Advertisement

Facebook

Fundação Altino Ventura divulga nota a população sobre fechamento da unidade de Arcoverde


A semana foi marcada por protestos de pacientes dos 13 municípios atendidos pela unidade da Fundação Altino Ventura em Arcoverde. A unidade atendia cerca de 1.300 pessoas por mês com gastos a cima de quarenta mil reais.

A decisão da fundação de encerrar as atividades em Arcoverde , deixou os pacientes das cidades de Arcoverde, Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Venturosa, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu e Tupanatinga  surpresos. Na segunda feira um grupo de pessoas foi a Câmara de Vereadores pedir que os vereadores interviessem na situação e evitassem que milhares de pessoas fossem prejudicadas com isso. 

Funcionários receberam de uma só vez aviso prévio para trabalhar até o dia 27 de novembro. 

Na manhã da última quarta-feira, 07 de novembro, pacientes das 13 cidades atendidas pela instituição realizaram um protesto em frente ao Altino Ventura junto a sociedade civil e órgãos como a Organizaçao dos Advogados do Brasil - OAB contra o fechamento da unidade. Muitos pacientes temem ficar sem a medicação que recebiam gratuitamente na unidade, sem as cirurgias já agendadas e ainda por cima, de ter que se deslocar a cidade do Recife para tratamento, uma vez que não dispõe de recursos para isso.

Foto: Amannda Oliveira

Pronunciamento da Prefeitura - Sobre as notícias a respeito da possibilidade da Fundação Altino Ventura suspender os atendimentos oftalmológicos em Arcoverde, a prefeitura emitiu no dia 05 de novembro informando que entrou em contato com a direção da Fundação e também com o Governo do Estado de Pernambuco para que se encontre "uma solução para o problema”. Ainda de acordo com a nota, a expectativa é de que até a próxima semana a administração municipal já tenha "um posicionamento definido sobre o caso, tanto pela Fundação Altino Ventura como também por parte do Governo de Pernambuco".
Pronunciamento da Secretaria de Saúde do Estado - No dia 07 de novembro, a Secretaria Estadual de Saúde nos encaminhou a uma nota garantindo que à população da região passará a ser atendida na UPAE de Arcoverde com a implantação do atendimento oftalmológico. 

Confira a nota na íntegra:


Após o pronunciamento da Prefeitura de Arcoverde e da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, fomos informados por fontes seguras que o encerramento das atividades do Altino Ventura em Arcoverde, era fruto do não repasse de recursos pelo governo do estado a instituição. Mais sem o pronunciamento da instituição confirmando a informação , não poderíamos informação. Neste sábado, a Fundação Altino Ventura divulgou uma nota a população que vamos apresentar na íntegra.



Na nota o Altino Ventura confirma que o governo do estado deve 18 milhões de reais e que a situação foi informada ao Ministério Público de Pernambuco e ao Ministério da Saúde e que o fechamento da filial na cidade de Arcoverde, visa garantir o equilíbrio econômico e financeiro da instituição.


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...