Advertisement

Facebook

Setur-PE e Empetur firmam contrato com ICMBio para recuperação do Centro de Conservação de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá

 Cerimônia de assinatura do contrato de cessão foi nesta quarta-feira (15), com a presença de autoridades do Governo do Estado, Prefeitura da Ilha de Itamaracá e do ICMBio 

Foto: Matheus Ribeiro

Ilha de Itamaracá, 15 de setembro de 2021 - A Empetur firmou, na manhã desta quarta-feira, na Ilha de Itamaracá, contrato de cessão para recuperação do imóvel na Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio/CMA). Participaram da assinatura o secretário de Turismo e Lazer, Rodrigo Novaes; o presidente da Empetur, Antonio Neves Baptista; o presidente do ICMBio, Fernando César Lorencini; o diretor da DIBio, Marcos Aurélio Venâncio, e a coordenadora do ICMBio/CMA, Fábia de Oliveira Luna.


“Itamaracá é um dos destinos mais procurados do Litoral Norte. A cidade conta com belas praias e rica paisagem natural, favorecendo projetos e ações que foquem a preservação da biodiversidade da região. Este contrato de cessão vai permitir a continuidade dos projetos de reintegração das espécies marinhas ao seu hábitat natural”, comenta Novaes.


O novo contrato de cessão tem como foco promover ações para a conservação da espécie peixe-boi-marinho, como a recuperação, manejo e reintrodução de animais aquáticos ao seu hábitat, educação ambiental, além da Retomada da visitação pública nas instalações da Base Avançada do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos.


“A assinatura da nova cessão permitirá a organização de projetos para fins do fortalecimento do turismo no litoral norte do Estado. O contrato vigorará por 20 anos, e possibilitará a promoção de ações para a conservação da espécie peixe-boi-marinho”, pontua Antônio.


O plano de ações do centro visa a recuperação de espaços como o cineauditório, museu e oceanários, entre outros ambientes. A reforma também vai priorizar a instalação de café, restaurante e de lojas de suvenires. O retorno da visitação turística ao “Centro Peixe Boi", que vai contribuir bastante para incentivar a retomada do turismo no Litoral Norte, contará com guias e receptivo capacitados pela Empetur.


“Para a ICMBio, é muito importante a parceria com o Governo Federal e com o Estado, por intermédio da Secretaria de Turismo e da Empetur, para a cessão do espaço, que abriga o Centro de Mamíferos Aquáticos. Isso nos dá a oportunidade de podermos juntar todos os esforços para propiciar uma melhor condição, estrutura e um reavivamento do potencial turístico do nosso centro e de Itamaracá. Este é um passo simbólico para o avanço da preservação ambiental”, comemora Lorencini.


Ascom


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...