Advertisement

Facebook

Coluna do Empreendedor! A empresa, os impostos e os termos técnicos


Pague os seus impostos!


Uma das frases de Jesus mais lembrada é: "Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus" (Lucas 20:25). Não se trata apenas de uma frase de efeito, mas ela nos dá uma clara instrução. Entre outras coisas, ela nos diz que devemos pagar os impostos. Não conheço ninguém que goste de pagar impostos, seja como pessoa física, seja como jurídica. Alegrar-se com isso não é o ponto em questão. É a obediência à lei terrena, assim como à lei de Deus. Tenha o melhor assessoramento fiscal possível. Não pague impostos além do devido, mas tampouco sonegue. Tanto "César" como Deus ficarão satisfeitos. E você vai dormir tranquilo.
Bob Briner em "Os Métodos de Administração de Jesus".

Humanizar

Uma das expressões que mais me causa calafrios é ouvir um gestor falar em “humanizar  o atendimento”, muito usada na saúde pública, mas também em muitos outros segmentos quer sejam públicos ou privados. Como humanizar um atendimento? Fico a me questionar, afinal, até prova em contrário, atendimento é sempre feito a pessoas e não a animais,  reconheço que existe uma prática contumaz de muitos profissionais em não atender bem. Todavia, creio ser necessário antes de falar em  “humanizar” definir que padrão de excelência no atendimento eu quero  na organização, que parâmetros serão utilizados para avaliar esse atendimento.

Flagelo e Efeitos

Todas as vezes que enfrentamos uma crise geralmente nos preocupamos com a ação imediata, paliativa, assim tem agido o Governo Federal em relação ao terrível flagelo da seca que assola o semiárido nordestino, Dilma monta um circo em Fortaleza para apresentar um verdadeiro festival de promessas, que fato não atenuará em nada a situação, e, pasmem, alguns desses recursos só chegarão por aqui (e se chegar) em meados dezembro. Como bem disse o Governador Eduardo Campos “É presciso olhar a seca com um olhar estratégico para o futuro”.
Nossa base econômica está sendo destroçada e para ser recomposta serão necessários no mínimo quinze anos. Chega de promessas vazias! Porque não acelerar as obras de transposição do Rio São Francisco? Chega de tanta insensibilidade, necessitamos de obras estruturadaras e não de palavras, apenas palavras... Por enquanto, continuaremos sobrevivendo na base do me engana que eu gosto.  

Termos Técnicos 

Termos técnicos para quem quer começar um negócio aprender a utilizar alguns termos do meio empresarial que facilitarão a sua comunicação no mundo dos negócios.
Startup - empresa que está começando.

Stakeholder - investidor
Cash Flow - Fluxo de Caixa
Deadline - prazo final
Budget - orçamento 
Brainstorm - sessão para criatividade
TIR - Taxa Interna de Retorno 
VPL - Valor Present Líquido

Aildo Biserra


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...