Advertisement

Facebook

Museu do Barro de Caruaru e Cais do Sertão promovem o webinário "Onildo Almeida, amigo e parceiro de Luiz Gonzaga"

Para marcar as comemorações do Dia Nacional do Forró e do aniversário de 109 anos do cantor e compositor pernambucano Luiz Gonzaga (in memoriam), celebrado neste último dia 13 de dezembro, o Museu do Barro de Caruaru e o Cais do Sertão realizam nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, o webinário "Onildo Almeida, amigo e parceiro de Luiz Gonzaga".

Com transmissão ao vivo pelo YouTube, simultaneamente nos canais da Secult-PE (www.youtube.com/SecultPE) e do Cais do Sertão (www.youtube.com/CaisdoSertão), o bate-papo contará com a participação do próprio Onildo Almeida. Aos 93 anos, o artista caruaruense revisitará o seu baú de memórias, a fim de relembrar a sua prolífica carreira de compositor, músico e poeta, e, em especial, sua parceria e amizade com o mestre Luiz Gonzaga, que lhe rendeu grandes sucessos. A conversa será mediada por Amélia Campello (gestora do Museu do Barro de Caruaru) e Maria Rosa Maia (gestora do Cais do Sertão).

"Será um momento de troca e aprendizado com esse grande mestre da cultura popular nordestina que, nascido em Caruaru, ganhou o mundo com seu talento e inventividade. Aproveitando o gancho do aniversário de Luiz Gonzaga, queremos relembrar os momentos mais marcantes dessa parceria de Onildo Almeida com Gonzagão, além de revisitar sua vida e obra", diz Amélia Campello sobre a proposta do webinário.

"Luiz Gonzaga, o nosso Mestre Lua, renderá sempre as melhores conversas, sejam elas sobre música, sobre cultura ou de aspectos do cotidiano. O webinário será mais uma oportunidade de trazê-lo para perto dos pernambucanos, sob a perspectiva de pessoas queridas, que tiveram papel basilar para o legado do músico", comenta a gestora do Cais do Sertão, Maria Rosa Maia.

HOMENAGEADO - Onildo Almeida é compositor, músico e poeta caruaruense. Ainda adolescente, ingressou em diversos conjuntos musicais locais, mas foi ao ingressar na rádio que alcançou sucesso. Como compositor, escreveu mais de 530 canções, dentre elas a famosa “A Feira de Caruaru”. Muitas de suas músicas foram gravadas por nomes famosos como Gilberto Gil e Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

Gonzagão gravou a canção "A Feira de Caruaru" em 1957, cujo LP atingiu a marca de 100 mil cópias vendidas em apenas dois meses, um sucesso para os padrões da época, concedendo a Luiz Gonzaga seu primeiro Disco de Ouro da carreira. O sucesso particular dessa canção foi tão grande que ela possui versões para 34 países, incluindo Estados Unidos, Japão e Suíça.

Em agosto de 2021, Onildo de Almeida foi reconhecido pela UFPE como Doutor Honoris Causa, graças à sua contribuição inestimável para a cultura do país. A cerimônia de entrega do título aconteceu em Caruaru, no auditório do prédio de Medicina do Centro Acadêmico do Agreste (CAA).

Serviço
Live "Onildo Almeida, amigo e parceiro de Luiz Gonzaga"
Quando: 15 de de dezembro de 2021 (quarta-feira), às 19h
Transmissão ao vivo pelos canais: www.youtube.com/SecultPE | www.youtube.com/CaisdoSertão

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...