Morre aos 85 anos Roberto Gómez Bolaños, o Chaves

novembro 28, 2014
Foto: Divulgação/SBT

Morreu, nesta sexta-feira (28), aos 85 anos, Roberto Gomez Bolaños, criador das sériesChaves e Chapolin. O ator, humorista, escritor e produtor mexicano morreu em casa, em Cancún, e a causa da morte ainda não foi divulgada. 

No começo de novembro, em sua última aparição, o ator estava bem debilitado, usando um tubo de oxigênio, em foto divulgada por sua filha, Paulina. 

Em maio, o ator se isolou no litoral mexicano com a mulher, Florinda Meza, que interpretou Dona Florinda em Chaves. Amigos próximos declararam que a chance dele se recuperar era mínima, porém, ao longo do ano, apresentou altos e baixos. Bolaños deixa seis filhos e uma imensa saudade dos fãs em todo mundo, especialmente dos brasileiros.

No Brasil desde 1985, as séries Chaves e Chapolin logo se converteram em sucessos atemporais, à prova de qualquer mudança na grade. Líderes de audiência em muitos momentos, os personagens conseguiram renovar seu público, fazendo parte da infância de pelo menos três gerações de brasileiros.

A última mensagem de Bolaños no Twitter é a prova de que o sentimento pelos brasileiros era recíproco. "Todo meu amor para o Brasil", escreveu o humorista em 26 de novembro, emocionando a todos que leram sua mensagem após saber de sua morte.

Trajetória

O ator, roteirista e diretor mexicano Roberto Gómez Bolaños foi o maior nome do humor televisivo na América Latina.Tanto que recebeu do cineasta conterrâneo Agustin Delgado, logo no começo da carreira, o apelido Chespirito, por considerá-lo uma versão em miniatura do inglês William Shakespeare (1564-1616), por conta de seu 1,60 m.

Começou a carreira como redator de rádio e televisão na década de 50, e passou a atuar em 1960. Bolaños atuou em vários papéis, mas seu personagem mais querido foi o Chaves, o menino pobre que vivia dentro de um barril. Puro carisma, o garoto era rodeado de outros personagens que caíram no gosto do público: Chiquinha, Seu Madruga, Dona Florinda, Quico, Professor Girafales, entre outros. Bolaños também interpretava o super-herói atrapalhado Chapolin, e imortalizou bordões como "Não contavam com minha astúcia"

Nascido em 21 de fevereiro de 1929, Roberto Bolaños estudou engenharia, mas foi na publicidade que começou a carreira, aos 22 anos. Na segunda metade da década de 1950, tornou-se roteirista requisitado, por conta de seu texto ágil e de humor facilmente apreendido pelo público. Depois de escrever os programas de maior audiência da TV mexicana, tornou-se também ator em 1968, na emissora TIM, com o personagem Doutor Chapatín.

Em 1970, estreou o programa Chespirito, com vários esquetes de humor, entre as quais a do personagem Chapolin Colorado. Em 1971, surgia El Chavo del Ocho, ou simplesmente Chaves para os brasileiros. E o sucesso foi imediato. Em 1973, os dois personagens já eram vistos em quase toda América Latina. Em 1975, dava cerca de 60 pontos de audiência na TV mexicana.

Fonte: R7

Saiu o trailer legendado de Jurassic World - O Mundo dos Dinossauros

novembro 27, 2014
Após muita expectativa, saiu o primeiro trailer completo de Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros, o quarto filme da franquia Jurassic Park, que estreou nos cinemas pela primeira vez em 1993. 


O novo filme se passa 22 anos depois dos eventos devastadores de Jurassic Park. Agora a Ilha Nublar tem um parque de diversões aberto ao público, mostrando dinossauros vivos, tal como John Hammond imaginou.

Jurassic World estreia em 11 de junho de 2015 no Brasil. 

Confira as primeiras cenas inéditas liberadas pela Universal Pictures.




Amannda Oliveira

IX Seminário Estadual Nepso acontece neste fim de semana

novembro 27, 2014
Na próxima sexta-feira (28) e sábado (29), pela manhã e à tarde, será realizado, em Garanhuns, o IX Seminário Estadual Nepso - PE. A iniciativa é fruto de um curso de extensão promovido pela Unidade Acadêmica de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UAG/UFRPE), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Esportes e o Programa Nossa Escola Pesquisa Sua Opinião (Nepso), do Instituto Paulo Montenegro.

O IX Seminário Estadual Nepso - PE vai contar com a palestra “Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião”, sistematização da etapa final do curso de extensão, apresentação cultural, apresentações dos projetos escolares desenvolvidos por professores e alunos da educação básica de Garanhuns, momento de integração com os participantes, entre outras atividades.

O curso teve início em março deste ano e foi oferecido aos professores da Rede Municipal. Os participantes puderam desenvolver atividades, trabalhadas durante o curso, em sala de aula. O primeiro dia do evento será no Seminário São José, localizado na avenida Rui Barbosa, 200, bairro Heliópolis. Já no segundo dia, a iniciativa será realizada, pela manhã, no Parque Euclides Dourado e, à tarde, os participantes voltam ao Seminário São José para a conclusão das atividades.

