Advertisement

Facebook

Setembro Amarelo: Caps AD III realiza roda de conversa com usuários e familiares


A Secretaria de Saúde do município, através do Centro de Ação Psicossocial Vereador Jairo Freire (Caps AD III), realizou na última segunda-feira, 9 de Setembro, naquela unidade reunião e roda de conversa do Grupo Família para marcar as discussões em torno do 'Setembro Amarelo' - mês alusivo ao tema 'suicídio' e mesmo quanto ao eventual comportamento suicida.
Na ocasião, usuários e familiares assistiram a palestra do psiquiatra Thiago Siqueira que enfocou a questão. "A estrutura e o apoio familiar nesses casos é muito importante, hoje podemos dizer que o suicídio é uma epidemia silenciosa", disse Thiago adiantando que os familiares precisam ficar atentos aos sinais e as frases de alerta da pessoa de comportamento suicida.
A taxa de suicídio no Brasil, segundo a Organização Mundial de Saúde(OMS), cresceu nos últimos anos. Embora ainda apresentemos uma taxa de suicídio relativamente baixa - temos de 11 mil a 12 mil mortes por suicídio por ano. Depressão, tristeza profunda e pessimismo são sentimentos que podem culminar em comportamentos suicidas. Mas os sinais mais frequentes são irritabilidade, ansiedade, angústia, desânimo, cansaço fácil, e diminuição ou incapacidade de sentir alegria.

Há também outros comportamentos que devem ser observados: aumento de sentimentos de medo e baixa autoestima, dificuldade de concentração, perda ou alta do apetite e do peso, raciocínio mais lento e episódios frequentes de esquecimento.
O Caps AD III, que fica localizado na Rua Félix Paschoal(São Cristóvão), atualmente atende 54 usuários na ativa(distribuídos em dois horários) provenientes do encaminhamento das UBSFs e da demanda espontânea oferecendo os serviços de Tratamento em Grupo), psicoterapia e sessões de terapia ocupacional, entre outras atividades específicas.
"Os usuários do Caps AD III dispõem de dois médicos(um clínico e um psiquiatra, sete enfermeiros, sete técnicos de enfermagem, dois assistentes sociais, um educador físico, um terapeuta ocupacional, um arte-educador e mais a equipe administrativa", afirma Jhanybete Alves da Silva, coordenadora da unidade.
Durante todos mês de Setembro, em parceria com um grupo de alunos da Escola Imaculadinha, a equipe do Caps AD III estará realizando palestras sobre o tema nas escolas de Arcoverde.
ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...