Advertisement

Facebook

Mega Mutirão do Mais Vida nos Morros promove mudança e cor em 16 comunidades do Recife

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Uma manhã animada, com muita cor e serviços. Assim começou este sábado (31), quando a Prefeitura do Recife, através do programa Chegando Junto, realizou um Mega Mutirão do Mais Vida nos Morros. A iniciativa tomou conta de 16 comunidades em áreas de vulnerabilidade desde às 8h, beneficiando mais de 2,5 mil  moradores. A ação, que contou com mais de 2 mil voluntários, teve em sua culminância pinturas de casas e diversas atividades para as crianças.
“Hoje é um dia muito especial para cidade, dia de uma grande mobilização, cerca de 2 mil voluntários, entre eles professores, agentes de saúde, servidores, seus familiares, artistas, todo mundo querendo fazer a diferença na vida das pessoas que mais precisam. Cerca de 600 famílias estão sendo beneficiadas, nas 16 comunidades visitadas, e todo mundo colocando a mão na massa para promover grandes transformações”, declarou o secretário executivo de Inovação Urbana, Tullio Ponzi, explicando que a ação teve mais de 60 intervenções.
O Mega Mutirão, que teve início no dia 12 de agosto, contemplou as comunidades de Saramandaia, Rua da Bela Vista (Dois Unidos), Alto do Pascoal, Córrego Domingos Sávio (Alto José Bonifácio), Alto da Brasileira (Nova Descoberta), Alto do Caeté (Nova Descoberta), UR7, Coelhos , Coque, Dancing Days (Imbiribeira), Vietnã (San Martin). Também receberam a ação a Rua Alto da Bela Vista (Coqueiral), Rua Fortim (Coqueiral), Alto São Sebastião (Nova Descoberta), Rua São Xavier (Ibura) e UR1. Em todos os locais servidores das mais diversas áreas da Prefeitura do Recife estiveram engajados com a população, que também participou transformando suas comunidades.
No Alto do Dr. Caéte, no bairro de Macaxeira, zona norte do Recife, a comunidade foi contemplada com um espaço de convivência, batizada de Encontro dos Altos, onde as crianças poderão brincar. “Antes a gente tinha que descer para o parque da Macaxeira, agora ganhamos um espaço para as crianças brincarem em frente de casa e com mais segurança. A pracinha ficou linda”, disse Leticia da Paz, moradora do local.
Para tornar os locais visitados bem mais coloridos, foram utilizados 14.400 litros de tinta pela principal parceira do programa Mais Vida nos Morros, a empresa Tintas Coral, para pintura de muros e fachadas das residências, transformando todo o entorno, que também recebeu instalação de corrimãos nas escadarias, hortas, jardins comunitários, praças, mirantes transformados em ruas e escadarias brincantes, instalação de hortas e jardins comunitários, praças e mirantes, e ainda receberam oficinas lúdicas para as crianças.
No Alto Bela Vista, no Ibura, a comunidade ficou bastante feliz com o resultado das intervenções. “Isso aqui agora está uma beleza. Moro aqui há 38 anos e nunca vi nossa rua tão linda. Pedi pra pontarem minha casa de verde, que é a cor da esperança. Esperança de uma vida melhor, mais colorida, mais bonita”, declarou a dona de casa  Elita Maria Costa.
O Mega Mutirão,teve em sua primeira etapa, a mobilização da comunidade, que participou ativamente de todo o processo, sugerindo intervenções visuais nas pinturas de suas comunidades. Também existiram rodas de conversa e oficinas de culinária sustentável, jardinagem e horta, artes plásticas, tecido, cordel, brinquedos sustentáveis, e ainda apresentações musicais.
“Tivemos várias oficinas aqui. As crianças também participaram. Foi maravilhoso. Já gosto de cuidar das minhas plantas e aprendi muitas coisas novas na oficina de jardinagem que vou fazer casa também. Estamos todos muito felizes com o resultado não só da pintura, mas desse espírito de comunidade, de cuidar do nosso lugar, que ficou aqui depois desse mutirão”, comentou emocionada a aposentada Maria Inácio Silva Guedes, moradora do Alto Bela Vista.
Chegando Junto - O programa da Prefeitura do Recife promove diversas ações divididas nas áreas de assistência à população e apoio à geração de renda. Além dos minicursos profissionalizantes, já foram lançados os mutirões de saúde; os Espaços de Convivência Pertencer (proporcionando locais para as mulheres deixarem seus filhos enquanto trabalham); e as Frentes de Trabalho Miguel Arraes, que ofertam postos de trabalho nas escolas e unidades de saúde municipais. Além disso, o programa Chegando Junto vai construir também três restaurantes populares e um abrigo noturno; o projeto Gera Cidadania vai oferecer oficinas pedagógicas e artísticas para crianças, adolescentes e jovens no contraturno escolar; e será dado auxílio e assistência técnica aos moradores para reformar e construir suas casas.
Mais Vida nos Morros - O Mais Vida nos Morros é uma política pública de cidadania e desenvolvimento sustentável, onde a partir do protagonismo e engajamento dos moradores se inicia a transformação da sua própria comunidade. O morador participa desde a criação das soluções urbanas e ambientais até a parte de colocar a mão na massa. O programa, que teve início em 2016 e já beneficiou diretamente mais de 15 mil recifenses em 12 comunidades, vem se destacando internacionalmente com reconhecimento da ONU-Habitat, da Child in The City e da Bernard Van Leer. E conta com a parceria da empresa Tintas Coral, através do Movimento Tudo de Cor, que há 10 anos inspira moradores e voluntários a renovar espaços e levar autoestima a adultos, jovens e crianças por meio da cor.
PCR

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...