Advertisement

Facebook

Capacitação para agentes comunitários de saúde reúne 250 profissionais em Garanhuns

Foto: Camila Queiroz

Foi realizada nesta segunda-feira (15), no auditório da Comissão de Desenvolvimento do Agreste Meridional (Codeam), uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, que teve como público-alvo os agentes comunitários de saúde (ACS’s) que integram a pasta. Em média, 250 profissionais participaram do momento, promovido pelos setores de Atenção Básica, Educação Permanente e Vigilância em Saúde do município.

Durante o encontro, diversos temas foram debatidos junto à equipe de servidores, entre eles o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), abordado pelas coordenadoras de Atenção Básica, Pollyana Novaes, e Educação Permanente, Cleide dos Santos. “Periodicamente promovemos momentos como este junto aos profissionais, para tratar temas relevantes relacionados aos programas da Atenção Básica. Com isso, nosso objetivo é oferecer mais informação a nível de prevenção e promoção da saúde para os ACS’s, para que eles possam repassar o que foi absorvido nas áreas em que atuam”, pontuou a coordenadora geral de Atenção Básica, Pollyana Novaes.

Em seguida, a coordenadora do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Michelly Cavalcanti, realizou uma apresentação sobre prevenção de acidentes e primeiros socorros. Outro foco do encontro foi a intensificação de ações preventivas da escabiose, bem como suas formas de transmissão e tratamento, com a médica Suellany Cunha. O agente comunitário de endemias Félix Marques também repassou algumas informações e esclareceu dúvidas dos participantes a respeito da doença de chagas. 

Encerrando a capacitação, a secretária da Mulher, Walkíria Alves, realizou uma palestra com o intuito de aprimorar a parceria visando o acolhimento e encaminhamento de mulheres em situação de violência. “Muitas vezes encaminhamos as mulheres para que as unidades acompanhem a situação de saúde dela e da sua família. Então, é uma parceria que tem dado certo, e ampliado a nossa rede, no sentido de olhar a mulher em sua integralidade e encaminhá-la para outros serviços, de acordo com as demandas que ela nos traz”, concluiu a titular da pasta.

Aquilles Soares

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...