitações também orientam sobre o convívio proveitoso, no ambiente laboral e pessoal, com portadores de limitações. Informações pelo telefone (87) 3861.1369 ou pelo e-mail petrolina@pe.sesi.org.br.

Rochélle Alves

Arcoverde realiza I Conferencia do Idoso

maio 19, 2015


Com o tema: Protagonismo e Empoderamento da Pessoa Idosa - Por um Arcoverde de todas as Idades, a Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa inicia, nessa quarta-feira (20), com abertura no Sesc Arcoverde, às 19h.

O Objetivo é chamar a atenção para a necessidade de incluir a temática da pessoa idosa no cenário político, compreendendo a importância do idoso na luta pela garantia de seus direitos. 

No dia 21, às 8h, no auditório da Aesa serão trabalhados cinco eixos temáticos: Gestão (Programas, projetos e ações); Financiamento; Participação; Cultura, Esporte e Lazer; e Direitos Humanos: Enfrentamento a Violência e garantia de Direitos da pessoa Idosa.

Na ocasião, haverá a divisão dos grupos, onde saíra as propostas para serem deliberadas na plenária e a escolha dos delegados para a conferencia estadual.

“Através destes eixos queremos proporcionar uma reflexão ética, não só por parte dos gestores públicos e das autoridades, mas também de todos os cidadãos e cidadãs formulando propostas que atendam a necessidade de nossa cidade, nosso estado e do país.”, explica a prefeita Madalena Britto.

Programação:

Dia 20/05 - 19h - Sesc Arcoverde - Abertura da Conferência
Dia 21/05 - 7:30h - Credenciamento
8:30h - Início das Atividades

ASCOM

Conheça as comissões de análise das propostas de fruição enviadas ao Festival de Inverno de Garanhuns 2015

maio 19, 2015

A Secretaria de Cultura de Pernambuco e a Fundarpe divulgam nesta segunda-feira (18/05) os selecionados para as comissões de análise de mérito cultural do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2015). Confira AQUI a composição das comissões de fruição nos segmentos de Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Cultura Popular, Dança, Design e Moda, Fotografia, Gastronomia, Literatura, Música, Ópera, Patrimônio Cultural e Teatro.
A seleção avaliou o currículo profissional e acadêmico dos candidatos, considerando as experiências em análise de projetos culturais (editais ou concursos), ou ainda, em ações de curadoria e crítica especializada, participação em comissão julgadora de festivais, prêmios e mostras. O objetivo é garantir ainda mais transparência e legitimidade à avaliação das propostas enviadas à Convocatória Nacional do 25º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG 2015).
Em breve será divulgada a composição das comissões de formação cultural.

Outras informações poderão ser obtidas através do email dpcsecult@gmail.com ou pelo telefone (81) 3184-3072.

Fundarpe

Inscrições abertas para oficinas com mestres de patrimônios imateriais

maio 19, 2015

Estão abertas as inscrições para oficinas de maracatu, cavalo-marinho e mamulengo, além de seminário sobre o processo de reconhecimento dos patrimônios imateriais de Pernambuco. As atividades são gratuitas e fazem parte da programação da exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – Celebração Viva da Cultura dos Povos, que fica em cartaz na Caixa Cultural Recife até o próximo dia 31 de maio.
Para participar, os interessados devem se inscrever pelo e-mail oficinaspatrimonioimaterial@gmail.com informando nome, endereço, telefone e qual oficina deseja fazer.
As atividades possuem como facilitadores o Mestre Afonso do Maracatu Leão Coroado, Mestres de Mamulengo Biu de Dóia e Luiz Preto, além do Mestre Borges de Lucas do Cavalo Marinho Boi Teimoso. A etapa educativa busca envolver o público com os bens culturais registrados recentemente pelo Iphan, com a participação da Fundarpe. Nas oficinas, os participantes terão aulas de dança, música e história do Maracatu Nação, de confecção e manipulação de Mamulengos e de dança e encenação do Cavalo Marinho. Já o seminário, que será conduzido por técnicos do Iphan e da Fundarpe, visa apresentar o processo de registro do Maracatu de Baque Virado, do Maracatu de Baque Solto e do Cavalo-Marinho.
Confira a programação:
Oficina de Maracatu
Mestre Afonso do Leão Coroado.
Data: 19 e 20 de março, às 15h.

Oficina de Manipulação de Mamulengo
Mestres Biu de Dóia e Luiz Preto.
Data: 21 e 22 de maio, às 15h.

Oficinas de Cavalo-Marinho
Mestre Borges de Lucas.
Data: 28 e 29 de maio, às 15h.

