sexta-feira, 26 de abril de 2013

Gaúchos do Grupo Mosaico Cultural fazem turnê em Pernambuco com apoio do Ministério da Cultura

Foto: João Dullius


O Grupo Mosaico Cultural, uma das principais companhias de teatro de Porto Alegre (RS), fará pela primeira vez uma turnê pelo Estado de Pernambuco, durante o mês de maio. Eles apresentarão o espetáculo Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata para quatro cidades pernambucanas. A estreia será em Caruaru, no dia 04 de maio, na Praça Nossa Senhora do Rosário. Em seguida, o espetáculo vai para as cidades do Recife, Garanhuns e Arcoverde, com apresentações gratuitas ao ar livre. O projeto da turnê foi aprovado pelo Prêmio Funarte de Teatro Myruam Muniz de 2012, e conta com o apoio do Ministério da Cultura e da Fundação Nacional de Artes.
Formado pelos atores Rafael Dal’Osto Rossa (Rafa Cambará), Juliano Rossi de Jesus (Ju Cambará) e Fernando Dal’Osto Rossa (Nando Cambará) que também são músicos, bonequeiros e cenógrafos, o Grupo Mosaico Cultural é um coletivo de artistas que acreditam na transformação da realidade através da arte.  Eles buscam a beleza multifocal. O belo através da diferença é o cerne criador do Mosaico Cultural, que também investiga o universo do teatro de animação, da música e da poesia, criando uma atmosfera extraordinária de mundos e emoções.
O espetáculo Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata, através da música e da poesia, dá novos sentidos a objetos do cotidiano.Em tempos de guerra e de paz, nascem os piratas Corsários Inversos, que não possuem regras nem pertencem a reis ou a qualquer governo. São desbravadores da poesia e da percepção; navegam pelas almas, caminham pelos becos, sempre criando novos significados para objetos simples do dia a dia. Saqueiam a emoção e a sensibilidade como verdadeiros tesouros para suas trocas. Suas tendas são embarcações, que unidas à poesia do espetáculo, fazem um convite para um novo universo de sensações e imagens materializadas.
Premiados por trabalhos na cena cultural sul-brasileira, os integrantes do Mosaico Cultural já participaram de grandes festivais pelo Brasil, Europa, Américas Latina e do Norte, como o Fira de Teatre de Titelles de Lleida(Espanha), o Festival Internacional de Teatro de Objetos - FITO (Brasil), o Festival Mondial des Théâtres de Marionnettes (França), entre outros. Em seu repertório estão espetáculos de Teatro de Animação com importantes grupos como o gaúcho Caixa do Elefante, oficinas de capacitação profissional e criação de espetáculos teatrais para eventos. Depois de dois anos de trabalho, em outubro de 2010 o grupo inaugurou sua sede na cidade de Porto Alegre. O Centro Cultural Mestre Rene Bittencourt fica no bairro Medianeira e é onde o Grupo Mosaico Cultural encontra, na união da poesia e do teatro de bonecos, seus caminhos para a troca, a integração e a formação de indivíduos.
SERVIÇO:
Turnê do espetáculo Corsários Inversos – Uma Incrível Aventura Pirata (Grupo Mosaico Cultural – RS)

Onde:
Caruaru: 04/05 (sábado). Praça Nossa Senhora do Rosário.
Recife 05/05 (domingo). Parque da Jaqueira
Garanhuns 11/05 (sábado). Espaço Luiz Jardim
Arcoverde 12/05 (domingo). Praça da Bandeira

Horário das apresentações (nas quatro cidades): 16h
Mais informações: www.grupomosaicocultural.com.br

Colaboração: 
Dani Acioli 

Nenhum comentário:

Postar um comentário