Confira, abaixo, a programação do IX Seminário Estadual Nepso – PE:

Sexta-feira (28)
8h às 10h – Etapa do curso de extensão (VI Módulo: registro final – sistematização);
10h – Intervalo
10h30 às 11h00 – Credenciamento
*Apresentação cultural do programa AABB Comunidade;
*Abertura – (Coordenador do nepso pe Luciano Cavalcanti, Secretária de Educação, Janecélia Marins, Diretoria da UAG, representante da UFPE e coordenação geral do Nepso);
11h00 às 12h30 – Palestra “Significado do registro pedagógico: um olhar reflexivo a partir da pesquisa de opinião”;
12h30 às 13h30 – Almoço
13h30 às 16h – Apresentações dos projetos (salas de aulas);
16h às 16h15 – Intervalo
16h15 às 18h30 – Momento de entrosamento (passeio turístico em Garanhuns);

Sábado (28):
8h30 às 9h00 – Organização dos banners no Parque Euclides Dourado pelas escolas participantes dos cursos de extensão. (UFRPE/UAG e UFPE/Cap);
9h30 – Momento cultural com a percussão dos alunos da Escola Municipal Professor Antônio Gonçalves Dias [Caic]
9h00 às 12h00 – Apresentação pública dos projetos no Parque;
12h00 às 13h30 – Almoço
13h30 às 15h – Plenária de encerramento: breves considerações sobre indicadores de gestão do polo – Equipe Nepso – PE;
15h00 às 15h30 – Encerramento.

Samara Pontes

Almir Rouche se apresenta no projeto Quinta no Galo

novembro 27, 2014
Almir Rouche será um dos convidados especiais da banda Asas da América no projeto Quinta no Galo, que acontece nesta quinta (27), no Palácio Enéas Freire, sede do Galo da Madrugada, a partir das 19h. 

O artista entoará grandes clássicos do frevo, com destaque para a canção inédita “Lembrando Carlos Fernando”, composta por Jota Michilles.

Fernando Fagundez

Presidente da AMSTT discute projeto antidrogas para Garanhuns em Brasília

novembro 27, 2014
A presidente da Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), Ana Maria Campelo Rossini, está em Brasília (DF) para discutir ações de prevenção às drogas em Garanhuns. A convocação foi feita pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad), já que o município teve um projeto aprovado, recentemente, visando o desenvolvimento de trabalho prático com mais de 40 jovens no bairro Magano. A reunião está agendada para esta quinta-feira (27), no edifício-sede do Ministério da Justiça (MJ), na capital federal.

Para a presidente da AMSTT, o momento servirá para adquirir novas experiências e definição de outras possíveis parcerias. “Essa será uma oportunidade, mais uma vez, de concretizar metas. Nós sabemos que o problema das drogas está presente em todo o país, eu diria que é um problema mundial. Esperamos, de fato, sair fortalecidos no aspecto de políticas públicas para Garanhuns e iniciarmos, até o início do próximo ano, ações efetivas de prevenção”, pontua Ana Rossini, evidenciando a necessidade da parceria com o Governo Federal. 

Cloves Teodorico

Natal de Triunfo traz como temática o resgate das memórias natalinas

novembro 27, 2014

As luzes e cores do Natal vão iluminar o ponto mais alto de Pernambuco, a cidade de Triunfo, localizada a 399 km do Recife. O clima das festas de fim de ano estará nas ruas do município, a partir do dia 4 de dezembro, através de uma programação cultural recheada desenvolvida pelo Sesc Pernambuco. Os moradores do município e os turistas poderão conferir e se encantar com a nona edição do projeto “Sesc no Natal de Triunfo”, que esse ano explora como tema a hastag #retratos.

A proposta é traduzir, através dos sentidos, o resgate das memórias natalinas e o fortalecimento das identidades. Para isso, a abertura da ação será realizada pela Mostra de Coreografia dos grupos do Sesc, das unidades de Casa Amarela (Recife), Piedade (Jaboatão dos Guararapes), Arcoverde, Petrolina, Garanhuns e Belo Jardim. A apresentação, aberta ao público, acontece próximo à Capela do Bairro do Rosário, a partir das 19h. Em seguida, às 20h, haverá o espetáculo da Companhia de Dança do Sesc Ler Araripina. Simultaneamente, os moradores do bairro de Santo Antônio poderão contemplar “Eu vim da Ilha”, do grupo de dança de Petrolina.

Durante o primeiro final de semana, a agenda traz entre as atrações a apresentação de Ritos Urbano, no Centro de Convenções, além de várias atividades descentralizadas, como a mostra do Grupo de Violinos, Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, grupo de Choro e o espetáculo Sine Qua Non. A programação também conta com exposições variadas, que abordam a temática do Natal desse ano através de fotos, brinquedos, presépios, Santos e Marias. No dia 7, será abertura no “Jardim das Esculturas”, às 22h, no CTL Sesc Triunfo. A noite terá como atração “A Cristaleira”, com Jéssica Caitano. No dia seguinte, a exposição “Um Pé de Foto” ganha espaço. Ela é o resultado da oficina de fotografia ministrada por Rodolfo Araújo e Álvaro Severo. Ainda integram a grade “Com Açúcar e Com Afeto”, de cartões natalinos, “Presépios”, no convento São Boa Ventura, “A Criança que Habita em Mim”, “Passado e Presente” e “(In)Sanidade”, “Os Mantos de Maria”, “Maria, Marias” e “Santo, Santo, Santo”.

Os bairros do Rosário, Santo Antônio, Canaã, Jericó e a Praça Dona Marizete ganham a visita da unidade móvel do BiblioSesc. A biblioteca volante, que integra o projeto pela primeira vez, leva leitura e conhecimento ao público de todas as idades. São cerca de três mil obras, entre clássicos da literatura, aventura, ficção e histórias reais, que chegam às mãos de leitores. A ação acontecerá de 8 a 12 de dezembro, e contará também com contação de histórias.

