Advertisement

Facebook

No Ceará, pescador pisa em peixe-leão venenoso e sofre convulsões e paradas cardíacas

Imagem: Pixabay

Susto! Em Barroquinha, na Praia de Bitupitá, um pescador sofreu um acidente envolvendo um peixe-leão. Ele pisou no animal e sofreu com dores, convulsões e teve duas paradas cardíacas. A espécie que é tida como invasora é altamente venenosa e já foi encontrada em diversos locais do litoral cearense, inclusive em pontos turísticos famosos, como Jericoacoara. É o primeiro caso de acidente com esta espécie registrada em ambiente (ou seja, no mar) no Brasil.

“Esse é o primeiro ataque de peixe-leão registrado no Brasil em campo, em ambiente raso. Havia sido registrado alguns acidentes, mas em aquários, por pessoas que trabalham em aquários. Isso mostra que o animal está invadindo o ambiente”, disse o professor Marcelo Soares, do Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O pescador identificado como Francisco Mauro da Costa Albuquerque, de 24 anos, ficou internado durante seis dias por conta do acidente e recebeu alta nesta segunda-feira. 

O peixe-leão é considerado uma das espécies mais invasoras e de risco global. Ele se alimenta de invertebrados, como camarões. É um peixe agressivo, além de ser peçonhento, e possui 18 espinhos venenosos capazes de provocar acidentes.

A orientação caso alguém aviste ou tenha informações sobre o peixe-leão no Brasil é repassar os dados através do Sistema Integrado de Manejo de Fauna (SIMAF) do IBAMA
Informações: G1 Ceará

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...