Advertisement

Facebook

Cena Nova: Festival Estreia Na Programação Da Tv Pernambuco Refletindo A Cena Musical Pernambucana

Foto: Marcelo Soares

Como é composta artística, técnica e socialmente uma cena musical e suas novas experiências? Apenas com a “descoberta” de novos nomes ou, também, com a reformulação de práticas de criação e exibição? Estas são algumas questões que o “Cena Nova” partilha com amplo público que poderá acompanhar seus 12 episódios a partir do dia 26 de julho de 2022, sempre às terças-feiras às 20h, na Tv Pernambuco. Pensado como Festival e pesquisa sobre a atualidade das cenas musicais de Pernambuco, o projeto teve suas gravações ambientadas no Teatro Arraial Ariano Suassuna, na Cidade do Recife, registrando 12 shows de artistas e bandas autorais do Sertão à Região Metropolitana e as falas de mais de 60 agentes que movimentam a produção musical de todo o estado. Os episódios contarão, também, com versões acessíveis com tradução/interpretação em LIBRAS.

Marília Parente (Recife), Olegário Lucena (Taquaritinga do Norte), Us Cafuçu (Garanhuns), Adalberto (Garanhuns), Tio Zé Ba (Petrolina), 70mg (Caruaru), Dani Carmesin (Paulista/Recife), Bruno Lins (Recife), Bule (Recife), Radiola Serra Alta (Triunfo), Larissa Lisboa (Recife) e Adiel Luna (Carpina) compõem o recorte curatorial e, ao lado de mulheres e homens profissionais da música, expõem suas visões sobre a cena pernambucana e seus desafios atuais e futuros.

Capitaneadas pela Theia Produtores Associados (@theiaprodutores) com incentivo do Funcultura da Música (Fundarpe – Secult – Governo de Pernambuco), as ações do projeto interligam a curadoria de Guilherme Patriota e a coordenação de pesquisa de Laura Sousa para levar ao público as relações entre criação musical, formações técnicas, experiências de mercado, diversidade de gênero e distribuição de recursos e oportunidades. A idealização e realização do festival/programa/websérie traz uma pertinente reflexão sobre o que caracteriza a renovação de uma cena musical, a quem interessa o “novo” e quais suas formas de hibridismo entre temporalidades.

“Como um festival, em formato de websérie, que tem a música como centro, como foco principal, a ideia não é apresentar especificamente uma cena nova, mas sim um recorte dessa cena musical atual em Pernambuco, aliada a discursos múltiplos de artistas, técnicos, jornalistas, produtores e outros profissionais envolvidos no mercado da música, com o sentido de valorizar seus trabalhos, suas falas e seus conceitos individuais em prol de um cenário coletivo que por muitas vezes é visto como disforme ou desunido, mas que na verdade é apenas complexo e múltiplo”, comenta o curador do projeto, Guilherme Patriota.

Um dos principais pontos do projeto é também, alimentar diálogos e debates acerca dos atuais processos de produção. Em toda a dinâmica programada, a curadoria, os shows, as entrevistas e o audiovisual se complementam e atendem aos objetivos de uma pesquisa que foca distintas compreensões sobre como nossas cenas musicais se colocam em movimento de uma forma profunda, pulsante, ativa e vital para tempos como os que vivemos hoje.

Para os organizadores, torna-se uma oportunidade de contribuir no amadurecimento da produção independente em Pernambuco. “Tecer questionamentos sobre o conceito de cena ou mercado musical que vivenciamos nos leva à escuta de artistas e profissionais que assumem diferentes funções e experiências em muitos processos coletivos. Dessa maneira, a curadoria e o festival em si se colocam em contínua pesquisa que também é exposta ao público. Evitando uma percepção fechada sobre o tema, toda a proposta busca alimentar-se de diálogos e contextos, projetando caminhos para desdobramentos e novas versões da ação”, comenta Laura Sousa – pesquisadora e uma das idealizadoras do projeto.

Ainda, o projeto tem um foco de atenção especial em sua equipe técnica, com o sentido de valorizar e dar autonomia a cada um em suas funções, compreendendo que todos esses atores são fundamentais em todo o processo da música e sua cena. A direção geral e criação é assinada por Guilherme Patriota e Laura Sousa, a Produção Executiva pela Theia Produtores Associados, a coordenação de produção está a cargo de Duda Lopes, o som com Thiago Brigídio, os roadies são Jr. Chapa, Vitor Pequeno e Josué, a iluminação de Natalie Revoredo, João Guilherme e Alírio, a direção de arte de Adeildo Leite, a produção de campo com Lourdinha Campos e Juanna Silvestre, a fotografia com Marcelo Soares, o audiovisual com Felipe Schuler e Ibanez Suaeressig, a administração com Paulo Ferreira e acessibilidade comunicacional com Poliana Alves (Centrae Acessibilidade comunicacional).

Ao todo, foram mais de 50 horas de gravações que resultaram em 12 episódios de até 30 minutos de duração, gravados na ocupação do Teatro Arraial Ariano Suassuna, que ressaltam a importância desse aparelho cultural como espaço que proporciona um contato intimista com a arte e que traz uma atmosfera especial aos registros das apresentações e entrevistas, que poderão ser assistidos gratuitamente por todo o Brasil.


SERVIÇO:

CENA NOVA: FESTIVAL ESTRÉIA NA PROGRAMAÇÃO DA TV PERNAMBUCO REFLETINDO A CENA MUSICAL PERNAMBUCANA
Dia 26 de julho de 2022, na Tv Pernambuco
Canal 46.1 (Recife e RMR), canal 12.1 (Caruaru, Garanhuns e Agreste) e canal 13.1 (Petrolina e Sertão).

Assessoria

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...