Advertisement

Facebook

Programação do Natal e Réveillon 2015 do Recife

O Recife já se prepara para receber os festejos natalinos. Com o objetivo de promover a valorização da tradição do período, que acontece de 11 de dezembro à 6 de janeiro de 2015, a Prefeitura da Cidade organizou uma programação intensa, cheia de novidades, com as mais ricas e diversas manifestações culturais, e repleta de atrações folclóricas. Bois, pastoris, cantatas e orquestras vão encantar o público neste que promete ser o fim de ano mais regional da cidade.
A avenida Rio Branco, ponto histórico e turístico do Recife, é o endereço da árvore de Natal da cidade. No coração do Recife Antigo, o novo local “sede” da árvore promete ser um dos pontos mais visitados deste final de ano. A árvore de 22 metros de altura terá estrutura metálica, toda revestida com placas de policarbonato, nas cores amarelo e branco. Iluminada internamente com LED, o que permite economia de energia, a árvore é composta por chapas de policarbonato aveolar, material leve que garante um belo efeito visual.
A Avenida Rio Branco também contará com iluminações em forma de constelações. Outras novidades foram planejadas para o local, como os parklets, que são pequenas áreas de estar, e um grande tablado para apresentações, ambos produzidos com paletes. Além disso, totens iluminados e pingos de luz estarão montados ao longo da Avenida Marquês de Olinda e em toda extensão da Rua da Moeda. No Marco Zero, quatro grandes elementos cenográficos compostos de ícones em círculos de policarbonato, iluminados internamente, vão reforçar a beleza de um dos mais famosos cartões-postais da cidade. Já na Praça do Arsenal, fios de luz, com lâmpadas e refugo de policarbonato, irão fechar o círculo das palmeiras permitindo uma iluminação especial nas árvores do entorno da praça.
Seguindo a mesma linha cenográfica, a Rua Bom Jesus também recebe elementos aéreos, cruzando toda a via. No Cais do Apolo, um arranjo de fios de luz, em agrupamentos de três postes, vai decorar e iluminar o local. As pontes do Recife ganharão iluminação cenográfica que serão refletidas nas águas do Capibaribe. O projeto da decoração natalina do Recife é assinado pela design Bete Paes, que teve como foco a sustentabilidade, trabalhando com materiais de grande efeito visual e baixo custo.
O conceito do Ciclo Natalino 2014 do Recife se inspirou na simbologia cristã. A partir de uma linguagem de festa e comemoração, foram utilizadas as cores branco, simbolizando a paz, e amarelo, que faz referência à luz e alegria, através dos ícones: estrela, significando o equilíbrio entre o céu e a terra; pássaro, a paz; e o espírito santo e o peixe, que remetem ao alimento básico, à fartura.
Este ano, o Natal do Recife vai homenagear três mulheres pela sua contribuição à cultura pernambucana. São elas: a diretora artística do Grupo Bacnaré e do Balé de Arte Negra Recife, Antônia Batista Ferreira; a professora de Educação Artística e irmã do mestre Ubiracy Ferreira, Jurandir Austermann, mais conhecida por Juju; a fundadora do Conservatório Pernambucano de Música e representante da Unesco em Pernambuco, junto ao segmento da Cultura Popular, Cirinéia do Amaral. Além dessas figuras históricas, o auto de Natal Baile do Menino Deus, uma grande opereta folclórica do Nordeste, também será homenageado.
Na programação, mantendo o caráter regional e folclórico do ciclo natalino, a grade de atrações contemplou apresentações de pastoris, cirandas, bois, cavalos marinhos, mamulengos, danças populares, corais, cantatas natalinas, côco, e orquestras de baile, que foram distribuídos pelos polos localizados nos bairros de Beberibe, Jardim São Paulo, Ibura, Brasília Teimosa, Várzea, Macaxeira, além dos polos do Morro da Conceição, Lagoa do Araçá, Arsenal da Marinha, Pátio de São Pedro, Sítio da Trindade e Parque Dona Lindu.

Réveillon- Para a festa da virada, a orla de Boa Viagem vai receber uma programação especial. No Acaiaca, a programação começa às 19h30 com o esquenta dos Dj’s, seguido pelas apresentações de Alceu Valença, Monobloco e Spok Frevo Orquestra. Já no Polo do Pina, Almir Rouche, Maestro Forró e D’Breck vão fazer a festa, que também se inicia às 19h30 com música eletrônica. Além desses locais, o Ibura, o Morro da Conceição, e a Lagoa do Araçá também receberão a festa que comemora a virada do ano.
Informações: PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...