Já entre os dias 18 e 21, a cultura popular toma a cidade. Em pontos descentralizados, haverá quadrilhas estilizadas, bois, ursos, bandas marciais, reisado, grupos de frevo e sanfoneiro. Na véspera do dia do Natal (24), a programação tem início às 11h, na Capela do Rosário, com Anastácia Rodrigues e o sanfoneiro Luzico. À noite, às 18h, tem a “Hora do Ângelus”, no CTL Triunfo, e um concerto no Lago João Barbosa Sitônio, às 22h. 
No dia de Natal (25), das 14h às 16h, o Natal das Crianças contará com oficinas de malabares, cama elástica, apresentações de palhaços, diabolô, lira e mágicos, tudo na Estação Teleférico. Durante a tarde, os meninos e meninas vão se encantar com o desfile do Papai Noel, que traz com ele a Trupe Pernaltas Garimpeiros da Arte, os Caretas, de Triunfo, o Maracatu Nação Serra Grande do Pajeú, o Grupo Renascer do Sertão, o Cobra da Bexiga Lixa, a Orquestra Isaias Lima, o Reisado dos Vieiras, o Pastoril do Lar Santa Elisabete, Cambidas de Triunfo, as Postoras, Bicharadas e os Cavaleiros Templários. Às 18h, a Hora do Ângelus, no CTL Sesc Triunfo traz a apresentação de Anastácia Rodrigues e do sanfoneiro Luzico. Às 20h, o Coral Vozes do Guarany se apresenta em frente ao Theatro Cinema Guarany, e, às 21h, Anastácia Rodrigues volta ao palco para encerrar a noite no Lago João Barbosa Sitônio.

No dia 26, a partir das 20h, o Sesc marca presença com os grupos Coral Vozes Sertão, Guardas Romanos, Ana Cristina e Djaelton Qurino, na Festa da Padroeira da cidade, na Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores. A programação segue até o dia 6 de janeiro e pode ser conferida no site: www.sescpe.com.br/natal-triunfo.

Serviço:
Sesc no Natal Triunfo
De 4 de dezembro a 6 de janeiro

16º FestCine abre inscrições para seminário sobre cinema e educação

novembro 26, 2014

Estão abertas, até a próxima terça-feira (2), as inscrições para o seminário “Cinema e Educação: uma reflexão sobre a aplicação da Lei nº 13.006/2014”. Fazendo parte do 16º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, o seminário é gratuito e será realizado na quinta-feira (4), na Faculdade Joaquim Nabuco, campus do centro do Recife, tendo como público alvo professores de escolas das redes pública e privada de Pernambuco, educadores de apoio, diretores, bibliotecários, estudantes de pedagogia e cineastas e cineclubistas.
Entre os objetivos do seminário, estará o debate sobre a aplicabilidade da Lei 13.006/2014, que institui a inserção do cinema nacional como componente curricular complementar nas escolas do ensino básico, integrado à proposta pedagógica, com a exibição de pelo menos duas horas mensais de produções brasileiras.
Para se inscrever, é necessário preencher a Ficha de Inscrição e enviá-la para o seguinte e-mail: cinemafundarpe@gmail.com, somente até a terça-feira (2). O 16º FestCine é uma realização do Governo do Estado (Secretaria de Cultura e Fundarpe), em parceria com a Prefeitura do Recife (Fundação de Cultura da Cidade do Recife).
Confira a programação do seminário:
Quinta-feira, 04 de dezembro9h às 9h30 | Credenciamento
9h30 às 10h | Lei Nº 13.006/2014, andamento e aplicabilidade – com Teca Carlos
10h às 12h | Como introduzir o cinema nacional nas escolas, tornando essa obrigatoriedade interessante para os alunos – com Adriana Fresquet e Milene Gusmão
12h30 às 14h | Almoço
14h às 16h30 | Reflexões sobre os filmes: o que e como trabalhar os filmes com os alunos? Estudo de caso – com Nielson Modro e Andréa Mota
16h30 às 17h30 | A experiência do cineclubismo nas escolas – com Yanara Galvão e Amanda Ramos

