Advertisement

Facebook

16º FestCine abre inscrições para seminário sobre cinema e educação


Estão abertas, até a próxima terça-feira (2), as inscrições para o seminário “Cinema e Educação: uma reflexão sobre a aplicação da Lei nº 13.006/2014”. Fazendo parte do 16º FestCine – Festival de Curtas de Pernambuco, o seminário é gratuito e será realizado na quinta-feira (4), na Faculdade Joaquim Nabuco, campus do centro do Recife, tendo como público alvo professores de escolas das redes pública e privada de Pernambuco, educadores de apoio, diretores, bibliotecários, estudantes de pedagogia e cineastas e cineclubistas.
Entre os objetivos do seminário, estará o debate sobre a aplicabilidade da Lei 13.006/2014, que institui a inserção do cinema nacional como componente curricular complementar nas escolas do ensino básico, integrado à proposta pedagógica, com a exibição de pelo menos duas horas mensais de produções brasileiras.
Para se inscrever, é necessário preencher a Ficha de Inscrição e enviá-la para o seguinte e-mail: cinemafundarpe@gmail.com, somente até a terça-feira (2). O 16º FestCine é uma realização do Governo do Estado (Secretaria de Cultura e Fundarpe), em parceria com a Prefeitura do Recife (Fundação de Cultura da Cidade do Recife).
Confira a programação do seminário:
Quinta-feira, 04 de dezembro9h às 9h30 | Credenciamento
9h30 às 10h | Lei Nº 13.006/2014, andamento e aplicabilidade – com Teca Carlos
10h às 12h | Como introduzir o cinema nacional nas escolas, tornando essa obrigatoriedade interessante para os alunos – com Adriana Fresquet e Milene Gusmão
12h30 às 14h | Almoço
14h às 16h30 | Reflexões sobre os filmes: o que e como trabalhar os filmes com os alunos? Estudo de caso – com Nielson Modro e Andréa Mota
16h30 às 17h30 | A experiência do cineclubismo nas escolas – com Yanara Galvão e Amanda Ramos

Perfil dos debatedores:
Teca Carlos – Professora e Gestora Pública.
Adriana Fresquet – Professora adjunta da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro é membro do Programa de Pós-Graduação em Educação (FE/UFRJ). Coordena o grupo de pesquisa Currículo e Linguagem Cinematográfica na Educação Básica e o programa de extensão “Cinema para aprender e desaprender” CINEAD que desenvolve atividades conjuntas com a Cinemateca do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-Rio), o Colégio de Aplicação da UFRJ e o Instituto de Pediatria e Puericultura Matagão Gesteira (IPPMG/UFRJ). É membro fundador e coordenador da Rede KINO: Rede Latino-Americana de Educação, Cinema e Audiovisual. Coordena a coleção Alteridade e Criação da Editora Autêntica, inaugurada com os livros Cinema e Educação e Godard e Educação e da coleção Cinema e Educação da Editora Booklink/UFRJ junto do Hernani Heffner (MAM-Rio/PUC-Rio).
Andréa Mota – Comunicadora e produtora cultural, atua nas áreas de cinema, literatura e música, com ênfase para o audiovisual. Conceituou, implantou e coordena o Programa CinEscola – Cinema a Serviço da Educação, em atividade desde 1999. É gestora do projeto cineCabeça, idealizado em 2009 pelo Governo de Pernambuco, através da FUNDARPE, realizado em parceria com a ONG Centro de Atitudes, que já atendeu no cinema São Luiz e ambiente das escolas públicas estaduais, entre 2010 e 2013 mais de 99 mil espectadores entre estudantes e educadores do grande Recife. Coordenadora Recife do FICI – Festival Internacional de Cinema Infantil, 2010 e 2011. É representante promocional e assessora de comunicação da Walt Disney Pictures Brasil, de Alagoas ao Maranhão, desde 2002.
Amanda Ramos – Graduanda em Ciências Sociais pela UFRPE. Produtora cultural, cineclubista integrante do Cineclube Doze e Meia, do Centro Cultural Correios. Atuou na coordenação dos cineclubes AZouganda (Nazaré da Mata) e Banquete (Recife). Membro-fundadora da Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC e atuante na diretoria da instituição entre os anos de 2008 e 2010. Foi suplente na área de Audiovisual da Comissão de Cultura da Mata Norte de Pernambuco, de abril de 2009 a abril de 2011. Participou do Júri da FEPEC escolhendo o “Melhor Filme para Reflexão” em diversos Festivais do Estado; Ministra oficinas de criação de cineclubes em escolas, encontros estudantis e municípios de Pernambuco.
Milene Gusmão – Professora do Bacharelado em Cinema e Audiovisual, vinculado ao Departamento de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Coordenadora geral, desde 2001, o Programa Janela Indiscreta Cine-Vídeo UESB. Integra o corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade, na linha de pesquisa em Memória, Cultura e Educação, na mesma instituição. Líder juntamente com Rosália Maria Duarte do Grupo de Pesquisa em Cinema e Audiovisual: memória e processos de formação cultural. Pesquisadora do Grupo Cultura, Memória e Desenvolvimento da UnB. Integrante da Rede Latinoamericana em Educação, Cinema e Audiovisual – Rede Kino. Suas pesquisas destacam os seguintes temas: cinema e memória social, cinema e educação, trajetórias e práticas sociais em cinema, cineclubes, festivais e processos de formação cultural nos âmbitos do cinema e do audiovisual.
Nielson Modro – Professor e advogado, coordena o projeto “Cineducação: Site de Apoio Didático, para Professores, para Utilização de Filmes em Sala de Aula” um projeto de extensão desenvolvido na Universidade da Região de Joinville – Univille desde 2003, vinculado ao departamento de Letras, que tem como objetivo principal pesquisar filmes que possam ser utilizados em sala de aula com finalidade didática. As informações pesquisadas e sistematizadas, acerca dos filmes escolhidos, são disponibilizadas através do site www.modro.com.br/cinema. Atualmente há no site cerca de duzentos filmes analisados, cinco livros foram publicados, nos quais podem ser encontradas as análises de mais de uma centena de filmes, e uma série de capacitações/palestras já foram realizadas buscando fomentar as ideias a respeito da proposta quanto ao uso de filmes em sala de aula com finalidade didática. É autor de seis livros com o temas relacionados ao Cinema e Educação.
Yanara Galvão – Cineclubista, produtora cultural e pesquisadora em Políticas Culturais no Brasil com ênfase no audiovisual/cinema. Idealizadora e coordenadora do cineclube “Cine Alto do Moura”, projeto contemplado pela ação do Cine Mais Cultura, Caruaru. Facilita oficinas de iniciação audiovisual e formação cineclubista. Desde 2013 é presidente da Federação Pernambucana de Cineclubes – FEPEC.

SERVIÇO:
Seminário “Cinema e Educação: uma reflexão sobre a aplicação da Lei nº 13.006/2014”
Data: 4 de dezembro
Horário: das 9h às 17h30
Local: Faculdade Joaquim Nabuco (Av. Guararapes, 233, Centro do Recife)

Fundarpe

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...