Advertisement

Facebook

Banda Placa Luminosa tem o primeiro (e já raro) álbum, de 1977, lançado em CD


Em 1989, o público telespectador que acompanhava a novela Top model, sucesso da TV Globo no horário das 19h, certamente ouviu diversas vezes a gravação da música Fica comigo (Thomas Roth e Arnaldo Saccomani), lançada pela banda paulista Placa Luminosa naquele ano no álbum Parece real (1989). Escolhida para ser tema de um dos casais adolescentes da trama, Fica comigo virou o maior sucesso da discografia desse grupo cujas origens remontam ao ano de 1975, quando o cantor fluminense Jessé (1952 – 1993) formou o conjunto Corrente de Força em Brasília (DF) com os músicos Ari Nascimento (baixo), Ribah Nascimento (guitarra), Mário Lúcio Marques (saxofones e flauta) e Luiz (bateria e percussão).


Esse conjunto gerou, no estado de São Paulo, o grupo Placa Luminosa, criado em 1977, ano em que o quinteto gravou e lançou o primeiro álbum, batizado com o nome da banda. É esse até então raríssimo álbum, lançado originalmente pela extinta gravadora RGE e muito cobiçado por colecionadores de discos, que ganha a primeira edição em CD neste mês de março de 2018 através de série de relançamentos produzidos por Marcelo Fróes para o selo Discobertas.


Produzido por Reinaldo Barriga Brito, o álbum Placa Luminosaapresentou músicas como Velho demais (Clodo e Zeca Bahia) e Rock no rolo (Ribah Nascimento). Jessé, cantor que seguiria carreira solo na década de 1980, ainda era o vocalista da banda. Trata-se de disco lançado numa época em que começou a ser esboçada uma cena de música pop brasileira feita sem devoção cega aos cânones então vigentes da MPB. Não por acaso, 1977 também é o ano da fundação da banda A Cor do Som.


Contudo, embora tenha sido requisitada para tocar em discos e/ou shows de cantores como Ney Matogrosso e Tim Maia (1942 – 1998) nos anos 1980, a banda Placa Luminosa não conquistou sucesso imediato ou massivo, embora tenha alcançado projeção nacional ao ajudar a defender a música Mira ira (Povo mel) (Lula Barbosa e Wanderley de Castro) na primeira e única edição do Festival dos festivais (TV Globo, 1985).


De todo modo, o grupo continuou em atividade ao longo desses 41 anos de vida, se apresentando sobretudo em bailes pelo interior do Brasil – com Willian Sant'ana se revezando nos vocais com Marcos Falcão – e dando prosseguimento a uma história iniciada em 1977 com o álbum Placa Luminosa, ora oportunamente reeditado em CD.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...