Advertisement

Facebook

Prefeitura de Garanhuns divulga plano de ações para 29° FIG


A Prefeitura de Garanhuns é parceira no 29° Festival de Inverno de Garanhuns e promove diversas ações durante o período do evento, além de dar apoio à Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), principal realizadora do evento. O 29º FIG acontece entre os dias 18 a 27 de julho.

Assistência Social e Direitos Humanos — A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio das ações do Serviço Especializado em Abordagem Social, com o objetivo de promover o enfrentamento e prevenir a violação dos direitos das crianças e adolescentes, elaborou um plano de atuação para o período do 29° FIG.

Antes do evento, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) realiza ações preventivas em hotéis, motéis, pousadas, bares, restaurantes e supermercados do município. Também serão abordados motoristas e passageiros de transporte alternativo que circulam pela cidade. As abordagens consistem na distribuição de material informativo sobre a proteção integral de crianças, adolescentes e pessoas idosas.

Ainda com foco no enfrentamento à violação dos direitos de crianças e adolescentes, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s) estarão promovendo abordagens nos pontos turísticos da cidade e polos artísticos do evento. 

No período noturno, uma equipe de 20 servidores estará atuando em conjunto com o Conselho Tutelar nos acessos da Praça Cultural Mestre Dominguinhos — principal polo do evento, para cumprir a medida de não permanência de crianças de 0 a 12 anos incompletos desacompanhados de responsável legal. Em paralelo, os profissionais estarão identificados com coletes e crachás, conscientizando comerciantes de alimentos e bebidas com o intuito de coibir a venda de bebidas alcóolicas para menores de 18 anos.

Centro de Acolhimento — Crianças e adolescentes que apresentarem algum tipo de vulnerabilidade, filhos de comerciantes de alimentos e bebidas, e demais profissionais que estiverem desenvolvendo alguma atividade dentro do evento, serão encaminhados para o Centro de Acolhimento noturno. O espaço, localizado no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, vai funcionar a partir das 20h, até o fim dos shows da Praça Mestre Dominguinhos. O Centro contará com educadores sociais, lanches, colchões, cobertores e materiais sócio-pedagógicos para conforto dos beneficiados.

Saúde — Com o intuito de garantir a saúde da população e turistas que estarão na cidade, a Secretaria Municipal de Saúde montou um esquema para os atendimentos de urgência e emergência nos principais polos do festival, que também vão contar com pontos de apoio da pasta, além de uma equipe de servidores de prontidão. Na Praça Cultural Mestre Dominguinhos, a Secretaria de Saúde disponibilizará atendimentos de urgência, durante todos os dias de programação no local, das 20h até o fim dos shows no local. Uma equipe de prontidão estará disponível em uma estrutura fixa, além de uma ambulância para remoção de pacientes em casos mais graves.

Os profissionais também irão prestar assistência ao Camarote de Acessibilidade e no Parque Euclides Dourado, que abriga o Palco Pop/Forró, Circo e Pavilhão de Dança, contando com um ponto de apoio fixo. No local também serão realizadas ações com foco na educação em saúde, em parceria com o Núcleo de Promoção à Saúde (NPS) e profissionais do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB).

O Parque Ruber Van Der Linden, popularmente conhecido como Pau Pombo, onde acontecem as apresentações instrumentais no FIG, vai dispor de uma equipe técnica. Ainda no Centro, no Palco de Cultura Popular Ariano Suassuna, localizado no Espaço Colunata, estará disponível uma unidade móvel, com técnico de enfermagem.

Já a Vigilância Sanitária será responsável pelos serviços de fiscalização na Praça Mestre Dominguinhos durante todos os dias do evento, bem como de outros polos que possuem barracas de alimentos; além de pontos fixos como bares, restaurantes, hotéis e motéis.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também irá atender as demandas do evento, com uma equipe e três ambulâncias, incluindo uma Unidade de Suporte Básico (USB), na Praça Mestre Dominguinhos, durante todos os dias de programação. A base do Samu Garanhuns também vai atender os chamados feitos pelo número 192, por meio da Unidade de Suporte Avançado (USA), com médico, enfermeiro e condutor-socorrista.

Fique Sabendo —  A ação “Fique Sabendo”, de incentivo à testagem contra HIV, sífilis e hepatite C, será realizada no Espaço Cultural Luís Jardim, no centro da cidade, com o ônibus da “Prevenção para Todos” da Secretaria Estadual de Saúde, que tem capacidade para acolher até 100 pessoas.

Educação — Atividades literárias, apresentações teatrais, lançamentos de livros e contação de histórias integram a programação da Secretaria Municipal de Educação nesta edição do festival. Além da participação na Praça da Palavra, instalada na Fonte Luminosa, a Rede Municipal de Ensino também vai promover ações na Biblioteca Luiz Brasil, localizada no Parque Euclides Dourado, e a intervenção itinerante “Contando e cantando por aí”, realizada pela Biblioteca Municipal Ler É Preciso.

Mulher — Na quinta-feira (18), primeiro dia do evento, a Secretaria Municipal da Mulher irá realizar abordagens educativas com a campanha “Entre homem e mulher, o que bate é o coração” com colagem de cartazes e orientações a respeito do combate à violência contra a mulher, em hotéis, bares, restaurantes e polos de animação da festa. As Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) também já estão recebendo intervenções de acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência, além de orientações sobre a Lei Maria da Penha. A ação é uma parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. 

