Advertisement

Facebook

Choque Cultural Buíque – Conectando Pernambuco e Angola pelas letras

 
O Blog Choque Cultural Buíque, administrado por Leonardo Silva – escritor, fotógrafo, blogueiro e apaixonado pela cultura de um modo geral, vêm se destacando dentro do Estado e fora do país. Sempre divulgando a arte e as letras, vem alcançando posições de destaque, também no continente africano pela parceria com um dos principais escritores de Angola: Beni Dya Mbaxi. A ponte estabelecida entre Leonardo e Beni tem sido uma troca enriquecedora a estreitar laços culturais e literários via internet, ligando Luanda (capital angolana) e a cidade pernambucana de Buíque.

O Blog foi iniciado em 2010 e têm sido uma das principais ferramentas de divulgação da cultura e da arte no agreste pernambucano.

“Parcerias e amigos culturais surgiram ao longo dos onze anos de existência do blog que aos poucos vem conquistando espaço e o respeito das pessoas no lugar onde vivo e agora também, em Angola” – comenta Leonardo Silva.

Foto: Acervo/Beni Dya Mbaxi/Divulgação

Do outro lado do atlântico, Beni comenta sobre a parceria estabelecida e seu papel no blog como colunista:

É uma honra enorme fazer parte deste lindo projeto. Trabalhar com o Leonardo é incrível sendo alguém eclético e bastante responsável, facilita bastante e sendo colunista deste lindo projeto universal, é ter a oportunidade de compartilhar os melhores livros. Contudo, digo que é um projeto que o mundo ouvirá falar.

Na sessão “Dicas de Leitura” são expostas informações sobre obras e autores angolanos e brasileiros dedicados a literatura. Beni Dya Mbaxi, como é conhecido, é um pseudônimo adotado pelo jovem Bernardo Sebastião Afonso – escritor angolano, nascido em maio de 1997, Luanda (capital angolana). É Bacharel em Língua Portuguesa e Comunicação pela UMA (Universidade Metodista de Angola). É também CEO do Movimento Literário J.E.Z - Jovens Escritores do Zoológico e Coordenador da Revista Punhado – que conecta Brasil e Angola, difundindo os trabalhos literários de dezenas de autores, juntamente com Guigo Ribeiro e Mouzinho do Rosário.

Leonardo Silva é poeta, escritor e produtor cultural, nascido em janeiro de 1983, Arcoverde-PE. É Coordenador do Grupo de Leitores Cyl Gallindo; membro fundador da ABLA (Academia Buiquense de Letras e das Artes) e integrante da Academia Virtual de Letras – Antônio Aleixo.  Em 2010, publicou o livro de poesias: “Flor, Paixão e Chocolate”; realizou palestras no Sesc Ler Buíque enfatizando a importância da leitura. Além disso, foi um dos idealizadores do “Dia Municipal de Combate ao Preconceito Linguístico”, em Buíque-PE. Possui textos publicados nas antologias “A virtude da esperança” (2ª Antologia poética da AIL/2020) e “Poesias sem fronteiras'' (XVI Concurso Literário).

Figura 3 - Divulgação/Reprodução

O Blog Choque Cultural em parceria com o Beni foi notícia na TV Zimbo, Novo Jornal (Angola), Jornal Expansão (Angola), Rádio Nacional de Angola (RNA), Rádio Muzamgala (Luanda/Angola), Jornal e site Sintonia Urbana (Luanda/Angola). Em breve, uma nova parceria com o angolano Cláudio Raul – influenciador literário e futuro Pedagogo; marcará a abertura de um novo quadro no blog intitulado “Escritas Inquietas”, com abordagens controversas acerca da história da literatura, incluindo livros que poucos conseguem ler ou finalizar.

De Buíque à Luanda, Brasil e Angola, América do Sul e África se conectam pela magia das letras através de Leonardo Silva pelo blog Choque Cultural e os novos protagonistas do cenário literário angolano. Para quem ainda não conhece o blog, basta acessar o link: choqueculturalbuique.blogspot.com.


Informações: Leonardo Silva

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...