Perfil dos debatedores:
Teca Carlos – Professora e Gestora Pública.
Adriana Fresquet – Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro é membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (FE/UFRJ). Coordena o grupo de pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica e o programa de extensão “Cinema para aprender e desaprender” CINEAD que desenvolve atividades conjuntas com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), o Colégio de Aplicação da UFRJ e o Instituto de Pediatria e Puericultura Matagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). É membro fundador e coordenador da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica, inaugurada com os livros Cinema e Educação e Godard e Educação e da coleção Cinema e Educação da Editora Booklink/UFRJ junto do Hernani Heffner (MAM-Rio/PUC-Rio).
Andréa Mota – Comunicadora e produtora cultural, atua nas áreas de cinema, literatura e música, com ênfase para o audiovisual. Conceituou, implantou e coordena o Programa CinEscola – Cinema a Serviço da Educação, em atividade desde 1999. É gestora do projeto cineCabeça, idealizado em 2009 pelo Governo de Pernambuco, através da FUNDARPE, realizado em parceria com a ONG Centro de Atitudes, que já atendeu no cinema São Luiz e ambiente das escolas públicas estaduais, entre 2010 e 2013 mais de 99 mil espectadores entre estudantes e educadores do grande Recife. Coordenadora Recife do FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, 2010 e 2011. É representante promocional e assessora de comunicação da Walt Disney Pictures Brasil, de Alagoas ao Maranhão, desde 2002.
Amanda Ramos – Graduanda em Ciências Sociais pela UFRPE. Produtora cultural, cineclubista integrante do Cineclube Doze e Meia, do Centro Cultural Correios. Atuou na coordenação dos cineclubes AZouganda (Nazaré da Mata) e Banquete (Recife). Membro-fundadora da Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC e atuante na diretoria da instituição entre os anos de 2008 e 2010. Foi suplente na área de Audiovisual da Comissão de Cultura da Mata Norte de Pernambuco, de abril de 2009 a abril de 2011. Participou do Júri da FEPEC escolhendo o “Melhor Filme para Reflexão” em diversos Festivais do Estado; Ministra oficinas de criação de cineclubes em escolas, encontros estudantis e municípios de Pernambuco.
Milene Gusmão – Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora geral, desde 2001, o Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo UESB. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, na linha de pesquisa em Memória, Cultura e Educação, na mesma instituição. Líder juntamente com Rosália Maria Duarte do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural. Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento da UnB. Integrante da Rede Latinoamericana em Educação, Cinema e Audiovisual – Rede Kino. Suas pesquisas destacam os seguintes temas: cinema e memória social, cinema e educação, trajetórias e práticas sociais em cinema, cineclubes, festivais e processos de formação cultural nos âmbitos do cinema e do audiovisual.
Nielson Modro – Professor e advogado, coordena o projeto “Cineducação: Site de Apoio Didático, para Professores, para Utilização de Filmes em Sala de Aula” um projeto de extensão desenvolvido na Universidade da Região de Joinville – Univille desde 2003, vinculado ao departamento de Letras, que tem como objetivo principal pesquisar filmes que possam ser utilizados em sala de aula com finalidade didática. As informações pesquisadas e sistematizadas, acerca dos filmes escolhidos, são disponibilizadas através do site www.modro.com.br/cinema. Atualmente há no site cerca de duzentos filmes analisados, cinco livros foram publicados, nos quais podem ser encontradas as análises de mais de uma centena de filmes, e uma série de capacitações/palestras já foram realizadas buscando fomentar as ideias a respeito da proposta quanto ao uso de filmes em sala de aula com finalidade didática. É autor de seis livros com o temas relacionados ao Cinema e Educação.
Yanara Galvão – Cineclubista, produtora cultural e pesquisadora em Políticas Culturais no Brasil com ênfase no audiovisual/cinema. Idealizadora e coordenadora do cineclube “Cine Alto do Moura”, projeto contemplado pela ação do Cine Mais Cultura, Caruaru. Facilita oficinas de iniciação audiovisual e formação cineclubista. Desde 2013 é presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC.

SERVIÇO:
Seminário “Cinema e Educação: uma reflexão sobre a aplicação da Lei nº 13.006/2014”
Data: 4 de dezembro
Horário: das 9h às 17h30
Local: Faculdade Joaquim Nabuco (Av. Guararapes, 233, Centro do Recife)

Fundarpe

Programação do Natal e Réveillon 2015 do Recife

novembro 26, 2014
O Recife já se prepara para receber os festejos natalinos. Com o objetivo de promover a valorização da tradição do período, que acontece de 11 de dezembro à 6 de janeiro de 2015, a Prefeitura da Cidade organizou uma programação intensa, cheia de novidades, com as mais ricas e diversas manifestações culturais, e repleta de atrações folclóricas. Bois, pastoris, cantatas e orquestras vão encantar o público neste que promete ser o fim de ano mais regional da cidade.
A avenida Rio Branco, ponto histórico e turístico do Recife, é o endereço da árvore de Natal da cidade. No coração do Recife Antigo, o novo local “sede” da árvore promete ser um dos pontos mais visitados deste final de ano. A árvore de 22 metros de altura terá estrutura metálica, toda revestida com placas de policarbonato, nas cores amarelo e branco. Iluminada internamente com LED, o que permite economia de energia, a árvore é composta por chapas de policarbonato aveolar, material leve que garante um belo efeito visual.
A Avenida Rio Branco também contará com iluminações em forma de constelações. Outras novidades foram planejadas para o local, como os parklets, que são pequenas áreas de estar, e um grande tablado para apresentações, ambos produzidos com paletes. Além disso, totens iluminados e pingos de luz estarão montados ao longo da Avenida Marquês de Olinda e em toda extensão da Rua da Moeda. No Marco Zero, quatro grandes elementos cenográficos compostos de ícones em círculos de policarbonato, iluminados internamente, vão reforçar a beleza de um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Já na Praça do Arsenal, fios de luz, com lâmpadas e refugo de policarbonato, irão fechar o círculo das palmeiras permitindo uma iluminação especial nas árvores do entorno da praça.
Seguindo a mesma linha cenográfica, a Rua Bom Jesus também recebe elementos aéreos, cruzando toda a via. No Cais do Apolo, um arranjo de fios de luz, em agrupamentos de três postes, vai decorar e iluminar o local. As pontes do Recife ganharão iluminação cenográfica que serão refletidas nas águas do Capibaribe. O projeto da decoração natalina do Recife é assinado pela design Bete Paes, que teve como foco a sustentabilidade, trabalhando com materiais de grande efeito visual e baixo custo.
O conceito do Ciclo Natalino 2014 do Recife se inspirou na simbologia cristã. A partir de uma linguagem de festa e comemoração, foram utilizadas as cores branco, simbolizando a paz, e amarelo, que faz referência à luz e alegria, através dos ícones: estrela, significando o equilíbrio entre o céu e a terra; pássaro, a paz; e o espírito santo e o peixe, que remetem ao alimento básico, à fartura.
Este ano, o Natal do Recife vai homenagear três mulheres pela sua contribuição à cultura pernambucana. São elas: a diretora artística do Grupo Bacnaré e do Balé de Arte Negra Recife, Antônia Batista Ferreira; a professora de Educação Artística e irmã do mestre Ubiracy Ferreira, Jurandir Austermann, mais conhecida por Juju; a fundadora do Conservatório Pernambucano de Música e representante da Unesco em Pernambuco, junto ao segmento da Cultura Popular, Cirinéia do Amaral. Além dessas figuras históricas, o auto de Natal Baile do Menino Deus, uma grande opereta folclórica do Nordeste, também será homenageado.
Na programação, mantendo o caráter regional e folclórico do ciclo natalino, a grade de atrações contemplou apresentações de pastoris, cirandas, bois, cavalos marinhos, mamulengos, danças populares, corais, cantatas natalinas, côco, e orquestras de baile, que foram distribuídos pelos polos localizados nos bairros de Beberibe, Jardim São Paulo, Ibura, Brasília Teimosa, Várzea, Macaxeira, além dos polos do Morro da Conceição, Lagoa do Araçá, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade e Parque Dona Lindu.