Em parceria com a Secretaria Estadual da Mulher, a Secmul irá participar da campanha “Violência contra a mulher não dá frutos”, na terça-feira (23), com a realização de rodas de conversa com a população do distrito de Miracica e comunidades quilombolas de Garanhuns. A ação contará com uma unidade móvel de atendimento, conhecida como Ônibus Lilás, com toda a equipe da secretaria municipal, formada por psicólogas, advogadas e assistentes sociais, que irão repassar orientações no que diz respeito ao acolhimento da mulher em vulnerabilidade. 

Marcha de Todas as Flores — A Secmul irá promover a IV Marcha de Todas as Flores: das Lutas e Conquistas, no sábado (27), a partir das 9h, saindo da Praça Dom Moura, próximo ao Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A caminhada tem o intuito de celebrar os avanços nas lutas por equidade de direitos e lembrar os desafios que ainda existem para essa garantia de direitos das mulheres. A marcha seguirá em cortejo até a sede do Poder Executivo Municipal, o Palácio Celso Galvão. A ação já é um marco do evento e mostra crescimento a cada edição, reunindo população local, regional, e turistas que estão na cidade.

Cultura — Dentro do 29° Festival de Inverno de Garanhuns, a Secult desenvolve a seleção e contratação de toda a grade municipal do evento, além do acompanhamento logístico dos artistas locais que se apresentam por todos os polos. Além do apoio à Secretaria de Turismo na logística da fiscalização e acompanhamento dos comerciantes de alimentos e bebidas que atuam no FIG. 

Turismo — A Secretaria de Turismo é responsável pela parte da cedência de espaços públicos, a exemplo do Teatro Luiz Souto Dourado, no Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti. A articulação com órgãos internos e externos envolvidos no evento também é feita pela Secretaria. Todas as estruturas do Camarote da Acessibilidade e demais polos desenvolvidos pelo Governo Municipal também são de responsabilidade da pasta. 

Orquestrando no FIG — O polo Orquestrando no FIG é desenvolvido pelo Governo Municipal, em uma parceria entre as secretarias de Turismo e Cultura, que desenvolvem toda a programação do palco e arcam com a estrutura do espaço. O polo é localizado no Palácio Celso Galvão, a partir do sábado (20), às 16h. O Orquestrando no FIG também recebe apresentações nos dias 21, 25, 26 e 27, sempre com a Orquestra Manoel Rabelo recebendo convidados.

Infraestrutura e Serviços Públicos — A Secretaria de Infraestrutura estará de sobreaviso durante todo o período do evento, caso haja a necessidade de manutenção de iluminação pública. A Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Obras estará atuando ao longo dos 09 dias de programação. Os esquemas de limpeza urbana serão mantidos normalmente durante o período.

A limpeza da Praça Cultural Mestre Dominguinhos acontece uma hora antes do início dos shows na sexta-feira (19), e nos dias seguintes após o fim das apresentações, a partir das 05h. A limpeza também será feita nos outros polos de animação e pontos turísticos da cidade. Ao todo, mais de 70 profissionais estarão à disposição para realizar os trabalhos.

Além dessas atividades, uma equipe da Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil (Compdec) estará em regime de plantão para atender eventuais necessidades, presente em um ponto fixo na Praça Mestre Dominguinhos, atendendo chamados do público presente. Os servidores também vão dar o suporte necessário durante as fiscalizações da Vigilância Sanitária.

Juventude, Esportes e Lazer — A Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer, com o aumento da demanda e visitação no Parque Euclides Dourado, no bairro Heliópolis, estará intensificando o serviço de manutenção do atrativo, um dos mais visitados durante o FIG. 

Comunicação Social — A Secom dá o apoio logístico necessário ao credenciamento de imprensa, realizado pela Assessoria de Comunicação da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe). Também promove ações de comunicação interna e visual do evento, além do trabalho de assessoria de imprensa que antecede o festival. Durante o período, a pasta atende as demandas de imprensa, incluindo marcações de entrevistas com autoridades e artistas locais. A equipe da pasta ainda é responsável pela cobertura jornalística e fotográfica dos diversos polos do FIG, e realiza o monitoramento e atualização de redes sociais oficiais da Prefeitura de Garanhuns.

Desenvolvimento Econômico — A pasta ficará responsável pelo levantamento de dados para a elaboração de pesquisa quantitativa e qualitativa do evento, além do apoio às questões que envolvem o cadastro de comerciantes credenciados para atuarem no período. 

Segurança, Trânsito e Transportes Durante a 29ª edição do Festival de Inverno de Garanhuns (FIG), a Autarquia Municipal de Segurança, Trânsito e Transportes (AMSTT), por meio da Guarda Municipal, executa interdições de trânsito nas principais avenidas e ruas da cidade – incluindo os acessos aos principais polos de animação. As medidas visam o melhor fluxo de veículos e passagem dos pedestres. A autarquia atua em parceria com os órgãos oficiais de segurança, incluindo as polícias Civil e Militar. 

ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...