Advertisement

Facebook

Sites mais seguros: a tendência da Internet na adesão ao protocolo HTTPS como padrão

Há alguns dias o Painel (Home) do Blogger vem apresentando uma mensagem para os seus usuários sobre a disponibilização de uma versão HTTPS para os blogues da plataforma. Entretanto, tal protocolo pode parecer estranho para muitos internautas acostumados a usarem sites apenas com o HTTP sem o “S”. Não há motivos para se preocupar, pois se trata de uma tendência de tornar a Internet mais segura.

O que é o protocolo HTTPS e qual a diferença para o HTTP?


Antes de saber o que é o HTTPS, é preciso entender o que é o protocolo HTTP sem o “S”. O protocolo HTTP é a sigla em língua inglesa para Hyper Text Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Hipertexto), um protocolo da camada de Aplicação de Rede utilizado para transferência de dados na rede mundial de computadores, ou seja, na Internet.


O protocolo HTTPS (Hyper Text Transfer Protocol Secure) é basicamente a mesma coisa, o diferencial é o acréscimo do S de Segurança (Secure), e isso faz toda a diferença. Neste protocolo é inserida uma camada de proteção na transmissão de dados entre o computador cliente (o seu) e o servidor (o computador que processa, armazena, fornece os dados ou informações para você). Em sites com endereço (URL) usando o HTTPS, a comunicação é criptografada, aumentando significativamente a segurança dos dados. É como se cliente e servidor conversassem uma língua que só os dois entendessem, dificultando assim a interceptação das informações.

Protocolo HTTPS nas plataformas de blogs


Recentemente o WordPress anunciou que irá atualizar milhões de sites para HTTPS. A notícia veio em um momento de iniciativas que segue a tendência da internet de abandonar os acessos via HTTP. O WordPress irá redirecionar automaticamente qualquer solicitação dos endereços que já existem que utilizam HTTP para a nova versão HTTPS, e os novos sites criados na plataforma já virão com o protocolo mais seguro.


Essa tendência não é exclusividade do WP. Há alguns dias o Blogger vem apresentando uma mensagem (Imagem 2) para os seus usuários sobre a disponibilização de uma versão HTTPS para os blogs da plataforma mais popular da web. O que indica que o Google está preparando o Blogger também para aderir ao protocolo de rede mais seguro.

O Google também anunciou que irá favorecer sites que apresentam domínios HTTPS em seu mecanismo de buscas, e que irá tornar todos os seus serviços seguros por meio do protocolo. O que explica a disponibilização desse protocolo no Blogger, um dos seus serviços.

Antes o protocolo HTTPS era utilizado mais em de contas de e-mail, redes sociais e no comercio eletrônico (e-commerce). Mas, com a adesão do Google em favorecer sites seguros no ranking de buscas, a atualização do WordPress e a implantação do protocolo nos blogs da plataforma Blogger, o protocolo HTTPS é sem dúvidas a maior iniciativa para tornar a Internet mais segura. Em breve se tornará o protocolo padrão de conexão da rede mundial de computadores. Por isso é bom ficar ligado nessa tendência.

- Este foi meu primeiro artigo para o Blog Falando Francamente.
Guilherme Amarino, Tecnólogo em Tecnologia da Informação.

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...