Advertisement

Facebook

Dia Municipal do Turismo foi celebrado em Arcoverde com homenagens e Aula Espetáculo sobre a Super Oara

 Foto: Israel Leão

O auditório da Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde – Aesa sediou, na noite de quarta-feira, 30 de outubro, as celebrações em alusão ao Dia Municipal do Turismo, que desde o ano passado é marcado na cidade na data de 28 de outubro, em homenagem à fundação e trajetória da Orquestra Super Oara, por meio da Lei Municipal nº 2.543/2018. O evento foi promovido pela Prefeitura de Arcoverde, através da Secretaria de Turismo e Eventos, em parceria com a Aesa-Cesa, Comtur e Astur-PE.
Com apresentação especial da Filarmônica Joaquim Belarmino Duarte, juntamente com o Projeto Músicos do Futuro, a mesa de abertura do evento foi composta com as presenças da prefeita Madalena Britto, do vice-prefeito Wellington Araújo, do músico Egerton Verçosa do Amaral (maestro Beto da Oara); do presidente da Aesa, Roberto Salomão Coelho; da secretária municipal de Saúde e presidente do Comitê Gestor de Eventos, Andréia Britto; do presidente do Conselho Municipal de Turismo - Comtur, Vinícius Maciel; e do secretário municipal de Turismo e Eventos, Albérico Pacheco.  
A prefeita de Arcoverde, Madalena Britto, frisou em seu discurso a importância do município vivenciar a data. “Em 2018, nós criamos esta Lei, onde determinamos justamente e não por coincidência, uma homenagem no dia do aniversário dos 60 anos da Super Oara, com o Dia Municipal do Turismo em Arcoverde. Então esse dia será sempre lembrado e comemorado em homenagem à Super Oara. Nós temos orgulho de dizer a você, Beto, quando fala em Oara, lembramos logo em seu nome, sendo o maior orgulho que Arcoverde tem na música”, afirmou a gestora municipal, enumerando, posteriormente, qualidades que fazem o maestro e a orquestra serem merecedores do significado da data no calendário local.
Em seguida, Albérico Pacheco falou um pouco sobre o sentido de uma aula espetáculo envolvendo a vida e a obra do maestro Beto da Oara, dando início, posteriormente, ao momento de homenagens a personalidades locais com entrega do Troféu ‘Destaque Municipal de Turismo versão 2019’, abrangendo as áreas de hotelaria, gastronomia, agência de viagens, educação, música e poder público.
No segmento de hotelaria, foi agraciado o empresário José Wellington Cordeiro Maciel, presidente do Grupo LW, do qual faz parte o Hotel LW, representado na ocasião pelo filho Vinícius Maciel. Já na área de gastronomia, Kelsen Luis Mendes de Araújo, proprietário do Restaurante Sabor da Terra. No setor de Agência de Viagens, o empreendedor Marcos Aurélio Mangueira Andriola, da Conecttour Viagens E Turismo. No setor de música, o maestro Elaque Barros do Amaral, atual líder da Orquestra Arcoverdense de Ritmos Americanos – a Super Oara. Na educação, a professora de Geografia da Aesa-Cesa, Maria das Dores Ramos (Dora). E no poder público, a secretária municipal de Saúde e presidente do Comitê Gestor de Eventos da Prefeitura de Arcoverde, Andréia Karla dos Santos Britto.
 Foto: Israel Leão

Após as homenagens, o secretário municipal de Turismo e Evento explanou o conceito do setor para o público presente, abordando as criações do Dia Mundial, Dia Nacional e Dia Municipal do Turismo. “Como a gente diz que Arcoverde criou o Dia Municipal do Turismo para comemorar o aniversário e a história da Super Oara, o Dia Mundial do Turismo, que é celebrado no dia 27 de setembro, foi criado pela Organização Mundial do Turismo - OMT, na década de 1980, para homenagear esta que é uma das mais importantes atividades econômicas e sociais do mundo contemporâneo”, destacou Albérico Pacheco. “No Brasil, nós temos também o Dia Nacional do Turismo, celebrado no dia 08 de maio e existe em razão da Lei Federal n° 12.625/2012, que faz referência a data em que o Estado do Paraná solicitou que as terras junto às Cataratas do Iguaçu fossem desapropriadas e declaradas de utilidade pública”, concluiu o secretário, que em seguida ressaltou a importância da criação de uma data evidenciada no município de Arcoverde.
Encerrando a programação da noite, o maestro Beto da Oara deu início a sua aula espetáculo, abordando a trajetória da Orquestra Super Oara, que fundou em Arcoverde no ano de 1958, após ter vindo da então Vila de Carnaíba, no município de Flores, no Sertão do Pajeú. “Esta é uma homenagem muito para lá de boa para mim e para minha família. E como sempre o pessoal da minha terra, da cidade de Arcoverde, prestigiando. Isso é mais um incentivo para ficar aconselhando os meus filhos, que estão comandando a orquestra agora, porque eu já dei minha parcela”, iniciou o maestro recordando posteriormente vivencias com o músico Israel Gomes de Lima, seu primeiro professor na área, quando tinha 10 anos de idade, além dos primeiros instrumentos que passou a tocar ainda na juventude e os convites que foram surgindo, para que a pequena banda filarmônica da cidade de Flores pudesse ir ganhando projeção também em cidades próximas.
O maestro também abordou músicos e autoridades que tiveram participação fundamental para a fundação da Super Oara, que atualmente comemora a marca de 61 anos de existência e atuação artística, sendo uma das referências culturais do município de Arcoverde. Já o maestro Elaque Barros do Amaral, um dos filhos de Beto da Oara, aproveitou a ocasião para agradecer à gestão municipal por testemunhar mais um momento dedicado sobre a história da orquestra na cidade. “Dar continuidade à Super Oara hoje em dia é difícil. Mas, na época de papai era muito mais difícil. Para mim é um legado estar a frente dela hoje”, afirmou o músico ao final da aula espetáculo, reunido com os demais familiares presentes ao evento.
“A história da Super Oara vai chegar e completar o seu centenário com essa mesma história bonita, como foi relatada pelo maestro Beto, e como ela vem passando de pai para filho. Então, daqui a uns dias, serão os netos que já estão aí a frente e Arcoverde sempre aplaudindo de pé esta grande orquestra, que nós nos orgulhamos de tê-la como arcoverdense”, ressaltou ao final a prefeita Madalena Britto.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...