Advertisement

Facebook

Encerramento das atividades da Fundação Altino Ventura em Arcoverde leva população a protestar nesta quarta-feira

Foto: Dayvison Herbert

A unidade da Fundação Altino Ventura (FAV) pode fechar as portas em Arcoverde. O centro médico, que é referência no diagnóstico de doenças dos olhos e cirurgias de catarata, passa por dificuldades financerias e não consegue arcar com as despesas mensais que chegam a casa de 40 mil reais. A unidade que possui um atendimento diário de 70 pessoas e que chega a atender cerca de 1.300 usuários por mês das cidades de Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Venturosa, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu , Tupanatinga e Arcoverde.

Segundo um funcionário que não quis se identificar, a Fundação Altino Ventura não enviou nenhum comunicado de que fecharia as portas, mais não preciso já que chegou aqui com todos os avisos prévios de toda a equipe.

Regina veio de Ibimirim e precisou do atendimento pela primeira vez, mais já conhecia a unidade por que acompanhava a mãe. Ao ficou sabendo do fechamento da unidade assim que chegou para ser atendida levou um susto. A minha mãe já fez cirurgia de catarata aqui , e quando foi pra Recife eles cuidaram dela. O que vai ser da gente sem esse lugar aqui? A gente não temos como ir pra Recife não. Tem muita gente que precisa e esse lugar aqui é o apoio. 

Maria Aparecida traz o pai há um ano a unidade para tratamento do glaucoma. Ao saber do encerramento da unidade do Altino Ventura, ela se emocionou e disse " Isso aqui é tudo pra gente. Como é que a gente vai sair de Sertânia pra Recife pra meu pai fazer acompanhamento? Não pode fechar não.

Para a senhora Silvaneide de 80 anos chorou ao saber que a fundação fechará as portas na cidade. " Eu tinha operação marcada pra esse mês e disseram que agora só por telefone pra marcar e ainda vai ser no Recife. Eu vou cegar minha fia."

A Fundação Altino Ventura foi inaugurada em 2009 e realizava consultas, exames e cirurgias de catarata mês sim mês não no Hospital Regional. 

Pronunciamento da Prefeitura - Sobre as notícias a respeito da possibilidade da Fundação Altino Ventura suspender os atendimentos oftalmológicos em Arcoverde, a prefeitura emitiu uma nota ontem (05) informando que entrou em contato com a direção da Fundação e também com o Governo do Estado de Pernambuco para que se encontre "uma solução para o problema”. Ainda de acordo com a nota, a expectativa é de que até a próxima semana a administração municipal já tenha "um posicionamento definido sobre o caso, tanto pela Fundação Altino Ventura como também por parte do Governo de Pernambuco".



Para chamar a atenção das autoridades, a sociedade civil como um todo, empresários , ex funcionários da FAV e profissionais da saúde realizam amanhã, dia 07 de novembro,  às 9h uma mobilização em forma de protesto contra o fechamento da FAV em Arcoverde em frente a unidade. Na sessão da Câmara de Vereadores, realizada na  noite de ontem, os vereadores se pronunciaram a respeito e entre os encaminhamentos está a solicitação da presença de um representante da Fundação Altino Ventura para prestar esclarecimentos.

A população carente será sem sombra de dúvidas a mais prejudicada com o encerramento das atividades da Fundação Altino Ventura.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...