Advertisement

Facebook

Jorge Du Peixe traz ao Fig "Baião Granfino", show que revisita a obra de Luiz Gonzaga

Foto: José de Holanda / Divulgação

O cantor e compositor Jorge Du Peixe, líder da banda Nação Zumbi, apresenta neste sábado no Festival de Inverno de Garanhuns,  o show Baião Granfino lançado em 2021, onde ele revisita a obra de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Com arranjos sofisticados e nova interpretação, sucessos como “O Fole Roncou,” “SabiᔓPagode Russo”, "Acácia Amarela" e "Baião Granfino trazem uma mistura de gêneros em homenagem ao Rei do Baião: baião, forró, xaxado e maxixe, passando pelo maracatu, ska e bolero. 

Cantor projetado nacionalmente como integrante da banda Nação Zumbi, da qual assumiu o posto de vocalista após a morte precoce de Chico Science em 1997, Jorge du Peixe oferece uma interpretação pessoal do repertório de Gonzaga, incorporando a ele as suas referências.


É com fidelidade à própria personalidade musical, mas sem trair o espírito da obra fundamental de Gonzagão, que Jorge Du Peixe interpreta músicas como Sanfona sentida (1973) – composição da lavra de Dominguinhos (1941 – 2013) e Anastácia que Gonzaga incorporou ao repertório a partir da gravação feita para o álbum Capim novo (1976) – e Orélia (1979), música creditada somente a Humberto Teixeira (1915 – 1979), lançada em disco por Gonzaga no ano da morte do parceiro e revivida por Peixe com toque de ska.

 

É a sonoridade do disco que dá certo ar de novidade a baiões já tão batidos como Qui nem jiló (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, 1949) e Sabiá (Luiz Gonzaga e Zé Dantas, 1951).

A seleção de repertório de Jorge Du Peixe não só descreve a trajetória do rei do baião como verve a obra de Gonzaga.

 

Um projeto necessário e oportuno no momento em que o forró é tão deixado de lado nos palcos do Nordeste, ter um artista como Jorge revivendo com tanta maestria a obra de Gonzaga enche a gente de alegria. O show acontece no Palco Mestre Dominguinhos às 21h. 


Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...