Advertisement

Facebook

Secretários de Arcoverde e representantes do IBGE abordam realização do Censo Demográfico 2020

Em reunião promovida na manhã desta terça-feira, 22 de outubro, na sede da Secretaria de Cultura e Comunicação de Arcoverde, representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE estiveram com os secretários municipais Aildo Biserra (Obras e Projetos Especiais), José Alberto Estevam Vaz (Agricultura), Patrícia Cursino Padilha (Assistência Social), Zulmira Cavalcanti (Educação e Esportes), Teresa Padilha (Cultura e Comunicação) e o diretor de produção, Gustavo Azevedo, para alinhar assuntos relacionados ao Censo Demográfico 2020.
A explanação, apresentada pelo João Alexandre, demonstrou a importância da iniciativa a nível nacional, que entre os seus pontos agrega o Fundo de Participação dos Municípios - FPM, além de projeções anuais possibilitadas através dos resultados do Censo, bem como pesquisas envolvendo o Registro Civil, o qual a cada três meses tem coletas em cartórios sobre a quantidade de nascimentos e de óbitos. “Tudo isso serve como base para que o IBGE possa a cada ano ter uma estimativa da população e com o Censo, é que a gente tem uma prova de que a estimativa esteja bem próxima da realidade”, explicou o representante do instituto no município.
Temas como a divulgação da realização do Censo, programado para acontecer em todo o país de 1° de agosto a 31 de outubro de 2020, domicílios fechados (quando o recenseador vai diversas vezes na residência e não encontra quem possa responder), mobilização e parceria com o poder público de cada município, conscientização da população, base cartográfica e dados coletados em Arcoverde no ano de 2010, entre outros assuntos, foram tratados com os secretários municipais presentes, relacionando especialmente o sentido de colaboração para a efetivação do recenseamento.
O processo seletivo para recenseadores e supervisores deve ser aberto no primeiro semestre do próximo ano. “Em fevereiro, teremos para supervisores. Já em março, teremos para recenseadores. A princípio, aqui serão 62 recenseadores que estão previstos para trabalharem no próximo Censo e supervisores são oito, podendo variar esses números”, informou João Alexandre, explicando, em seguida, que em Arcoverde são 104 setores envolvendo as divisões das zonas urbana e rural no município.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...