Advertisement

Facebook

Programação do Conservatório de Música no FIG e Virtuose

Serão sete dias de programação intensa na Catedral de Santo Antônio, com grandes nomes locais e nacionais 


Conservatório Pernambucano de Música novamente marcará presença no Festival de Inverno de Garanhuns, que acontece entre os dias 19 e 28 de julhoCom o tema Um Viva à Liberdade!, a 28ª edição do FIG receberá pelo décimo ano consecutivo uma programação especial organizada pelo CPM, que ocupará a Catedral de Santo Antônio com apresentações gratuitas de artistas de renome local e nacional 

Nosso intuito é sempre colocar em evidência o melhor de todos os estilos de música presentes no Conservatório, seja erudita, popular, vocal ou instrumental. Portanto, repetimos os sucessos e abrimos as portas para os artistas que participarão pela primeira vez da nossa programação”, detalha Roseane Hazin, gerente geral do CPM. “Os músicos que levaremos a Garanhuns são referência para os nossos alunos, que veem neles a amplitude do que é feito no País”.  

A apresentação de abertura ficará a cargo do Wagner Tiso Trio, composto por Wagner Tiso (piano), Márcio Malard (violoncelo) e Victor Biglione (violão e guitarra), que toca na quinta-feira (19), a partir das 21h. No dia seguinte, Danilo Caymmi e banda fazem a pré-estreia nacional do show 10 Anos Sem Caymmi, no qual saúdam o legado do cantor e compositor baiano Dorival Caymmi, pai de Danilo, que faleceu em agosto de 2018. 

A agenda segue com shows e concertos diários, como o Volta ao Mundo em 80 Artistas, da cantora e violonista paulista Badi Assad, até a segunda-feira (23). Após pausa de três dias, o Conservatório volta à Catedral de Santo Antônio para os últimos dois dias de FIG, a sexta-feira (27) e o sábado (28). 

ORQUESTRA DE CÂMARA 

Sob regência do maestro José Renato Accioly, a Orquestra de Câmara de Pernambuco fará três importantes apresentações ao longo do festival. A primeira delas acontece na sexta-feira (20), com participação inédita da pianista Maria Clara Fernandes, ex-aluna do Conservatório. 

A escolha de Maria Clara para os solos, explica o maestro, se deu pela vontade de valorizar o artista pernambucano. “Ela mora em Viena (Áustria) há muitos anos, mas sempre que pode vem ao Recife para visitar a família e também se apresentar no Conservatório. É um dos frutos especiais vindos das nossas salas de aula”. 

A segunda inserção de José Renato e companhia será no domingo (22), com mais uma edição do show Musicais, sucesso de público no FIG 2017. Nele, a Orquestra executa trechos de musicais famosos, a exemplo de A Bela AdormecidaO Mágico de OZ e O Rei Leão. Todo o repertório será novo, abrangendo vários musicais. Vamos repetir apenas trechos de Fantasma da Ópera, que fizemos no ano passado, em função do sucesso”, destrincha o maestro. 

A terceira e última participação será no sábado (28), com a luxuosa parceria dos cariocas Francis e Olívia Hime, interpretando composições de Francis. "Para nós será uma enorme oportunidade poder estar ao lado deste ícone da música popular brasileira. Estamos todos ansiosos para que chegue logo o dia", comenta José Renato Accioly. “É de suma importância o esforço do Conservatório Pernambucano de Música na valorização do músico e da música em Pernambuco. Já o FIG oportuniza o intercâmbio entre cantores, instrumentistas e solistas locais e nacionais. Será um grande encontro musical". 

O Festival de Inverno de Garanhuns é uma realização do Governo de Pernambuco (Secult e Fundarpe), em parceria com o Conservatório Pernambucano de Música, a Prefeitura de Garanhuns, o Sesc Pernambuco, SebraeVirtuosi e a Cepe Editora.

Confira a programação completa:

Quinta-feira, 19/07
21h – Wagner Tiso Trio

Sexta-feira, 20/7
16h – Orquestra de Câmara de Pernambuco
Solista: Maria Clara Fernandes. Regência: José Renato Accioly
21h – SaGRAMA (convidado: Hamilton de Holanda)

Sábado, 21/07
16h – Show “10 Anos sem Caymmi”
Danilo Caymmi (Voz e Flauta), Flávio Mendes (Violão), Itamar Assiere (Piano), Paulo Vicente (Bateria), Nilson Raman (Mestre de Cerimônias), José Luiz Maia (Baixo). Participação especial: Carmen Monarcha.
21h – Ná Ozzetti, Dante Ozzetti e Patrícia Bastos

Domingo, 22/07
16h - Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música,
Grupo Liberi e Solistas. Regência: José Renato Accioly.
21h – Carmen Monarcha (soprano) e Daniel Gonçalves (piano)

Segunda-feira, 23/07
16h - Badi Assad (voz), Lívia Matos (acordeon) e Simone Souto (percussão)
21h – Mônica Salmaso (voz) e Marco Pereira (violão)

Sexta-feira, 27/07
21h - Pianorquestra

Sábado, 28/07
16h – Francis Hime, Olívia Hime e Orquestra de Câmara de Pernambuco. Regência: José Renato Accioly.
21h – Lívia Nestroviski (voz) e Fred Ferreira (guitarra)

Programa do XIV Virtuosi na Serra

Terça-feira, 24/7
16h - Quinteto Sopro Brasil
21h - Orquestra Jovem de Pernambuco, com Adriane Queiroz (soprano) e Rafael Garcia (regente)

Quarta-feira, 25/7
16h - Victor Asuncion (piano)
21h - João Paulo Ferreira (contratenor) e Victor Assuncion

Quinta-feira, 26/7
16h - Sexteto Brassil
21h - Flauta de Bloco (UFPE)

Sexta-feira, 27/7
16h - Canto de Uma Nação
Canções típicas brasileiras de Heitor Villa-Lobos
Gleyce Melo (soprano), Marcelo Ferreira (barítono), e Vitor Philomeno (pianista)


ASCOM

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...