Advertisement

Facebook

Salgueiro prorroga por 180 dias situação de emergência por causa da seca


Por meio do decreto n◦ 007\2013, de 23 de março de 2013, o prefeito Marcones Libório de Sá, prorrogou por 180 dias, o prazo de situação de emergência, em grande parte da zona rural, por conta da severa estiagem que se estende deste o final do ano passado. A medida foi tomada em razão da continuidade dos efeitos da seca em grande parte do Nordeste, principalmente na região do Sertão Central. A decisão se deu mais ainda por conta da redução das precipitações pluviométricas no município para níveis inferior ao ano de 2012, comprometendo as reservas hídricas.
Durante todo esse período, o quadro de estiagem tem registrado danos humanos e prejuízos econômicos e sociais, conforme resumo do formulário de avaliação de danos, de acordo com a resolução n◦ 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil (Condec). A intensidade deste desastre foi dimensionada como nível II,  considerando ainda o decreto n◦ 008\12, de 3 de abril que institui a situação de emergência no município.

Mesmo com os esforços e ações da Prefeitura através da Secretaria de Desenvolvimento Rural que tem investido na construção de cacimbas e  na busca de atender outras necessidades hídricas para as famílias das comunidades rurais. Desde janeiro, já foram construídos mais de 50 cacimbas, beneficiando diversas comunidades a exemplo de Acauã, Melancia, Baixio Grande, Alazão, Tamburil, Hipólito, Baixio do Gravatá e Caldeirão das Letras.
A prefeitura também vem atuando, em parceria com a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária do Estado, nas frentes de abastecimento das comunidades através de carros pipa. O governo municipal tem buscado também apoio de outras entidades como a Defesa Civil do Estado, visando planejar ações que venham evitar que maiores consequências possam agravar ainda mais o atual cenário.
A situação de normalidade é valida apenas para a área rural comprovadamente afetada pelo desastre, conforme prova documental estabelecida pelo formulário de avaliação de danos. As localidades afetadas são o I distrito, o II Distrito (Conceição das Crioulas), IV Distrito e V Distrito (Pau-Ferro).

Informações: Prefeitura de Salgueiro

Postar um comentário

0 Comentários

Comments

...