Seminário sobre o Processo de Registro dos Patrimônios Imateriais de Pernambuco.
Técnicos do Iphan e Fundarpe
Data: 27 de maio, às 19h.

Serviço:
Caixa Cultural Recife
Endereço: Avenida Alfredo Lisboa, 505 – Praça do Marco Zero – Bairro do Recife
Mais informações: (81) 3425 1900
Inscrições gratuitas e limitadas: oficinaspatrimonioimaterial@gmail.com

Fundarpe

Armando busca fortalecer relações Brasil-China

maio 18, 2015
O ministro Armando Monteiro, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), foi o único ministro convidado para o jantar oferecido pelo Conselho Empresarial Brasil-China, na noite desta segunda-feira (18), em Brasília, ao Ministro do Comércio da China, Gao Hucheng, que integra a delegação oficial do país asiático em visita ao Brasil, acompanhando o primeiro-ministro chinês.
Monteiro promove também, nesta terça-feira (19), no Mdic, a assinatura de um memorando de entendimento entre a Apex (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e o grupo chinês BYD – que vai investir R$ 150 milhões para produzir células fotovoltaicas e painéis solares em Campinas (SP). A nova fábrica deve ser inaugurada em janeiro de 2016 e a produção pode chegar a  400 MW/ ano, com a criação de 200 empregos. A empresa faz parte do Grupo BYD, gigante chinês que emprega 180 mil pessoas em 15 unidades instaladas em várias partes do mundo.

ASCOM

Forró na Caixa agita Poço da Panela neste sábado

maio 16, 2015

Grupo promove brincadeira de música e dança nos moldes dos tradicionais bailes de rabeca


A Casa Astral, localizada no bairro do Poço da Panela recebe neste sábado (16) a partir das 17h, o grupo Forró na Caixa que traz em seu repertório gêneros regionais da música popular brasileira, recheado de cavalo-marinho, sambas, coco, rastapé, baião e xote entre outros ritmos. O ‘Fim da Tarde’ promete contar com muita dança e a entrada custa R$ 10.
O Forró na Caixa surgiu em junho de 2012, do encontro entre músicos integrantes do Sagaranna e do Trio Só Nós Três, com o desejo de fazer uma brincadeira de música e dança aos moldes dos tradicionais bailes de rabeca. A partir deste encontro, os rabequeiros Murilo Silva e Thiago Martins reuniram alguns de seus parceiros de música para dar continuidade ao Forró na Caixa.

O grupo se apresentou na Vila Madalena em São Paulo, com a presença de Ilustres convidados e, em Recife e Olinda, embalando as noites e madrugas, com releitura de clássicos da música popular e interpretações da música de tradição oral, com destaque para a tradição da rabeca da Zona da Mata Norte pernambucana.

Serviço
Fim de Tarde com Forró na Caixa
Sábado (16) | a partir das 17h
Casa Astral: Rua Joaquim Xavier de Andrade, 104 - Poço da Panela
Valor: R$ 10,00
Contatos:Frank Sósthenes - (81) 9786 7490

Casa Astral

Programação do São João de Caruaru 2015

maio 15, 2015

Cerca de 100 atrações irão animar os seis polos do são joão da cidade.

Na noite desta sexta-feira (15), a Fundação de Cultura e Turismo da cidade de Caruaru, divulgou a programação do São João da cidade. Cerca de 100 atrações se apresentarão nos seis polos distribuídos pelo evento.
A abertura do evento acontece no dia 30 de maio, com show da cantora Elba Ramalho, no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, e seguem até o dia 29 de junho. 
A expectativa da prefeitura é que cerca de 1,5 milhão de pessoas visite o município durante o período junino.

Confira a Programação do Pátio de Eventos Luiz Gonzaga

Sábado (30 de maio) 

Banda de Pífano 'Zé do Estado', Nando Cordel e Elba Ramalho

Domingo (31 de maio)

Virados do Forró, Sirano & Sirino e Arreio de Ouro

Sexta-feira (5 de junho)

Didi Caruaru, Assissão, Flávio José e Cavaleiros do Forró

Sábado (6 de junho)

Saia Rodada, Valdir Santos, Targino Gondim e Forró Pegado

Domingo (7 de junho)

Banda do Batista, Aldemário Coelho

Quarta-feira (10 de junho)

Reginaldo Pietro e Banda Topazil

Sexta-feira (12 de junho)

Pinga Fogo, Azulão e Azulinho, Dorgival Dantas

Sábado (13 de junho)

Gabriel Diniz, Santana e Flor de Mandacaru

Domingo (14 de junho)

Carú Forró, Amazan e Mala 100 Alça

Quarta-feira (17 de junho)

Banda Alternativa e Banda Matutos do Forró

Sexta-feira (19 de junho)

