Advertisement

Facebook

Sanfoneiro Zé do Peba celebra 55 anos de forró com show do Centro de Gastronomia em Arcoverde

Arte: Gibbs Consultoria

Na próxima sexta-feira, 18 de março o Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde – CGA, recebe a gravação do show “Zé do Peba, 55 anos de Forró”. O evento terá início às 20h, com entrada franca, mediante apresentação do cartão de vacinação.

José Bezerra da Silva, mais conhecido no meio artístico como "Zé do Peba", é natural de Buíque-PE e teve seu primeiro contato com a música através de seu pai, Sebastião das Covas, sanfoneiro de 8 baixos. Trabalhando como agricultor, comprou seu primeiro instrumento aos 15 anos e não largou mais a sanfona, passando a tocar profissionalmente desde então.

Em 1971, teve sua primeira experiência musical na cidade de São Paulo, tocando na Praça da Sé, onde teve excelente aceitação. Ali ficou por diversos anos criando um excelente círculo de amizade e contatos artísticos. Gravou o seu primeiro álbum em 2008, com o qual fez bastante sucesso com a canção “Forrozeiro Nordestino”.

Em sua trajetória subiu aos palcos com nomes de peso do forró, como Anastácia, Onildo Almeida e Luizinho Calixto, dentre outros. De Arcoverde, teve parcerias com Lirinha  e Clayton Barros (Cordel do Fogo Encantado), Noé Lira e George Silva. Outro artista com quem tem uma relação bem próxima é Chambinho do Acordeon, que já gravou canções de Zé do Peba.

Teve importante reconhecimento da classe artística em 2018, ao ser escolhido por seus pares para ser homenageado no evento “Sotaques do Fole” promovido pelo SESC Arcoverde.

Hoje é integrante do Movimento Arcoverdense de Música Autoral – MAMA e desenvolve um trabalho de composições de sua autoria e clássicos do forró, com o Trio Catingueira.

Na apresentação do dia 18 de março, Zé do Peba subirá ao palco com sua companheira Gil Mendes (voz e vocal), Sérgio Coringa (sanfona), Nego (Zabumba), Valdir (triângulo e vocal) e Sílvia Regina, que fará a apresentação do evento. O repertório é composto de seu trabalho autoral e de clássicos do cancioneiro nordestino.

O projeto “Zé do Peba, 55 Anos de Forró” é incentivado pela Lei Aldir Blanc LAB-PE, edital de criação e fruição, e recebe apoio do COCAR – Coletivo Cultural de Arcoverde, do Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde e da Secretaria Municipal de Cultura.

Serviço:

O quê: gravação do show Zé do Peba, 55 Anos de Forró
Quando: 18 de março (sexta-feira), às 20h
Local: Centro de Gastronomia e Artesanato de Arcoverde – CGA (antigo açougue público no Beco de Buíque)
Quanto: entrada gratuita, mediante apresentação do cartão de vacinação.

Informações: Cocar

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...