Advertisement

Facebook

Grandes Mestres no concerto oficial da Orquestra Sinfônica do Recife

Foto: Andréa Rêgo Barros/ArquivoPCR


Uma noite para se deliciar com os grandes mestres da música clássica. Esse é o convite que a Orquestra Sinfônica do Recife faz ao público para o próximo dia 29 de outubro, em seu VII Concerto Oficial da Temporada 2014. Sob a regência do maestro Marlos Nobre, a apresentação terá no programa dois grandes nomes da música mundial: Ludwig Van Beethoven e Antonín Dvorák. O concerto tem início às 20h, no Teatro de Santa Isabel, no Centro do Recife, com entrada gratuita. Os ingressos podem ser retirados a partir das 19h, na bilheteria do teatro.

A apresentação se inicia com mais uma das belas composições que integram o Ciclo das Nove Sinfonias de Beethoven. Nesta edição, o público poderá conhecer a Sinfonia nº 7 em La Maior, Opus 92, composta por quatro movimentos: Poco Sostenuto – Vivace, Allegretto, Presto e Allegro com brio. Esta Sinfonia foi escrita pelo compositor em um período extremamente delicado de sua saúde, no qual sua surdez acentuava-se de forma crescente. A obra foi terminada no verão de 1812.

Após um breve intervalo, a Orquestra Sinfônica do Recife executará a Sinfonia nº 9 “Do Novo Mundo” em Mi menor, Opus 95, do compositor Dvorák. Essa peça também possui quatro movimentos: o Adagio – Allegro molto, Largo, Molto vivace e Allegro com fuoco. A Nona Sinfonia foi criada em 1892 no período em que o compositor estava nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo em que estava encantado com o novo lugar onde vivia, sentia saudades de sua terra natal. Essa dualidade fica explícita na Sinfonia quando temas americanos dialogam com os eslavos. A obra estreou em 1893 no Carnegie Hall, de Nova Iorque, em comemoração ao aniversário da conquista do novo mundo fato que deu nome à obra.

OSR, 84 anos de história
A Orquestra Sinfônica do Recife completou neste ano de 2014, 84 anos de atividades. Criada em 1930, pelo maestro Vicente Fittipaldi, ela é mais antiga do Brasil em atividade ininterrupta. A primeira apresentação oficial ocorreu no dia 30 de julho daquele ano, à época com o nome de “Orquestra Sinfônica de Concertos Populares”. Atualmente, a OSR realiza uma média de 32 concertos anuais, divididos em oficiais, especiais, multimídias, populares (ao ar livre) e comunitários, que proporcionam à população a oportunidade de desfrutar de música clássica em suas próprias comunidades.

Serviço
VII Concerto Oficial da Temporada 2014 da Orquestra Sinfônica do Recife
Quando: quarta-feira, 29 de outubro
Hora: 20h
Local: Teatro de Santa Isabel, Praça da República, s/n, bairro de Santo Antônio
Entrada Franca
Ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro a partir das 19h
Informações: 3355.3322 / 3324 

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...