Réveillon- Para a festa da virada, a orla de Boa Viagem vai receber uma programação especial. No Acaiaca, a programação começa às 19h30 com o esquenta dos Dj’s, seguido pelas apresentações de Alceu Valença, Monobloco e Spok Frevo Orquestra. Já no Polo do Pina, Almir Rouche, Maestro Forró e D’Breck vão fazer a festa, que também se inicia às 19h30 com música eletrônica. Além desses locais, o Ibura, o Morro da Conceição, e a Lagoa do Araçá também receberão a festa que comemora a virada do ano.
Informações: PCR

Lançamento do livro Fomento ao Teatro: 12 anos acontece no dia 1.º de dezembro

novembro 26, 2014
Dá para dividir a cena teatral paulistana em Antes do Fomento e Depois do Fomento? Sim, dá. Nesses 12 anos depois da implantação do Programa Municipal de Fomento ao Teatro Para a Cidade de São Paulo, a produção e fruição de teatro descentralizaram-se. 

Se antes as artes cênicas estavam delimitadas geograficamente a um quadrilátero central na cidade, isso hoje expandiu-se exponencialmente, ou mais especificamente, para mais de 976 locais de apresentações. E para registrar essa modificação no conceito do fazer teatral na cidade, a Secretaria Municipal de Cultura lança seu primeiro registro a respeito da lei que faz sucesso aqui e alhures: o livro Fomento ao Teatro: 12 anos, organizado por Carlos Antonio Moreira Gomes e Marisabel Lessi de Mello. 

A obra é dedicada ao jornalista, crítico e pesquisador teatralSebastião Milaré, falecido em 2014, que participou de 11 comissões julgadoras (inclusive da primeira), e em nove delas esteve como presidente.

Dia 1º de dezembro de 2014, a partir das 19 horas, na Praça das Artes, a população terá acesso a todos os dados, compilados, desse programa que revolucionou a cena teatral. O livro, com tiragem inicial de 5 mil exemplares, é composto por 208 páginas, mais de 50 fotos e compartilha reflexões lançando mão de textos e dados sobre os impactos e frutos colhidos nesta marca de 12 anos. Em suas páginas, artistas, críticos e pensadores de teatro, ligados ao programa, apresentam suas concepções das conquistas proporcionadas e suas perspectivas.

A intenção da Secretaria Municipal de Cultura é conseguir, com esse registro, sintetizar e publicizar esse período importante do teatro na cidade de São Paulo.


Sobre a cartografia: números e dados:

Durante estes 12 anos, o Núcleo de Fomentos organizou em pastas o material impresso produzido pelos grupos, compondo o Acervo do Programa Municipal de Fomento ao Teatro, que conta com os projetos contemplados desde a sua primeira edição, totalizando a memória de 372 processos artísticos. Os dados todos apontam para a capilaridade do programa por toda a cidade e a presença dos grupos no território, proporcionando maior acesso à população.

A lei 13.279 - 8 de Janeiro de 2002 permite a aprovação de no máximo 30 projetos, em duas edições anuais (cerca de 20 no primeiro semestre e 10 no segundo). O recorde de inscritos e contemplados deu-se na primeira edição do edital, em agosto de 2002 (nesse ano, por impossibilidade de agenda, teve apenas um edital), provavelmente pela demanda artística represada durante anos. Foram, na ocasião, 23 contemplados, para um total de 178 inscritos. Da 1ª edição até a 25ª, a Secretaria teve 2.328 projetos inscritos, 372 aprovados, tendo como proponentes 135 núcleos artísticosdiferentes. Até o momento, foram concluídos 327 projetos e 45 estão em andamento.

Dessa trajetória, foram contabilizados 339 espetáculos produzidos, que somados às peças dos repertórios dos grupos de teatro chegam a 719 obras teatrais realizadas, totalizando 12.560 apresentações. O programa de Fomento ao Teatro pode contribuir diretamente para que 112 prêmios (APCA, Shell, Femsa, Mambembe e o da Cooperativa Paulista de Teatro) fossem entregues aos artistas da cidade. Em 2011, a APCA premiou, pelos 10 anos de história, o programa que segundo a associação, é uma referência em políticas públicas culturais no Brasil.

