Advertisement

Facebook

A profissionalização da blogosfera



Falando Francamente, hoje venho falar sobre uma temática que deve ser constante para nós que blogamos: A PROFISSIONALIZAÇÃO DA BLOGOSFERA. Os blogs são responsáveis hoje por boa parte das notícias veiculadas no Brasil. Em cidades do interior então, isso chega a cerca de 80% das notícias. Somos populares, as pessoas se enchergam no que publicamos. Mas, qual a qualidade do que estamos publicando? Qual o modelo que vemos usando para postar? Estamos melhorando e fazendo bem o nosso papel? Qual o seu papel na comunicação? A blogosfera cresceu e incomoda muito a grande mídia, mas vale salientar que muitas vezes o nosso conteúdo fica a desejar. E é terrível constatar que apesar do nosso crescimento em número, muitos de nós estamos longe de ter o dito mercado profissional. 

É óbvio que há muitos de nós com blogs maravilhosos e trabalhando com categoria, transformando o que seria um simples blog em um negócio. Sim, blogar pode dar dinheiro. Mas, antes do dinheiro , é preciso que o nosso trabalho seja profissional, tenha qualidade e não um medo repetidos de notícias. É preciso que nos comportemos de forma profissional, que os nossos layouts e nós mesmos tenhamos capa e conteúdo. Qual o papel do seu blog? Por que você resolveu ser blogueiro? Há 06 anos quando o Falando Francamente foi criado, eu resolvi dividir on line alguns pensamentos sobre literatura, política, televisão, cultura e educação. Queria que este não fosse mais um espaço na rede como milhares, queria fazer a diferença. O questionamento que me faço e faço a cda blogger é , como estamos hoje? Este blog começou de forma discreta e foi crescendo, e o seu crescimento me fez enveredar muitas vezes pela linha de notícias e me afastar da linha do debate de ideias e confesso que andei sentindo falta disso. Alguns blogs vem sendo para nós modelo de qualidade pela criação de conteúdo próprio.

É preciso estudar, melhorar criar pauta , ir em busca de furos , investir no leitor e em si mesmo. Não somos jornalistas, mas isso não impede que sigamos linhas de edição e que possamos criar nosso EU na internet. Foi através da brecha de comunicação deixada de lado nos últimos anos pelos jornais, revistas e grandes portais que ganhamos força.

Muitos de nós alcançamos mais audiência do que veículos tradicionais de comunicação. Então, é preciso evoluir e trasformar isso tudo em oportunidade.

Este blogs em breve vai começar a transformar palavras em atos, o layout será atualizado e os conteúdos além de notícias como de costume, terão debates e pauta própria. 

Vamos voltar a falar francamente , elogiando o que merece ser elogiado e criaticando o que precisa de ajustes, falando sobre literatura, e defendendo cada vez mais uma blogosfera profissional de qualidade.

Amannda Oliveira

Postar um comentário

2 Comentários

  1. Excelente artigo, parabéns Amannda, te admiramos muito.

    Visite também - www.blogsantacruzense.com

    ResponderExcluir

Comments

...