Na manhã desta sexta-feira (12), a ex-prefeita e pré-candidata a prefeitura de Arcoverde, Madalena Britto (PSB), destacou em suas redes sociais à abertura do Instituto Luz do Sertão que está chegando em Arcoverde e deve começar a ser instalado já a partir de fevereiro. O instituto será voltado em defesa e apoio no tratamento das pessoas com TEA(Autismo) e TDAH(Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) doenças Neuroatípicas que deverá ser instalado na antiga Casa dos Conselhos.

“Recebemos a visita de Alice Toscano, Diretora do Instituto Luz do Sertão, que está chegando à Arcoverde para cobrir uma lacuna importante em nosso município, que é o atendimento as pessoas com TEA e TDAH doenças Neuroatípicas. Será com certeza uma grande conquista para nossa população e no que pudermos colaborar, vamos estar presente”, afirmou Madalena. 

O instituto vai funcionar na antiga Casa dos Conselhos, na Av. Severiano José Freire, e contará com uma estrutura multiprofissional para atender as pessoas de Arcoverde e região com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), que são condições neurológicas que afetam muitas crianças e adultos em todo o mundo. 

Segundo a diretora do Instituto, Alice Toscano, o projeto inicial é atender a 50 pacientes na unidade que será inaugurada em breve. Os profissionais serão daqui e do Recife, que passarão pelos devidos treinamentos para atender a esse público. Segundo informações repassadas pelo Ministério Público de Pernambuco, hoje existem 150 pessoas na fila de espera, em sua grande maioria crianças Neuroatípicas (TEA e TDAH), para receberem atendimentos.