Os textos e seus autores

O livro está divido em nove textos e uma cartografia. Os autores convidados são:

· Fomento aos Teatros: Formas Cênicas e Processo Social na Cidade de São Paulo, por Kil Abreu;

· Um Olhar Sobre as Comissões Julgadoras, por Antônio Rogério Toscano, Luiz Fernando Ramos e Tiche Vianna;

· Fragmentos de Pensamento, por Georgette Fadel;

· Uma Fresta Pra Gente é Estrada, por Bruno César Lopes, Lucas Vitorino e Priscila Preta Obaci;

· Das Convicções Estéticas, por Valmir Santos;

· O Teatro Para Crianças – Entre Questões e Caminhos, por Henrique Sitchin, Sandra Vargas e Simone Grande;

· Doze Anos Feitos de Encontros – A Expansão do Espaço e do Público em Tempos de Lei de Fomento, por Marcelo Soler, Mônica Simões e Vera Abbud;

· Teatro de Rua: Arte Como Obra Pública, por Edson Paulo Souza, Nei Gomes e Simone Brites Pavanelli;

· Pequena Revolução: O Olhar dos Grupos Para a Trajetória do Fomento, Clayton Mariano, Dagoberto Feliz e Maria Lucia Pupo.

Serviço

Lançamento do livro Fomento ao Teatro: 12 Anos
Praça das Artes – dia 1/12/2014, a partir das 19h, com a apresentação da banda da Cia do Tijolo
Endereço: Av. São João, 281 - Centro, SP
Telefone para informações: (11) 3391 0140

Imprensa Oficial do Estado

Diogo Nogueira e o bandolinista Hamilton de Holanda apresentam projeto Bossa Negra no aniversário de nove anos do Manhattan Café Theatro

novembro 26, 2014


Um verdadeiro presente de aniversário para os amantes da música brasileira de qualidade. Dois dos maiores expoentes da nova geração, o cantor Diogo Nogueira e o instrumentista e compositor Hamilton de Holanda, criador do bandolim de dez cordas, aportam no Recife com o projeto Bossa Negra, quando se apresentam dentro das comemorações de aniversário de nove anos do Manhattan Café Theatro. Os shows intimistas acontecem em três dias, nesta sexta (28) e sábado (29), a partir das 21h, e domingo (30), que será um almoço especial, a partir do meio-dia. Os Garçons Cantores abrem a casa nos três dias.

Inspirado nos afro-sambas de Baden Powell e Vinicius de Moraes, o álbum apresenta 13 faixas, a maioria composições autorais dos dois artistas, além de releituras de clássicos de Ary Barroso, Vinicius, Pixinguinha e Arlindo Cruz. Destaques para as canções “Bossa Negra”, faixa-título do projeto, a inédita “Salamandra”, de Paulo César Pinheiro e João Nogueira e "Brasil de Hoje", composta por Hamilton de Holanda, Diogo Nogueira, Arlindo Cruz e Marcos Portinari a partir de conversas pelo whatsapp. Esta última conta com a participação especial (no backing vocal) dos filhos de Diogo, Hamilton e dos produtores Marcos Portinari e Afonso Carvalho.

Os ingressos individuais custam a partir de R$ 200,00 (sexta e sábado) e a partir de R$ 150,00 (domingo). O Manhattan fica na Rua Francisco da Cunha, 881 - Boa Viagem, Recife. Mais informações pelo fone (81) 3325 - 3372.

Serviço 1
Show de Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda – projeto Bossa Negra
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Sexta (28) e Sábado (29)
Hora: A partir das 21h
Ingressos: A partir de R$ 200,00
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Serviço 2
Show de Diogo Nogueira e Hamilton de Holanda – projeto Bossa Negra
Local: Manhattan Café Theatro
Data: Domingo (30)
Hora: A partir das 12h
Ingressos: A partir de R$ 150
Endereço: Rua Francisco da Cunha, 881, em Boa Viagem.

Informações e reservas de mesas antecipadas: (81) 3325-3372

ASCOM

AESA vai ganhar 07 novos cursos em 2015

novembro 26, 2014

Durante abertura do 11º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Ensino Superior de Arcoverde, nessa terça-feira, na Aesa, o vice-prefeito Wellington Araújo, representando a prefeita Madalena Britto, anunciou a criação de sete cursos para instituição. Entre eles: Engenharia Civil, Arquitetura, Farmácia, Psicologia, Fisioterapia, Analise de Desenvolvimento de Sistema e Gestão Comercial.

“O de Gestão Comercial é um curso tecnológico, de nível superior com duração de dois anos. Ele já está em análise no Conselho Estadual de Educação e os demais estão com os projetos sendo encaminhados em Dezembro para um possível vestibular em julho de 2015.”, esclarece o diretor do centro de Ensino Superior de Arcoverde, Franklin Freire.

Essa novidade chega para alavancar a educação de toda região, que já recebe apoio na Aesa através do Programa Institucional do Bolsa de Iniciação à Docência - PIBID edo Programa Universidade para Todos em Pernambuco - Proupe.

 “São graças a essas parcerias, assim como com a prefeitura de Arcoverde, que já estamos vislumbrando um novo tempo para a autarquia. A gratuidade, por exemplo, do vestibular já nos rendeu em 10 dias cerca de 800 inscritos”, enfatizou o presidente da Aesa, Roberto Coelho em discurso durante 11º Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Na ocasião, houve ainda a conferência “Educador do século XXI” do professor, pedagogo, doutorando, pós–graduado em educação Hamilton Wernek.
O Congresso ocorre nas dependências da Aesa até o dia 27 com uma programação intensa de mais de 50 atividades, entre rodas de conversas, minicursos, palestras, exposições e grupos de trabalho, além de apresentações culturais no encerramento de cada dia.

