Advertisement

Facebook

Documentário sobre o Mestre Assis Calixto será lançado em Arcoverde


No próximo dia 29 de junho, será lançado no Sesc Arcoverde, através do Projeto Cine Sesc São João, o documentário "Tamanco" que traz um registro sobre o Mestre Assis Calixto, um dos fundadores do Samba de Coco Raízes de Arcoverde. O evento acontece no Teatro Geraldo Barros, à partir das 19h e é dirigido por Cauê Rocha com produção da Orum Tupi Filmes em parceria com o coletivo Alastrado Produções Artísticas.

Em cena, o mestre, aos 73 anos, brinca, improvisa e explora os versos. A narrativa do documentário é estruturada a partir do depoimento do próprio entrevistado, um dos responsáveis pelo coco como um traço distintivo da cultura da cidade, contando sobre a experiência de manter viva uma tradição cultural que dá à cidade o título de " Capital do Samba de Coco"  e ainda a relação com essa manifestação que encanta a todos.

O coco tem variações como o coco de ciranda, o de beira de praia, do de umbigada e o de raiz. O coco de trupé, por sua vez, ganha destaque em Arcoverde. Ele é feito da batida dos pés com o tamanco no chão da terra e acompanhado pelo triângulo, pandeiro surdo e ganzá. Juntos, eles fazem a sonoridade.



Além da música, Cauê Rocha aborda o lado artesão do Assis Calixto. Ele está sempre criando uma escultura, tamanco ou brinquedo, utilizando material reciclado ou madeira. É no bairro do Alto do Cruzeiro onde o próprio mestre fabrica os calçados que funcionam como instrumentos no coco de trupé, além de compor quase todas as músicas do repertório do Samba Coco Raízes de Arcoverde.

Confira o teaser:



Túlio Vasconcelos e Amannda Oliveira

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...