Advertisement

Facebook

IF Sertão-PE lança edital do Processo Seletivo 2016 para cursos técnicos


O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) divulgou na última sexta-feira (21) o edital nº 63/2015, referente ao processo seletivo para os cursos técnicos da instituição com ingresso no primeiro e segundo semestre de 2016. Ao todo, estão sendo oferecidas 1.470 vagas, distribuídas entre os campi Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista. As inscrições serão realizadas a partir da próxima segunda-feira (24) até o dia 30 de setembro, sendo que os pedidos de isenção poderão ser feitos até o dia três de setembro.

O IF Sertão-PE oferece cursos em três modalidades: Médio Integrado, para os concluintes do 9º ano (antiga 8ª série) do Ensino Fundamental; Subsequente, para os egressos do Ensino Médio; e Proeja, para quem concluiu ou está concluindo o ensino fundamental ou 4ª fase da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na modalidade Médio Integrado, estão sendo ofertadas 530 vagas para os cursos técnicos de Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Química, Logística e Refrigeração e Climatização. Para o Subsequente, são 780 vagas em Agricultura, Agroindústria, Agropecuária, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Logística, Refrigeração e climatização e Zootecnia. Já no Proeja, são disponibilizadas 160 vagas para os cursos de Logística, Edificações, Eletrotécnica e Informática. Os cursos do Médio Integrado e do Proeja possuem duração de quatro anos. Subsequente são dois anos.

As inscrições poderão ser realizadas pela internet (acesse aqui) ou presencialmente, junto à comissão local de cada campus, cujos endereços poderão ser consultados no edital, bem como os procedimentos completos e documentação necessária. 50% das vagas oferecidas são reservadas para estudantes provenientes de escolas públicas. Dessas, metade serão preenchidas exclusivamente por candidatos oriundos de famílias cuja renda seja de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Há ainda critérios estabelecidos com base na autodeclaração de pretos, pardos e indígenas.

A taxa de inscrição custa R$ 10 e deverá ser paga por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) gerada no ato da inscrição. As provas serão aplicadas no dia oito de novembro, das 13h às 17h (horário local). O conteúdo programático das provas e a quantidade de questões por disciplina estão disponíveis no edital. A previsão é que o resultado preliminar do Processo Seletivo 2016 seja divulgado no início de dezembro.

Acesse o edital do Processo Seletivo aqui.

Cursos Superiores

Como tem sido em anos anteriores, o processo seletivo para ingresso nos cursos superiores de Tecnologias e Licenciaturas do IF Sertão-PE será feito por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), com base nas notas obtidas pelos concorrentes no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

Larissa Lins 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...