ASCOM

Diversidade cultural marca terceira parada do “Natal Luz nos Bairros” em Garanhuns

novembro 26, 2014
Foto: Cloves Teodorico

A terceira parada do “Natal Luz nos Bairros” foi na comunidade Cohab I, localizada no bairro Severiano de Moraes Filho, na noite de ontem (25). Os moradores e visitantes puderam acompanhar as apresentações do Grupo Amigos em Cena: Contos de Natal, Reisado Mirim Lar da Criança com Mestre Gonzaga de Garanhuns, Pastoril Lar da Criança, Coral Harmonia do Serviço Social do Comércio (Sesc) e a Orquestra Manoel Rabelo.

Durante a ação itinerante, a secretária de Cultura, Cirlene Leite, foi chamada por Gonzaga de Garanhuns para falar sobre a articulação de tornar os reisados do município Patrimônio Cultural do Brasil. “É uma felicidade imensa levar nosso potencial cultural aos bairros da cidade. Aproveito aqui para ressaltar que estamos trabalhando para que nossos reisados sejam reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil. Os reisados de Garanhuns são os mais antigos da região, merecem esse reconhecimento”, disse, pedindo, em seguida, aplausos para a apresentação.

Amanhã (27), o “Natal Luz nos Bairros” vai para a Cohab II. A partir das 17h30min, em frente ao terminal de ônibus da localidade, se apresentam a Cia. FISA D’Arte – Um Natal de Cores de Jasmim, Classe de Canto do Sesc e Eravisto Vegas e Teclados. E a partir das 20h, desta quinta-feira, em frente ao Palácio Celso Galvão, sede do Poder Executivo Municipal, acontece a abertura oficial do evento.

Cloves Teodorico

Petrolina recebe a 12° edição do Projeto Colmeia nesta sexta

novembro 26, 2014

O Projeto Colmeia, que chega a sua 12° edição, na cidade de Petrolina, vai oferecer gratuitamente a população uma série de serviços de saúde e ações de cidadania nesta sexta-feira (28). A feira será realizada das 8h às 14h, na unidade do Sesc, localizada na Rua Pacífico da Luz, n° 618, no Centro. A expectativa é de que duas mil pessoas sejam beneficiadas com a iniciativa, que visa gerar mais qualidade de vida.

Serão ofertados 41 serviços, entre eles exames e consultas médicas, orientações jurídicas e emissão de documentos. O público poderá contar com teste de colesterol, avaliação física e nutricional, retirar a primeira e segunda via do CPF e da Certidão de Nascimento, além da Carteira do Idoso. 

Nesta edição, o projeto conta com 20 parceiros entre instituições governamentais e não governamentais. O Colmeia é uma das ações de maior referência do Sesc Pernambuco. Realizado desde 1998, a iniciativa já promoveu mais de 1 milhão de atendimentos. Esse ano, as cidades de Recife, Caruaru, Arcoverde e Camaragibe já receberam os serviços, além de Garanhuns que recebeu sua primeira Feira.

Elayne Costa

Projeto de Lei sobre publicidade em mídias alternativas tramita na Alepe

novembro 26, 2014
Foto: AblogPE

Deputado Ricardo Costa é o autor do PL por iniciativa da AblogPE.  Na próxima terça-feira (2), a Comissão de Justiça recebe representantes da imprensa e das mídias alternativas
Por Max Felipe

O Projeto de Lei Nº 2164/2014, de autoria do deputado Ricardo Costa (PMDB), publicado no Diário Oficial do Estado de Pernambuco, na edição da sexta-feira (21), foi apresentado na manhã desta terça-feira (25), na Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), presidida pela deputada Raquel Lyra (PSB). O deputado Silvio Costa Filho (PTB) foi designado como relator do projeto, que junto com a comissão receberá na próxima terça-feira (2), às 10h, representantes da Associação dos Blogueiros do Estado de Pernambuco – AblogPE, que é a primeira entidade civil no País, voltada a organização dos Produtores de Conteúdo para Mídias Digitais.

Tramitando na Alepe, o projeto institui a Política Estadual de Incentivo às Mídias Locais, Regionais e Produtoras de Conteúdo de Mídias Digitais no Estado, destinando percentual não inferior a 5% da receita anual de publicidade dos três Poderes de Pernambuco, prevista no Orçamento para a divulgação de obras, anúncios, editais, programas, serviços e campanhas em geral.

Os veículos beneficiados são jornais e revistas com tiragem de mil a dez mil exemplares; rádios comunitárias, sites, blogs, Tv Web e Radio Web. “A AblogPE está ajudando muito na formatação desse projeto de lei que, acreditamos, vai incentivar não só a mídia alternativa local, mas todo o Estado”, destacou Ricardo Costa.

Uma comissão da Associação dos Blogueiros, junto com o presidente Lissandro Nascimento, esteve presente durante esta sessão da CCJ na Alepe. “Esse é o reconhecimento do papel social que as mídias alternativas cumprem hoje, e o projeto de Lei assegura um pequeno percentual das verbas públicas destinadas à publicidade a este setor que dissemina a informação e estimula a cidadania, sobretudo nas pequenas cidades”, frisou Lissandro.

Para acompanhar o Parecer do Dep. Silvio Costa Filho na próxima terça (02), setores ligados à Comunicação estão sendo convidados. Ainda na manhã da quinta (11/12), a blogosfera pernambucana fará uma Plenária Estadual a fim de discutir emendas à proposta.

