Advertisement

Facebook

Morre o ex-prefeito de Arcoverde, Giovanni Porto



Morreu na noite desta quinta-feira (06), aos 88 anos, o ex-prefeito de Arcoverde, Giovanni Rodrigues Porto que comandou a cidade entre os anos de 1969 e 1973. 

A notícia foi dada pelo seu filho Marlos Porto através das redes sociais. " É com pesar que comunico aos amigos o falecimento de meu pai, Giovanni Porto. Segundo informações repassadas a mim hoje pela manhã, por telefone, por uma de suas filhas, que é médica e o acompanhou em seus momentos finais, o falecimento ocorreu ontem, 06/05/2021, às 20:00h, no Hospital Português, em Recife, e o enterro será no Cemitério Morada da Paz, às 14h.
Desde outubro do ano passado, quando se submeteu a uma cirurgia abdominal de urgência, sua saúde não se restabeleceu plenamente. Encontrava-se novamente internado desde o dia 1º/04/2021.

Giovanni Porto, nasceu em 15/10/1933, em Arcoverde/PE, filho de comunista, foi eleito vice-prefeito de Arcoverde em 1963 e cassado em 1964, tendo sido preso na ocasião do famigerado golpe militar. Solto, entrou com mandado de segurança para reaver o mandato, o que conseguiu em sede de recurso, no Tribunal de Justiça de Pernambuco. Jamais desacreditou da Justiça.

Foi professor de História de gerações de arcoverdenses, carinhosamente conhecido como o “Professor Giovanni”.

Eleito prefeito no ano de 1968, na que ficou conhecida como a “Campanha das Rosas”, Giovanni Porto, exímio orador (ao qual, segundo diziam, somente Cid Sampaio poderia ser comparado, dentre os políticos de Pernambuco), foi o prefeito mais honesto da história de Arcoverde.

Em sua gestão, foi construído o novo Matadouro Público, operando em perfeitas condições de higiene; foram construídas as “supergalerias”, que acabaram com os alagamentos que havia na época; trouxe o asfalto para Arcoverde, da antiga Rádio Cardeal até a rodovia federal, onde antes só havia a poeira (impulsionando decisivamente, assim, o desenvolvimento do bairro do São Cristóvão), entre outras realizações.

Duas iniciativas no campo da educação, contudo, conferem maior destaque ainda à sua gestão: a idealização e a construção do Centro de Cultura e a assinatura da lei que criou a Faculdade de Formação de Professores, que viria a ser a futura AESA – Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde.

Sua esposa, então professora, ia a pé dar aulas em escola que ficava na Vila Popular, pois Giovanni jamais utilizou o carro oficial para lhe dar caronas. No final do mandato, iniciou o curso de Direito em Caruaru, deslocando-se de ônibus, pagando as passagens às suas próprias expensas, sem jamais onerar os cofres públicos. Deixou a prefeitura com as finanças saneadas, inclusive com ações da Petrobras em caixa; ele, contudo, sem patrimônio e sem dinheiro no banco, mudou-se com a esposa e os quatro filhos à época para a casa do seu pai, Wilson Porto, por não ter condições de pagar aluguel.

Vereador por dois mandatos, de 1993-1996 e de 1997-2000, exerceu-os com dignidade e elevado espírito público.

Giovanni escreveu dois livros de crônicas, “Estação das Lembranças” e “Exercício de Memória”.

Muito pouco se escreveu sobre Giovanni, comparado com o legado deixado por esse titânico homem público sertanejo. Muito, contudo, poderá ainda se escrever, se não faltarem ao valoroso povo arcoverdense e aos seus certamente talentosos cronistas e pesquisadores: brio, coragem, memória e amor à nossa terra."

O prefeito interino Wevertton Barros de Siqueira (Siqueirinha), decretou decretou luto oficial de três dias e lamentou a morte de Giovanni.

Nas redes sociais, outros políticos lamentaram a partida de Giovanni Porto:

"Parte para o oriente eterno um político conhecido pela sua honestidade. Foi um homem que deixou muitas marcas. Tive a honra de ser Vereador com o professor Giovanni Porto. Aprendi muito com ele. Meus sentimentos a todos os familiares e amigos." Luciano Pacheco

" Nós arcoverdenses estamos de luto. A este notável homem e ex-prefeito de Arcoverde, Giovanni Rodrigues Porto, fica a gratidão por toda dedicação a nossa cidade.Neste momento de dor profunda, externo meus sinceros sentimentos as familiares e amigos." Madalena Brito (ex-prefeita)

"Meus sentimentos de pesar e solidariedade cristã pelo falecimento do Ex-Prefeito Giovanni Porto!!Um grande político e orador, com grande contribuição ao povo de Arcoverde, entre as quais podemos citar a criação da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde (AESA), e a construção do Sistema de drenagem e esgotos do centro!!Estimo que o poderoso Deus possa confortar a Família Porto nesse momento de dor, com tal inestimável perda!!"Delegado Israel.

"Arcoverde está se despedindo de um dos grandes políticos de sua história, exemplo de administrador e que sempre zelou por sua cidade e sua gente. A partida do ex-prefeito Giovani Porto deixa a política de nossa terra órfã da voz e do talento que marcou sua trajetória política-administrativa, mas fica o legado da história desse homem que tanto contribuiu para o desenvolvimento de Arcoverde. A Giovanni devemos a criação da nossa Faculdade de Formação de Professores, que viria a ser a futura AESA - Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde e do Centro de Cultura. Um apaixonado pela educação e pela política feita com seriedade, respeito e debate de ideias. Que Deus em sua grandeza conforte a todos os familiares e guie os caminhos desse arcoverdense que marcou a vida e a história de Arcoverde e de seu povo." Zeca Cavalcanti

"É com profundo pesar que a Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde - AESA se despede do seu fundador e ex-prefeito de Arcoverde, Giovanni Porto. Esse que foi o responsável pela Lei n.º 1.169, de 07 de agosto de 1969, leio que criou a faculdade de formação de professores de 1.º ciclo de Arcoverde, hoje AESA. A família e amigos, ficam as nossas mais sinceras condolências , colocando sempre Deus a frente de tudo para que ele possa ser o conforto necessário." Alexandre Lira Presidente da AESA.

" É com pesar que lamentamos a perda de um dos políticos que tanto marcaram a história de nossa cidade. Giovanni Rodrigues Porto parte, mas deixa um legado que nunca será esquecido, fincado em pedra e palavras fortes. Nosso pêsame a todos os familiares e amigos. Arcoverde perde um de seus ilustres filhos que mais do que nunca , estará sempre presente em nosso história e na história do nosso povo. " Vereadora Zirleide Monteiro.

"Gostaria de prestar minha homenagem ao ex-Prefeito de Arcoverde, Giovanni Porto, fundador da AESA, e um exímio orador, acima de tudo um homem de bem que conduziu nossa cidade por bons caminhos. Meus mais sinceros sentimentos à família, parentes e amigos, que Deus conforte os corações de cada um, com a certeza de que Giovanni estará em um bom lugar olhando por todos nós." Wellington Maciel

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...