Fabiana Pimentinha, Lucas Costa, Waldonys e Gatinha Manhosa

Sábado (20 de junho)

Bixinha Arrumada, Benil, Petrúcio Amorim e Wesley Safadão

Domingo (21 de junho)

Renilda Cardoso, Forró da Curtição e Brasas do Forró

Segunda-feira (22 de junho)

Elifas Júnior, Maciel Melo e Banda Calypso

Terça-feira (23 de junho)

Berinho Lima, Jorge de Altinho, Geraldinho Lins e Forró da Pegação

Quarta-feira (24 de junho)

Heleno dos 8 Baixos, Margareth Menezes, Cristiano Araújo e Marcos Lessa

Sexta-feira (26 de junho)

Forró Vumbora, Luan Estilizado e Solteirões do Forró

Sábado (27 de junho)

Forró dos Plays, Capim com Mel e Zezé di Camargo e Luciano

Domingo (28 de junho)

Aviões do Forró, Flávio Leandro, Ferro na Boneca e Forró do Muído

Segunda-feira (29 de junho)

Israel Filho, Simone e Simaria e Mastruz com Leite

Amannda Oliveira

CGU lança índice que mede transparência de estados e municípios

maio 15, 2015

Iniciativa dá nota de 0 a 10 a entes avaliados e permite refletir sobre o cenário de acesso à informação em todo o Brasil

Ministro Valdir Simão em evento de lançamento da Escala Brasil Transparente
Ascom/CGU

Em comemoração aos três anos de vigência da Lei de Acesso à Informação, no dia 16 de maio, a Controladoria-Geral da União (CGU) lança, na manhã desta sexta-feira (15), em Brasília, índice que mede a transparência pública em estados e municípios brasileiros. É a Escala Brasil Transparente (EBT), metodologia criada pela Controladoria para avaliar o grau de cumprimento às normas de Lei de Acesso (Lei 12.527/2011).

No total, foram analisados 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas capitais, além dos 26 estados e do Distrito Federal. Todos os entes avaliados receberam uma nota de 0 a 10 pontos, calculada pela soma de dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso (25%) e efetiva existência e atuação do Serviço de Informação ao Cidadão (75%). A ideia da metodologia é refletir sobre o cenário de transparência em todo o Brasil.

A criação de uma nota gerou um ranking dos entes avaliados. Segundo a escala, os estados do Ceará e de São Paulo são os mais transparentes do país, ambos com nota máxima. Eles são seguidos do Paraná, de Sergipe, de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, com notas 9,72; 9,31; 9,17 e 9,17, respectivamente. Em contrapartida, Amapá e Rio Grande do Norte figuram no final da lista com notas zero.

Em âmbito municipal, Apiúna (SC) e São Paulo (SP) receberam nota dez. Contudo, 63% dos municípios avaliados tiraram nota zero e cerca de 23%, entre um e dois. Apenas sete municípios, tiraram notas entre nove e dez (1,4%), sendo cinco da região sul. No caso das capitais, os três mais transparentes foram São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Brasília (DF), com notas 10; 9,31; e 8,89, respectivamente. Macapá (PA), Porto Velho (RO) e São Luís (MA) não pontuaram.

Os entes que tiraram nota baixa e tiverem dificuldades na implementação da Lei de Acesso podem entrar em contato com a Controladoria para pedir auxílio ao órgão pelo Programa Brasil Transparente. Criado em 2013, o programa ajuda estados e municípios na aplicação de medidas de transparência, a partir de capacitações, distribuição de material, apoio no desenvolvimento dos Portais da Transparência locais e cessão do código-fonte do Serviço Eletrônico de Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC).

Com o resultado da EBT, a CGU visa aprofundar o monitoramento da transparência pública e gerar um acompanhamento das ações realizadas por estados e municípios. Ainda no 2º semestre deste ano, a Controladoria pretende realizar nova avaliação da EBT. A expectativa é ampliar a amostra e também permitir a inscrição para os municípios que queiram ser avaliados pela CGU.

Métrica

O diferencial da metodologia criada pela CGU é a verificação da efetividade da Lei de Acesso, pois foram feitas solicitações reais de acesso à informação em diversas áreas de governo, a fim de verificar o desempenho e o cumprimento às normas legais. Dessa forma, a métrica primou pela efetividade dos pedidos de acesso (transparência passiva).

A amostra foi obtida a partir de uma seleção aleatória para os municípios com até 50 mil habitantes, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2014. A avaliação ocorreu apenas no Poder Executivo do ente. Foi reservado um percentual aproximado de 9% para municípios de cada estado. Também foram incluídas na amostra todas as capitais, bem como todos os estados e o Distrito Federal.

Fonte: CGU
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.