Advertisement

Facebook

Hamilton de Holanda Trio lança álbum “Jacob 10ZZ” em homenagem a Jacob do Bandolim



Já está disponível em todas as plataformas digitais, o novo álbum do Hamilton de Holanda Trio, “Jacob 10ZZ”.

A excelência na performance de um instrumento é algo conquistado por poucos. Sem dúvidas, Jacob do Bandolim foi uma das personalidades que atingiu esse patamar e deixou sua inquestionável colaboração no cancioneiro brasileiro. Se estivesse vivo, teria completado 100 anos de idade. A celebração de seu centenário, assim como de sua obra, é a inspiração para o novo trabalho de Hamilton de Holanda, que prepara uma série de homenagens ao mestre.

Num lançamento em parceria com a gravadora Deck, o bandolinista interpreta parte do repertório de Jacob em diferentes discos, que chegarão às lojas em um box. O primeiro deles, “Jacob 10ZZ”, chega antecipadamente em comemoração do Dia Nacional do Choro, 23 de abril. 

“Jacob 10ZZ” foi gravado com Guto Wirtti (contrabaixo acústico) e Thiago da Serrinha (percussão), que, com ele, formam o Hamilton de Holanda Trio. Juntos, têm dois discos lançados e acumulam importantes prêmios da música, como o Grammy Latino de Melhor Disco de Música Instrumental, por “Samba de Chico” (2016).

O nome do álbum faz referência ao bandolim de 10 cordas do Hamilton, e ao parentesco entre o Choro e o Jazz. “Procurei um título com poucas letras e um som direto, que pudesse dar significado à concepção desse trabalho. É o choro do Jacob com uma pitada de jazz. Não necessariamente todas as faixas são desse gênero, mas têm essa maneira de tocar, que utiliza muito a improvisação e solos criados no momento da gravação. O nome resumiu bem o espírito do disco” – conta Hamilton.

Gravado no estúdio Tambor (Rio de Janeiro) com produção de Hamilton de Holanda e Marcos Portinari, “Jacob 10ZZ” traz 12 faixas, 10 delas assinadas por Jacob do Bandolim. O repertório foi escolhido a partir de composições interpretadas por Hamilton há muitos anos. A seleção foi feita buscando equilíbrio entre as músicas lentas, líricas, sambadas e difíceis. Estão neste primeiro álbum os clássicos “Remelexo”, “Alvorada”, “Assanhado” e “Mágoas”, entre outros.

Na cuidadosa seleção, apenas duas músicas não são de autoria de Jacob. “Naquela Mesa”, composta por seu filho Sérgio Bittencourt, na ocasião de sua morte. A canção lenta e cheia de sentimento ganhou uma versão com inspiração no Jazz Manouche de Django Reinhardt.

E, encerrando o disco, “Serenata Jacarepaguá”, única assinada por Hamilton. “É uma música que foi feita no estúdio na hora da gravação. Foi uma forma de agradecer ao Jacob, afinal acho que a composição é a maneira do compositor expressar o que tem de mais profundo na sua alma. O nome é uma referência ao bairro onde ele morou muito tempo de sua vida. Nela eu mostro, além da minha inspiração, o meu olhar e meu caminho também através da música” – explica Hamilton.

O novo trabalho ganhará edição especial em vinil. 



Marcus Cesar

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...