Advertisement

Facebook

Sesc Pernambuco realiza a segunda edição da Jornada Literária Chapada do Araripe


Pelo segundo ano consecutivo, o Sesc Pernambuco realiza a Jornada Literária Chapada do Araripe no sertão do estado. De 18 a 27 de abril, mais de 100 escritores circulam por seis cidades (Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade) e dois distritos (Timorante e Nascente) realizando um intercâmbio cultural e estimulando a leitura e a escrita.

Este ano a Jornada mantém algumas atividades, como a Alvorada, um cortejo pelas ruas da cidade; e Um escritor na minha escola, com o objetivo de aproximar jovens leitores de quem escreve em Pernambuco atualmente, aprofundando essa relação e o conhecimento acerca da criação literária. As conversas, recitais, cantorias e ações formativas, como oficinas, também estão presentes nesta edição.

“O que se destaca nesta edição é que cerca de 70% dos escritores que estão participando são da Região do Alto Sertão de Pernambuco”, explica o Gerente de Cultura do Sesc Pernambuco José Manoel Sobrinho, falando sobre a importância da valorização dos escritores locais para a construção do projeto, que nesta edição homenageia o escritor Pedro Américo de Farias (Ouricuri/PE). Entre os escritores que participam desta Jornada Literária estão: Luce Pereira, Raimundo Carrero, Ronaldo Correia de Brito, Marcelino Freire, Cida Pedrosa, Chico Pedrosa, Cícero Belmar, Lenice Gomes, Lourival Holanda, Meca Moreno, Miró, Sidney Rocha (que ganhou o último Prêmio Jabuti) e Xico Sá.

A construção da Jornada contempla a necessidade de descentralizar as ações de literatura do eixo da capital pernambucana, a partir da ideia de criação de corredores culturais. A programação foi pensada tendo como base o retorno profissional de escritores e pensadores de literatura, que residem fora de sua terra natal, e o encontro deles com os escritores que residem na Chapada, um dos pontos de intensa produção literária do estado.

Segundo o artista Junior Baladeira, de Ouricuri, depois da passagem da primeira edição da Jornada Literária pela Chapada do Araripe, surgiram novas oportunidades literárias para a região. “Depois da Jornada, as pessoas abriram o leque de pensamento em literatura. Aconteceram recitais, encontros, as pessoas começaram a perguntar se não teria algum evento marcado”, conta Baladeira.

Além de propiciar a aproximação dos leitores com os escritores e um intercâmbio entre as produções do interior e da capital, a Jornada Literária investe também em formação, com oficinas antes e durante a jornada. De 1° a 17 de abril, a cidade de Bodocó recebe a Pré-Jornada, com a visita do escritor Pedro Américo de Farias às escolas da cidade para uma conversa com os alunos, e as oficinas Poesia em Grafite, com o artista plástico e grafiteiro Gallo de Souza, e Grafite em Cinema, ministrada pelo fotógrafo Rodolfo Araújo. As duas oficinas contam com a presença da galera Bodocó.

Outras ações que o projeto vai promover são as exposições Poeta João, uma livre criação a partir da obra de João Cabral de Melo Neto, em Bodocó, e Cem Rosas para Guimarães, em Araripina, com curadoria de Naruna Freitas e montagem de Sandra Lira. As exposições ficaram em cartaz nas duas cidades até o dia 24 de maio, de segunda a sexta, das 8h às 21h. Ainda acontecem a Jornada em Fotos, com exibição de filmes e fotos das Jornadas Literárias do Sesc em praças públicas; e a Instalação Pé de Livro, que possibilita o acesso ao livro de forma educativa e lúdica. Essas duas últimas ações acontecem nas cidades de Bodocó, Granito, Exu, Ouricuri, Araripina e Trindade.

A entrada é gratuita para toda a programação.

A Jornada em números:
10 dias
6 cidades
2 distritos
102 escritores
33 atividades
9 oficinas
24 escolas e instituições de ensino

Serviço
Jornada Literária Chapada do Araripe
De 18 a 27 de abril
Programação completa no site www.sescpe.com.br


Mais informações para a imprensa:
Sesc Pernambuco
Maíra Rosas
Assessora de Comunicação
(81) 3216.1634 | 9606.1624 | imprensa@sescpe.com.br

Colaboração: Eva Duarte


Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...