Advertisement

Facebook

A antiga e a nova era Mercado Público de Carnes de Arcoverde

Depois de servir a Arcoverde por mais de 60 anos o Mercado Público Joel Vilela da Silva muda de lugar totalmente revitalizado


À partir deste sábado, o Mercado Público de Carnes Joel Vilela da Silva inaugurado no governo do então prefeito Severiano José Freire Filho entre 1947 a 1951; vai mudar de endereço. O nosso blog foi as instalações atuais do açougue e conversou com os açougueiros para saber o que estavam sentindo com a mudança após tantos anos comercializando no mesmo lugar.  

Senhor José João

Em meio a alguns boxes, estava seu o senhor José João que há 42 anos negociava no lugar. Visivelmente emocionado, o sentimento do seu José era um misto de saudade e esperança. Pra ele a mudança de local para o Centro Comercial de Arcoverde Ulisses de Britto – Cecora  será boa por que o mercado havia perdido a beleza, o encanto e a higiene dos tempos áureos. Segundo ele, o tempo passou rápido e que quando ele percebeu a velhice chegou. Agente nasce criança e morre criança sabia? Você nasce, trabalha a vida inteira e quando fica velho vira criança de novo, por que passa a precisar dos outros. Eu já estou na velhice e em breve vou virar criança de novo. Foram muitos anos aqui minha fia. Mas lá vai ser bom.


Seu Manoel comercializa há 45 anos no Mercado e parecia resistir a mudança. Havia arrumado muito pouco do seu boxe, e ainda atendia a clientes que chegavam no espaço em busca de carne. Não quis falar, apenas falou que se a mudança era necessária ele faria.


Para dona Expedita que negocia há 43 anos no mercado, a mudança não será boa. Ela vende almoço e bebida alcoólica e no novo espaço o seu negócio foi colocado como lanchonete, já que bebida alcoólica não será permitida. A pessoa passar 43 anos vendendo comida e bebida e derrepente não poder mais fazer isso, vai fazer o que ? Eu não sei fazer outra coisa. E eu tenho medo do movimento não ser o mesmo, por que aqui a gente vê o povo passar, aqui  o povo passa pra ir a banco, supermercado e lá não vai ter ninguém passando pra canto nenhum. É tanto que eu nem fui lá ainda ver, não sei nem como é. O receio de dona Expedita é o mesmo do seu filho Gilson que cresceu vendo a mãe negociar no Mercado de Carnes. A gente vai por que é direito nosso, mas vai com medo né. A gente não pode vender bebida dentro, mas o povo vende fora. A gente vai perder cliente com isso, mas vamos né.



Para Dona Maria Helena que tem boxe há 03 anos no local: lá no Cecora será melhor por que aqui está tudo destiorado, os clientes quando chegam aqui reclamam, tem gente que deixa de comprar, por que diz que vai pegar bactéria. E aqui a gente é roubado. Já estouraram os meus cadeados. A gente não tem água aqui, pra pegar água tem que ir perto dos banheiros. E lá a gente vai ter nosso canto com torneira, água, higiene né. Vai ser muito melhor.




O novo Mercado Público de Carnes de Arcoverde, ficará localizado no Centro Comercial de Arcoverde Ulisses de Britto – Cecora. O prédio que começou a ser construído na gestão de Zeca Cavalcanti , finalizado na gestão Madalena Britto e será inaugurado neste sábado , às 9h da manhã. Lá o espaço possui acessibilidade, os boxes tem espaço para freezer, pia com torneira, ferros para pendurar as carnes, instalações elétricas e higiene. Haverá lanchonete, banheiros e até almoxarifado no local como mostram as fotos que fizemos nesta sexta-feira.






Toda mudança traz desafios e medo, mas quem viu as condições do antigo mercado que serviu a população por mais de 60 anos e vai conferir o novo, percebe que a mudança é não apenas bem vinda, mas necessária. Que o receio de dona Expedita seja substituído pelo sucesso nas vendas com o novo negócio e que a esperança do seu José João e da dona Maria Helena seja recompensada por que a história também é feita por mudanças.

Amannda Oliveira

Quero agradecer a Pedro Salviano pelo auxílio com informações históricas da cidade.

Postar um comentário

5 Comentários

Comments

...