Informações: AblogPE


Sebrae realiza seminário sobre profissionalização de lavanderias e confecções

novembro 26, 2014
Pernambuco abrange um dos maiores polos de confecções do Brasil. Nele, estão presentes mais de 12 mil empresas de confecção, que fabricam quase 60 milhões de peças por mês. Pensando no desenvolvimento do setor, o Sebrae Pernambuco realiza, nesta quinta-feira (dia 27), na cidade de Riacho das Almas, no Agreste, o seminário Profissionalização – Sucesso das Lavanderias e Confecções.

O seminário será guiado por três temas: Confecções e Lavanderia, um futuro lucrativoSuperação das Dificuldades; e Tecnologia: tendências das lavanderias e confecções. O objetivo é capacitar os confeccionistas e empresários do ramo para a profissionalização das atividades. Também serão realizadas palestras sobre os temas: “Sim, você pode vender mais Jeanswear: Tendências 2014”, por Juliana Nunes; e “Superação das Dificuldades na Gestão Empresarial”, por Henrique de Queiroz Chaves.

O evento ocorre a partir das 19h, no Espaço de eventos da Churrascaria Forno a Lenha, localizada na Av. Soares Fonseca, n.º 200, no Centro de Riacho das Almas. As inscrições podem ser feitas através dos telefones: (81) 9821.3111, 8147.9086 e 9468.2384.

Serviço
O quê: Seminário Profissionalização – Sucesso das Lavanderias e Confecções
Quando: Dia 27 de novembro, às 19h
Onde: Av. Soares Fonseca, n.º 200, Centro - Riacho das Almas/PE
Inscrições: (81) 9821.3111, 8147.9086 e 9468.2384

Anderson Lima

Festival de teatro invade o Sertão do Pajeú

novembro 26, 2014

Entre os próximos dias 27 e 30 de novembro, os municípios de Serra Talhada e Triunfo serão palco do I Festival Sertão do Pajeú de Teatro – Fespat. Durante esses quatro dias, a população poderá assistir apresentações teatrais e participar de oficinas, ambas gratuitas, em dois polos, sendo um no Museu do Cangaço e o outro no Cine Teatro Guarany.  

Oitos espetáculos dos mais variados gêneros foram selecionados para o evento e diariamente, duas apresentações serão realizadas em cada município, totalizando 16. Já as oficinas iniciam na sexta, 28 e seguem até o domingo, sendo uma em cada polo, sempre às 9h.

Realizado pelo Instituto Infinito, com patrocínio da Caixa Econômica e do Governo Federal, o I Fespat objetiva se tornar um projeto cultural voltado para a população do sertão pernambucano e adjacências, onde a partir desta primeira edição, se tornará nos anos subsequentes uma atração itinerante pelas demais cidades da região.

“Nossa principal proposta é expandir a formação cultural e intelectual dos participantes e espectadores, contribuindo diretamente também com a expansão e o fortalecimento dos grupos teatrais do estado”, defende o coordenador geral do Fespat, Mano Casado.

A programação completa dos espetáculos e oficinas está disponível no blog do festival, sendo possível acessar através do endereço www.fespat.blogspot.com. Os ingressos gratuitos deverão ser retirados com antecedência nos locais do evento. 

 Serviços:

O que: I Festival Sertão do Pajeú de Teatro - Fespat
Data: 27, 28, 29 e 30 de novembro
Local: Cine Teatro Guarany (Triunfo)
          Pátio do Museu do Cangaço (Serra Talhada)
Horário: Conforme programação
Entrada: Gratuita

Irmãs Lopes lança primeiro CD no próximo sábado

novembro 26, 2014


O Samba de Coco Irmãs Lopes, o mais antigo de Arcoverde, lança no próximo sábado, dia 29 de novembro, o seu primeiro CD “Anda a Roda”. O lançamento acontecerá com muita festa, à partir das 15h com a saída do cortejo, da UPAE até a praça principal da Cohab I, com a presença do Boi Milagroso, Bonecandos, Maracatu Fantástico e Maracatudo. Aproximadamente às 16h a Banda de pífanos Santa Luzia vai tocar no Museu do Samba de Coco Irmãs Lopes.

No final da tarde está prevista uma grande Roda Poética que vai contar com nomes como Felisardo Moura, de Prata /PB, conhecido como o maior apresentador de cantorias do Nordeste, Luna Vitrolira, do Recife; Pedro Torres, Recife; Adiel Luna, Recife; Thaiana Campos, Sumé/PB; e os cantadores de Arcoverde George Silva, Cristiano Moura, Mané Sertão, Rodolfo Campos, Aldo Almeida, Cristiano Marques, Edilza Vasconcelos, Sebastião, Leandro Vaz, Márcia Moura, Jaelson Andrade, Túlio Araújo, Hugo Araújo, Cição e Irasson.

A festa entra noite a dentro e vai contrar com a abertura feita pela Maracatudo, seguido pelo Grupo Vida Viver. Depois é a vez dos Contadores de Histórias e logo após, Maciel Melo vai marcar presença em homenagem ao mais antigo samba de coco da cidade. O lançamento do CD está marcado para às 22h e quem encerra a noite com chave de ouro é a cantora Irah Caldeira.

O Cd foi contemplado com o Prêmio Funarte de Cultura Popular e é composto por músicas de autoria dos integrantes Leni Lopes, Ivo Lopes e Severina Lopes.

Informações: ASCOM
Amannda Oliveira. Tecnologia do Blogger.