Advertisement

Facebook

Operação Lei Seca amplia fiscalização nas estradas neste mês de janeiro


Foto: Jussania Maria

Com as férias escolares neste mês de janeiro, a movimentação nas estradas que levam ao Litoral do Estado, principalmente nos fins de semana, é ainda mais intensa. Para garantir a segurança do motorista que circula por esses trechos e alertar sobre o perigo da combinação álcool e direção, a Operação Lei Seca (OLS) intensificou a fiscalização nas vias que levam às principais praias pernambucanas. Localidades como a ilha de Itamaracá, Tamandaré e Porto de Galinhas já estão recebendo as ações - tanto de fiscalização como as blitze educativas.

Cerca de 15 equipes atuam nesse período nas rotas com maior fluxo de veículos nas estradas que cortam o Estado. "Em janeiro, sabemos que há muitos eventos no Litoral do Estado, por isso a importância de deslocar equipes para esses roteiros. Estamos atuando intensamente com o intuito de dar mais segurança aos condutores de veículos que estão circulando nessas regiões. Além da fiscalização, nossas equipes educativas orientam os motoristas quanto ao perigo de consumir bebidas alcoólicas e partir para a direção. Há, inclusive, a participação de pessoas com deficiência, resultado de acidentes causados pelo álcool, que contam suas experiências e conscientizam a população sobre essa combinação perigosa", pontua o coordenador executivo da Operação Lei Seca em Pernambuco, Felipe Gondim. As equipes já estão trabalhando com a nova sinalização das blitze com placas refletivas que alertam os motoristas durante os bloqueios itinerantes.

Sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito de Pernambuco (Detran-PE) e Polícia Militar (PMPE), a Operação Lei Seca completou, em 2019, oito anos de atuação em Pernambuco. Nesse período, a OLS abordou 2,8 milhões de motoristas e as infrações por alcoolemia correspondem a apenas 1,7% do total de abordagens realizadas no Estado e os crimes por embriaguez chegam a menos de 0,1% em relação às infrações.

FIM DE ANO - A Operação Lei Seca também intensificou as ações nas festividades de fim de ano, com fiscalização diária no Natal e Ano Novo. De 23 de dezembro de 2019 a 1º de janeiro de 2020, foram 9.163 veículos abordados. Ao todo, 195 motoristas tiveram suas CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) recolhidas e 64 veículos foram rebocados. No total do período, 9.373 pessoas realizaram o teste de alcoolemia. Destas, 9.328 foram liberadas por não terem ingerido bebida alcoólica. Já em 45 pessoas foi constatada a ingestão de álcool ao conduzir o veículo (7 delas foram autuadas em flagrante por crime de trânsito). Um total de 149 condutores se recusaram a realizar o teste do bafômetro.

Somente no dia 1º de janeiro de 2020, nos quatro turnos de atuação das equipes (manhã, tarde, noite e madrugada), 58 pessoas foram notificadas pela OLS pela combinação de álcool e direção ou pela recusa para realizar o teste de alcoolemia. 

Informações: SES

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...