quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Sai lista final de dezembro do Conexão Cultura Brasil #intercâmbios


Foto: Divulgação

A Secretaria da Economia Criativa, do Ministério da Cultura, divulgou, a lista final dos selecionados no Edital Conexão Cultura Brasil #intercâmbios que receberão apoio para viagens em dezembro.
O edital integra o Programa Conexão Cultura Brasil, que tem como objetivo promover a presença de artistas e empreendedores brasileiros em eventos artísticos e de negócios culturais e em atividades de formação (cursos e estágios) no Brasil e no exterior.

Os três eixos do edital – Difusão Cultural; Formação, Pesquisa e Capacitação e Negócios da Economia Criativa – receberam ao todo 357 propostas para viagens em dezembro.
Sessenta e quatro propostas foram selecionadas para esse período.

Eixo Difusão Cultural


Em dezembro, artistas brasileiros participarão de eventos na Itália, Áustria, Índia, México, Estados Unidos, Inglaterra, Cuba, Tunísia, Dinamarca, Portugal e Bolívia.
A paranaense Loraine Balen Tatto se apresentará em Milão, na Itália, com um concerto de música clássica brasileira. "É uma forte emoção constatar como a música brasileira é aplaudida no exterior, principalmente por estar contribuindo na divulgação das obras dos grandes compositores brasileiros", destaca a pianista.

Na área das artes cênicas, o espetáculo Baden-Baden, de Blumenau, será apresentado no XVI Festival de Artes Cênicas Bertolt Brecht na Bolívia, e o grupo Sagaranna, que possui repertório autoral de canções inspiradas no universo poético e musical da cultura popular pernambucana, participará do Lisboa Festival, em Portugal. 

A narração de histórias brasileiras também ganha espaço internacional com a participação do grupo de teatro de Brasília "O Marajá Sonhador", que comemora 10 anos, no SPANDAN Festival Internacional de Teatro e Dança, na Índia.

Eixo Formação, Pesquisa e Capacitação

Dentre os contemplados no eixo Formação, Pesquisa e Capacitação, está o cineasta capixaba Lucas Bonini Barbosa, que participará de curso na Alemanha; o mineiro Leandro César da Silva, que fará residência na área musical em Portugal, dentre outros. "A ação desenvolvida pelo Ministério da Cultura promove a troca de experiências, de aprendizado e de cultura, envolvendo relações culturais entre diferentes povos", reassalta o cineasta Bonini.

Nesse eixo, outro intercâmbio será o estágio cultural em Acessibilidade em Museus, realizado pela gaúcha Desirée Nobre Salasar, no Museu da Comunidade Concelhia da Batalha, em Portugal. O Grupo de Teatro Clowns de Shakespeare, fundado em 1993 na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, fará residência artística de capacitação e criação com o Théâtre du Soleil e Accademia de Belle Arti di Brera, na Itália. Fernando Yamamoto destaca que o grupo "terá a oportunidade de aprofundar a pesquisa desenvolvida, tanto no âmbito vocal/musical, quanto na questão da construção cênico-dramatúrgica a partir da discussão sobre o exílio, com dois grandes mestres: Maurice Durozier e Francesca della Monica".

Outro destaque é o alagoano Toni Edson Costa Santos, que também fará residência artística, desta vez no Festival Internacional de Teatro Yeleen, além de formação em narração de Histórias na Associação Casa da Palavra, na cidade Bobo Diulasso, em Burkina Faso, na África. 

O grupo mineiro Irmandade de Nossa Senhora do Rosário de Justinópolis também irá à África, onde realizará intercâmbio entre mestres e aprendizes do congado mineiro e de culturas tradicionais de Moçambique.

Negócios da Economia Criativa
Nesse eixo, brasileiros irão a Europa, América Latina e também viajarão dentro do Brasil. O paranaense Ricardo Luvizotto Dória embarca para a Noruega com o projeto "Visão da economia criativa brasileira na Noruega" para apresentar seu projeto no Pecha Kucha Night, que acontece em Oslo e em Curitiba. Já o gaúcho Henrique Both Lahude participa na Argentina da 6º edição do Ventana Sur Mercado de Cinema Latino-americano.
Sobre o Conexão Cultura Brasil #intercâmbios
O edital, lançado no dia 31 de julho de 2014, conta com recursos totais de R$ 4 milhões do Ministério da Cultura. Com esse montante, a expectativa é de que cerca de 400 brasileiros recebam ajuda de custo para participar de eventos culturais e artísticos, festivais, cursos artísticos, técnicos ou acadêmicos e eventos de negócios culturais entre novembro de 2014 e março de 2015.

Os selecionados têm até o dia 17 de novembro para enviar a documentação complementar exigida no edital e, assim, confirmar sua vaga.

Contato: culturabrasilintercâmbios@cultura.gov.br ou (61) 2024-2773

Assessoria de Comunicação
Ministério da Cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário