Advertisement

Facebook

Comece um blog: Como surgiu o Blogger

No artigo anterior foi apresentado um pouco da história de como surgiu o termo blog e também da popularização desse meio de comunicação na Internet. Para falar desse ultimo assunto, a popularização, é preciso voltar um pouco no tempo e contar, mesmo de forma resumida, a história do surgimento do Blogger, a ferramenta para construção de blogs. Portanto, na série de artigos nomeada de "Comece um Blog" responde a essa questão: Como surgiu o Blogger?

A ideia - Como surgiu o Blogger?


A história da plataforma de blogs mais popular do mundo

Startup Pyra Labs
Pyra Labs

O Blogger foi desenvolvido dentro da Startup Pyra Labs, fundada em 1999 por Evan Williams. Originalmente, a Pyra Labs tinha como objetivo construir um sistema de gerenciamento de informações pessoais e de projeto: construir projetos para clientes em torno de suas intranets e ajudá-los a organizar o seu trabalho e informações pessoais.


Evan Williams

Evan Williams, Co-Fundador Blogger
Evan Williams, Co-Fundador Blogger.
Evan Williams foi mais um que seguiu a cultura do Vale do Silício, e foi em busca dos seus sonhos na California (Estados Unidos). Williams sempre foi um cara muito empreendedor, já tinha começado outras empresas que não deram certo. Quando decidiu começar a Pyra Labs, trabalhava com coisas na Internet há cerca de 5 anos, se sentia autodidata tecnicamente e sábia que ia começar a sua própria coisa. Foi para São Francisco, Califórnia, trabalhou em diversas empresas como a Intel e HP. Mas, chegou a um ponto em que disse: "OK, eu vou começar outra empresa".

Então, Evan Williams Co-fundou a empresa Pyra Labs junto com sua amiga Meg Hourihan. Tendo como produto o sistema "Pyra" uma ferramenta de gerenciamento de projeto baseado na web. No mesmo ano Williams desenvolveu o Blogger para gerir o seu blog pessoal, e rapidamente se tornou um importante mecanismo para o compartilhamento de ideias internamente na empresa, diante do sucesso do sistema, decidiram lançar a ferramenta publicamente.

Quase falência

Evan Williams e o Blogger

Com o Blogger crescendo rapidamente, e a Pyra Labs decidiu se concentrar nele em tempo integral. Mas, o Blogger.com não gerou muito dinheiro a principio, principalmente por que foi lançado no período conhecido como "estouro da bolha da Internet", quando o preço das ações de empresas que atuavam na internet, que subia constantemente, passou a cair em queda livre, provocando a falência de inúmeras empresas "ponto com". Em 2001 a Pyra Labs parecia que iria falir. Mas, Evan Williams não abandonou a sua Startup e permaneceu como o único funcionário, conseguindo trazer a empresa de volta da beira do abismo.

Popularização do Blogger



O Blogger se tornou uma ferramenta de compartilhamento de informações na Internet que ajuda as pessoas a publicar e atualizar blogs de qualquer lugar do planeta. Fácil de usar, em 2003, o Blogger tinha mais de um milhão de usuários registrados. Isso atraiu a atenção do Google, que fez da Pyra Labs sua primeira aquisição em um negócio milhonário. Evan Williams deixou o Google em 2004 para cofundar outra empresa, e mais tarde também foi co-fundador de uma das redes sociais mais populares do planeta, o Twitter,

O Google focou no Blogger e a ferramenta sendo administrada e desenvolvida pela gigante das buscas na Internet, se tornou popular, levando o termo blog para centenas de milhões de pessoas, a plataforma de blogs mais acessada do mundo, popularizando este formato de edição e publicação de conteúdos na Internet.

Veja mais da série Comece um Blog:
  1. Teve uma ideia para um projeto de publicação de conteúdo?

Por Guilherme Amarino

Blogueiro editor de conteúdo há mais de 6 anos e
Tecnólogo em Analise e Desenvolvimento de Sistemas de Informação

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...